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    •  
      skypt
    • 18 novembro 2018

     # 41

    Não façam os cálculos de rendimento, com base em valores de "Verão".

    Estive a ver os meus deste mês e obviamente caíram imenso.


    O ROI das baterias está no break-even...
    não se pode dizer que "compensa" com segurança 😒

    Acredito que a melhor solução será investimento para comportar 75% dos picos, nesta altura do ano (é o meio-termo, com fraca produção).
  1.  # 42

    Já disse aí para trás, no meu caso faz mais sentido investir 1000 euros em mais módulos FV que numa bateria.
    Uma bateria de 3kw custa quase 3 mil, mais inversor híbrido e tanta outras coisas.
    Por 600 euros passo de 1,5kw para 3kwh com produção excedente superior a 3 kW.
    Se no Verão produzo mais3KW e até que os consigo consumir na totalidade, já no inverno não consigo produzir esses 3 mas na melhor das hipóteses 1, que a consumo a 100%.
    No entanto a produção TAMBÉM não é suficientemente grande para carregar a bateria.
    Logo ou se têm muito módulos FV, 3 a 6 kW de instalação que poderão fornecer energia necessária para a habitação mais carregamento das baterias, ou se instala bateria com gestão, que além do funcionamento habitual, permita acumular energia à noite para consumir durante o dia.
    Concordam com este comentário: skypt
    •  
      skypt
    • 18 novembro 2018

     # 43

    Voltando um pouco ao início e ao sistema em si, acho que será o futuro,
    mas a actualmente a tecnologia das baterias não compensa 😒

    Concordo, actualmente compensa + investir em painéis FV.
  2.  # 44

    Parece que em 2019 vai haver comercialização da Zinc Air Battery com capacidade de 10.000 ciclos e custo de 100$/kwh

    https://nantenergy.com
  3.  # 45

    Não será bem assim,
    Entao actualmente 3 kW custam 3 mil euros e passam a custar 300 euros?!
  4.  # 46

    O preço medio na austrália e USA das baterias de lítio ronda os 500$ a 800$ para uso no autoconsumo.

    Por exemplo a bateria da solax T45 2770€/4,5kwh = 615€
    Com Bateria solax + inversor hybrido solax 4770€/4,5kwh = 1060€

    A bateria Powerwall Tesla 2 custa 7860€/13,5kwh = 582€ e já vem incluido o inversor/gestão etc da bateria, no fim de contas a Tesla powerwall acaba por ser uma opção mais barata, mesmo fazendo metade dos ciclos.

    A Zinc Air Battery não é uma bateria de litio, mas feita de zinco e arrefecimento passivo.
    •  
      skypt
    • 19 novembro 2018

     # 47

    Tudo muito "giro" ...
    Queremos é preços em PT😉
  5.  # 48

    Colocado por: AlarmesdoMecoO preço medio na austrália e USA das baterias de lítio ronda os 500$ a 800$ para uso no autoconsumo.

    Por exemplo a bateria da solax T45 2770€/4,5kwh = 615€
    Com Bateria solax + inversor hybrido solax 4770€/4,5kwh = 1060€

    A bateria Powerwall Tesla 2 custa 7860€/13,5kwh = 582€ e já vem incluido o inversor/gestão etc da bateria, no fim de contas a Tesla powerwall acaba por ser uma opção mais barata, mesmo fazendo metade dos ciclos.

    A Zinc Air Battery não é uma bateria de litio, mas feita de zinco e arrefecimento passivo.

    Onde compra a solax a esse preço de 615 euros?
    Vale a pena importar assim, mesmo pagando taxas alfandega
  6.  # 49

    Colocado por: AlarmesdoMecoTesla powerwall

    Nesse caso prefiro ainda o Ampereenergy.
    A gestão poderá ser um item interessante na bateria, que já tem no conjunto, o inversor, modulo de gestão e bateria.
  7.  # 50

    Colocado por: skyptTudo muito "giro" ...
    Queremos é preços em PT😉



    Colocado por: callinas
    Onde compra a solax a esse preço de 615 euros?
    Vale a pena importar assim, mesmo pagando taxas alfandega


    Mas isto sao os preços em PT

    Se dividirmos o custo da bateria solax (T45) que custa 2770€ pelos 4,5kwh = 615€ p /kwh
    Se lhe juntarmos um inversor híbrido fica por 1065€ p/ kwh


    Se bem que estes não são os valores reais, mas apenas o preço de venda ao consumidor.

