Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para divulgar, ao fica uma solução cara mas de conceito interessante.

    Estamos a falar de um equipamento que é bateria e inversor para sistema fotovoltaico.
    Durante o dia armazena o excedente de produção, autoconsumo e carrega a bateria.
    Descarrega quando a energia é mais cara, no. fim do dia.
    Durante a noite carrega parcialmente, ou não carrega se no dia seguinte o tempo estiver favorável.
    Fica em aberto, como ele sabe o estado do tempo do dia seguinte?
    Fica em aberto que o preriodo de 8 anos, retorno do investimento é conseguido à custa dos módulos FV e não pela poupança das baterias.
    Fica em aberto o facto de se. a. luz for abaixo, se a casa fica sem luz. Pelo que percebi, o equipamento pode ejectar energia num circuito.
    É verdade que baterias tipo LG custam metade do preço para potência equivalentes, mas nas têm inversor. O inverso híbrido tem. de. ser comprado à parte.
    Tem a vantagem da gestão, que embora não seja grande justificação para o preço, permite consumir uma parcela de energia a metade do valor.
    Se para 3kw o equipamento custa 5mil euros, então teremos uma poupança diária de 3kw x (0.19-0.10) x 365 = Quase 100 euros anuais?
  2.  # 2

    Colocado por: callinasPara divulgar, ao fica uma solução cara mas de conceito interessante.

    Estamos a falar de um equipamento que é bateria e inversor para sistema fotovoltaico.
    Durante o dia armazena o excedente de produção, autoconsumo e carrega a bateria.
    Descarrega quando a energia é mais cara, no. fim do dia.
    Durante a noite carrega parcialmente, ou não carrega se no dia seguinte o tempo estiver favorável.
    Fica em aberto, como ele sabe o estado do tempo do dia seguinte?
    Fica em aberto que o preriodo de 8 anos, retorno do investimento é conseguido à custa dos módulos FV e não pela poupança das baterias.
    Fica em aberto o facto de se. a. luz for abaixo, se a casa fica sem luz. Pelo que percebi, o equipamento pode ejectar energia num circuito.
    É verdade que baterias tipo LG custam metade do preço para potência equivalentes, mas nas têm inversor. O inverso híbrido tem. de. ser comprado à parte.
    Tem a vantagem da gestão, que embora não seja grande justificação para o preço, permite consumir uma parcela de energia a metade do valor.
    Se para 3kw o equipamento custa 5mil euros, então teremos uma poupança diária de 3kw x (0.19-0.10) x 365 = Quase 100 euros anuais?


    A de 6/12 para mim seria mais interessante, para carregar o VE de noite, mas os valores, já devem ser ridiculamente altos! :(
    • eu
    • 28 setembro 2018

     # 3

    Do ponto de vista financeiro, continua a não fazer sentido.
  3.  # 4

    Acresce IVA

    A de 6 kW de energia com inversor de 3kW - quase 8 mil
  4.  # 5

    Colocado por: euDo ponto de vista financeiro, continua a não fazer sentido.

    Faz sentido do ponto de vista financeiro associada ao investimento em módulos FV.
    No entanto a poupança será de XXX kwh diários (xxx é o valor da capacidade da bateria):

    Por exemplo para o caso de 3 kW da capacidade, a poupança é de 3kwh diários
    - Admitindo o não uso de FV
    3kw x 365 dias x (0,20 -0,10)= 109,50 euros anuais
    8.000/109.50 = 73 anos

    - Admitindo o uso de FV 5 meses ano, resto do ano a produção é baixa
    3kw x 5*30 dias x (0,20 -0,10) + 3kw x 5*30 dias x 0,20 = 135 euros
    8.000/135 = 59 anos


    Associado a uma instalação FV+bateria
    Por exemplo para o caso de 3 kW da capacidade e 1,5 kw da capacidade módulos solares, a poupança é de 3kwh diários