    Calculando o custo real para comparar a tesla e a solax acho que teremos de usar o numero de ciclos, Não tenho a certeza se as contas são assim feitas:

    Solax - 6000 ciclos
    10 % descarga de 4,5kwh = 0,45kwh
    6000 x 0,45= 2700kwh
    custo real = 4770€ / 2700 = 1,76 €/kwh durante o tempo de vida da bateria

    Tesla - 3000 ciclos
    10% descarga de 13,5kwh = 1,35kwh
    3000 x 1,35 = 4050 kwh
    custo real = 7860€ / 4050 = 1,94€/kwh durante o tempo de vida da bateria
  8.  # 51

    Não tem que multiplicar os ciclos totais garantidos pela capacidade de descarga?

    Para a powerwall, p.e. Pode calcular 0,90 (descarga) x 3000 x 13,5 kwh. Depois é que divide o preço por este número que obteve. O resultado é o preço de cada kw.

    Se estiver equivocado, peço desculpa.
  9.  # 52

    A questão é que como a tesla é de 13,5 em 10 anos faz tantos ou menos ciclos que a solax.
    A solax fará um ciclo por dia, a tesla 1 ciclo de 3 em três dias.
  10.  # 53

    Ainda as baterias.

    Esta projecto independente sediado na austrália (baterytestcenter) e com o apoio do governo australiano, começou um projecto de 3 anos para testar 18 baterias com tamanho aproximado de 10kw

    Cada bateria tem uma descarga de 2 ciclos diarios para acelerar o processo de teste, apenas a Tesla Powerwall faz 3 ciclos diarios devido ao (sistema fechado da tesla)

    Também são colocadas em teste a temperatura da sala replicando o Modo verão/inverno, para criar condições reais de usabilidade.

    O resultados são bastante interessantes com um relatório publicado a cada 6 meses.

    Teem uma sala virtual aonde podemos ver as bateria e o tamanho de cada modelo.
    Alem disso as cargas e descargas das bateria podem ser observadas online.

    Dos 6 relatórios já publicados (ainda so li alguns) recomendam que a bateria e o BMS sejam o mais compatíveis possível, parte dos problemas que tiveram com as baterias foi relacionado com a gestão das mesmas.

    Também é dado o feedback do fabricante e as garantias aplicada, assim como gestão online e upgrade de firmware.
    Bastante interessante são as características e o tipo de arrefecimento que cada bateria tem.

    Ao ler alguns relatórios confesso que não estava a espera de ler tanto problemas com as baterias, pensei que fosse uma tecnologia já estável e nem a Tesla é 100% livre de problemas.


    A primeira conclusão que tiro dos relatórios é que a garantia e a assistência técnica devem ter peso muito importante e senão o factor mais importante na escolha destas baterias, seguido de um excelente sistema de Gestão (BMS) e obter uma bateria e inversor da mesma Marca/fabricante penso que deve ser o terceiro factor a ter em conta.


    http://batterytestcentre.com.au

    http://batterytestcentre.com.au/reports/

    http://batterytestcentre.com.au/virtual-lab/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt
      Captura de ecrã 2018-11-22, às 21.20.12.png
  11.  # 54

    Ha uma coisa que não percebo.
    Tendo uma bateria de 3 kw, significa que todos os dias posso poupar no máximo so 3 kWh?
    Adimitindo que o Autoconsumo da casa foi usado e houve excedente de produção. Algo que nesta altura do ano é quase impossível com potências baixas de instalação.
    Entao uma bateria que custe 4mil,dividindo por 0.2 euros *365 dias *3kwh dia = da 14 anos.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 55

    Uma correção.
    Os packs de teste fazem ciclos de 3h, excepto a tesla powerwall 1 que faz de 2 horas.

    Ao quinto report as baterias com menor degradação são :

    1- Sony Fortellion
    2- Samsung SDI
    3- Lg Chem RESU 1
    4- Tesla Powerwall 1 (versão descontinuada)

    A LG sofre com o aquecimento da sala de testes porque tem arrefecimento passivo e o numero de ciclos diario é elevado.

    O objectivo do estudo é em 3 anos de ciclos, fazer uso da bateria 3x mais rápido para atingir os 9 anos de uso real e observar o estado de degradação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, skypt
      Captura de ecrã 2018-11-22, às 23.08.59.png
    • eu
    • 23 novembro 2018

     # 56

    Muito útil este estudo!
  13.  # 57

    Callinas, tópico interessante. serve o que serve, mas no inicio de 2018 pedi um orçamento e foi mais ou menos isto:

    "Bateria Square S 63 PV;
    Instalação de 3,38 kWp de potência fotovoltaica – 13 painéis de 260 Wp;
    Valor total da instalação: 10 620 € + IVA;
    Aos preços indicados acresce o IVA e as taxas de licenciamento no SERUP
    "

    Poupanças:
    "% de Poupança na fatura elétrica: 60 %
    Poupança no 1º ano: 1 083 € / Poupança no 15º ano: 18 284 €
    Rentabilidade (poupança/investimento): 8 a 9 % no 1º ano, sendo superior nos anos seguintes
    Retorno estimado do investimento: 11 anos
    Independência Energética: superior a 55 %
    "

    eles pressupõe alteração da tarifa contratada assim como da potência...
    Para mim continuam a ser valores proibidos, apesar de achar a solução excelente. quero acreditar que daqui a 2/3 anos teremos muitos mais players no mercado a fazer baixar o preço
  14.  # 58

    Já agora, em Março de 2018, os preços eram estes:
    "Sem entrada para Painéis Fotovoltaicos
    Sphere S 3.3 7.800€
    Sphere S 6.3 9.900€
    Square S 3.3 5.600€
    Square S 6.3 6.600€
    Tower S 12.3 10.300€
    Com entrada para Painéis Fotovoltaicos
    Square S 3.3 PV 5.800€
    Square S 6.3 PV 6.900€
    Square S 6.5 PV 7.300 €
    Tower S 12.3 PV 10.500€
    Tower S 12.5 PV 10.900€
    "
  15.  # 59

    Colocado por: benignolopesCallinas, tópico interessante. serve o que serve, mas no inicio de 2018 pedi um orçamento e foi mais ou menos isto:

    "Bateria Square S 63 PV;
    Instalação de 3,38 kWp de potência fotovoltaica – 13 painéis de 260 Wp;
    Valor total da instalação: 10 620 € + IVA;
    Aos preços indicados acresce o IVA e as taxas de licenciamento no SERUP
    "

    Poupanças:
    "% de Poupança na fatura elétrica: 60 %
    Poupança no 1º ano: 1 083 € / Poupança no 15º ano: 18 284 €
    Rentabilidade (poupança/investimento): 8 a 9 % no 1º ano, sendo superior nos anos seguintes
    Retorno estimado do investimento: 11 anos
    Independência Energética: superior a 55 %
    "

    eles pressupõe alteração da tarifa contratada assim como da potência...
    Para mim continuam a ser valores proibidos, apesar de achar a solução excelente. quero acreditar que daqui a 2/3 anos teremos muitos mais players no mercado a fazer baixar o preço


    Com metade dos 10mil€ compra um pack de um carro eletrico batido / em fim de vida, inversor e contrata um eng. Eletrotecnico com experiencia para lhe "montar" um sistema parecido e ainda lhe sobra para uns kw de paineis fotovoltaixos (se calhar um bocado mais de metade)! :)
  16.  # 60

    Sim por metade tem uma solução tipo na solashop ou solarimpact
 
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