    - Admitindo o uso de
    2.620 x 0,20 = 524 euros/ano
    9.500/524 = 18 anos
    • jcfcid
    • 28 setembro 2018 editado

     # 6

    Colocado por: callinas
    Faz sentido do ponto de vista financeiro associada ao investimento em módulos FV.
    No entanto a poupança será de XXX kwh diários (xxx é o valor da capacidade da bateria):

    Por exemplo para o caso de 3 kW da capacidade, a poupança é de 3kwh diários
    - Admitindo o não uso de FV
    3kw x 365 dias x (0,20 -0,10)= 109,50 euros anuais
    8.000/109.50 = 73 anos

    - Admitindo o uso de FV 5 meses ano, resto do ano a produção é baixa
    3kw x 5*30 dias x (0,20 -0,10) + 3kw x 5*30 dias x 0,20 = 135 euros
    8.000/135 = 59 anos


    Associado a uma instalação FV+bateria
    Por exemplo para o caso de 3 kW da capacidade e 1,5 kw da capacidade módulos solares, a poupança é de 3kwh diários

    - Admitindo o uso de
    2.620 x 0,20 = 524 euros/ano
    9.500/524 = 18 anos


    Se eu fosse eng. eletrotecnico, punha-me a comprar Leaf's batidos e ficava-lhe com os modulos de 24kw e fazia um sistema domestico!

    Ficava muito mais barato e teria o retorno mais rapido! :/

    Para ja... Ainda nao da para mim!
  5.  # 7

    O custo das baterias anda mais o inversor até têm o preço razoável. No entanto O ampere energy tem um acréscimo de preço só pelo facto de o sistema ter uma unidade de Gastão.
    Esse preço é que está desparatado.
    Pelo preço disto compra inversor e 5kw de baterias. Em título de poupança 5kw arrasa a vantagem de 3kw, geridos entre FV e consumo em vazio.
    • eu
    • 28 setembro 2018 editado

     # 8

    Colocado por: callinas9.500/524 = 18 anos

    Assumindo que nada avaria entretanto e que as baterias duram esses 18 anos... o que duvido muito!

    Continuo a ser da opinião que não vale a pena investir nisto.
  6.  # 9

    Tudo o que tenha payoff acima de 10-12 anos sinceramente nao faz sentido financeiramente.

    73 anos ou 50 ou mesmo 20 anos, so da vontade de rir
    Concordam com este comentário: eu, NewKidz
  7.  # 10

    Tem garantia 15 anos =)
    • eu
    • 28 setembro 2018

     # 11

    Colocado por: callinasTem garantia 15 anos =)

    No site está "10 anos"...
  8.  # 12

    Pior. Não sei onde vi os 15.
  9.  # 13

    ...
  10.  # 14

    Colocado por: sbcnvTudo o que tenha payoff acima de 10-12 anos sinceramente nao faz sentido financeiramente.

    73 anos ou 50 ou mesmo 20 anos, so da vontade de rir
    Concordam com este comentário:eu

    São as minhas contas, porque segundo as contas dos colaboradores, em 8 anos, o investimento tem retorno.
    • eu
    • 28 setembro 2018

     # 15

    Colocado por: callinassegundo as contas dos colaboradores, em 8 anos, o investimento tem retorno.

    Os vendedores dizem tudo para vender.
  11.  # 16

    E atençao que o sistema provavelmente nao deixa a capacidade da bateria ir abaixo de certo limite para proteção d apropria bateria. Portanto a poupanca seria inferior...
  12.  # 17

    Nas de lítio é 90% nas outras bem menos
  13.  # 18

    Mm de litio, a marca pode ser mais conservadora que isso.
  14.  # 19


    O ESTUDO
    • eu
    • 29 setembro 2018

     # 20

    Quase de certeza que daqui a uns 5 ou 6 anos estes sistemas serão mesmo competitivos, devido à queda dos custos das baterias e painéis e à subida do custo da energia elétrica.

    Mas comprar agora... acho que é um erro. É o problema dos "early adopters".
 
0.0233 seg. NEW