Iniciar sessão ou registar-se
    • rmix
    • 30 setembro 2018

# 1

Boa Noite a todos,

Sou novo aqui no forum, apesar de acompanhar alguns comentários, neste contexto deixo-vos aqui uma questão,

Recentemente decidimos adquirir um terreno para construção, na zona do grande Porto, o lote tem cerca de 300m2, possibilitando cave, r/c e andar, 133m2 de área de implantação, 344m2 de construção, 211m2 de área destinada a habitação e 133m2 destinados a arrumos e garagem. A moradia a construir é de duas frentes, voltadas a nascente e poente.

Após pesquisas efectuadas e como iremos recorrer ao financiamento bancário, chegamos à conclusão que apenas iremos ter disponível cerca de 140.000 €

Assim, ponderamos prescindir da cave, apesar desta nos fazer falta, qual a vossa opinião relativamente à viabilidade desta construção por estes valores.

Obrigado
    cumprimentos
  1.  # 2

Sem cave terá que ser e sera dificil construir 211m com 140k...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmix
    • rmix
    • 30 setembro 2018

# 3

Andcalvário, obrigado, já agora se está por dentro do setor da construção, para a área que referi, qual o valor que considera razoável e viável? Com e sem cave?
  2.  # 4

Uma estimativa, apenas com base nos dados que faculta:

211 m2 de construção para habitação, divididos em 2 pisos, sito na zona do grande Porto.
    Pode conseguir por aproximadamente 180.000,00 euros, gama média, não tendo pressa no inicio da execução.
    Tem que ser com o projecto adequado, não contabilizando o terreno, sem cave, sem arranjos exteriores, sem muros, considerando bons acessos e apenas duas frentes, sem IVA.
    Concordam com este comentário: andcalvario
    • rmix
    • 30 setembro 2018

# 5

Sendo assim vou vender o terreno, a perspetiva que me tinham dado era totalmente diferente...
    Os sonhos terminam antes de começar
  3.  # 6

Que perspectiva lhe tinham dado?

Já pensou em fazer uma casa mais pequena?
    Não tem a ver com o terreno em si. É o preço de construção.
    •  
      NTORION
    • 30 setembro 2018 editado

# 7

Colocado por: rmixSendo assim vou vender o terreno, a perspetiva que me tinham dado era totalmente diferente...

Tem 140k? Veja este projeto, o arquiteto e e o DO são o mesmo. 100k+IVA. No Porto.

https://forumdacasa.com/discussion/52536/1/moradia-t4-por-100-mil-euros-em-construcao/
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  4.  # 8

Tenha em atenção o especial contexto da obra e os metros quadrados.
    • rmix
    • 30 setembro 2018

# 9

Ntorion, obrigado pela sua resposta, na verdade em contacto que tenho estado com o arquitecto que me iria efetuar o projeto e acompanhar a obra, ele disse me que seria viável a construção pelos 140k, acontece que a cave acaba sempre por encarecer um pouco a obra...
    Vou contactar a empresa pemi, para ver qual o feedback que me dão
    • rmix
    • 30 setembro 2018

# 10

Adroatlier, existem algumas restrições no que concerne à área a construir, o terreno está inserido num loteamento, talvez possa não ter cave, mas mais do que isso tenho dúvidas, até porque as outras vão encostar e têm de haver coerência nos alinhamentos
    • rmix
    • 30 setembro 2018

# 11

Quando digo em vender o terreno é na perspetiva de não ter €€ para construir por esse valor só isso, nada tem a haver com este ou aquele terreno
    • eu
    • 30 setembro 2018

# 12

Mas precisa mesmo da cave? Para quê? Para guardar tralha que não precisa?
  5.  # 13

Colocado por: rmixNtorion, obrigado pela sua resposta, na verdade em contacto que tenho estado com o arquitecto que me iria efetuar o projeto e acompanhar a obra, ele disse me que seria viável a construção pelos 140k, acontece que a cave acaba sempre por encarecer um pouco a obra...
    Vou contactar a empresa pemi, para ver qual o feedback que me dão

O projeto que refere, com cave, não acredito que consiga pelos 140k. Opte por um alpendre ou pergula. Tenha atenção que o projeto referido foi ajustado desde o início para o orçamento estipulado e depois pelo que percebi, ainda houve cortes para o conseguir cumprir. Não basta o arquiteto que escolheu dizer que consegue... E depois qdo for pedir orçamentos são de 250k.
  6.  # 14

Pelo que percebi é uma moradia em banda, não haverá já um alvará de loteamento com o seu próprio regulamento e questões adjacentes ao mesmo? Se houver lá mais moradias iguais ou idênticas também pode sondar os moradores até descobrir quem construiu algumas, também perceber quando foram os projetos colocados na câmara e talvez pedir uma variante que penso que se chama "contenção de custos", talvez não seja este o termo certo...
    Não sei quanto pode custar ai uma moradia em Banda, mas sei que em Braga com garagem há várias novas por - de 200 k € já feitas... Com áreas muito idênticas às que refere...
    Eu estou a passar pelo mesmo e na minha casa que também é em banda o estacionamento está previsto no alvará de loteamento ser na c/v, tirando umas geminadas, tendo 3 frentes neste caso é aí é possível estacionamento lateral...
  7.  # 15

Caro rmix, isto é um forum, opiniões valem o que valem, não é por aparecer aqui alguém a dizer que não é possível, ou o contrário, que faça disso uma verdade absoluta.

Por isso, procure as pessoas certas, invista algum tempo, veja quais as opções.

No fórum, há os optimistas e os pessimistas, são opiniões. Que podem servir para aprender muita coisa!
    Concordam com este comentário: eu, mica, Lupan, ADROatelier, andcalvario
  8.  # 16

Colocado por: rmixSendo assim vou vender o terreno, a perspetiva que me tinham dado era totalmente diferente...
    Junte-se ao clube. Mas olhe eu até projecto aprovado tinha. Mas ainda consegui ganhar uns trocos na venda
  9.  # 17

Colocado por: jorgferrJunte-se ao clube. Mas olhe eu até projecto aprovado tinha. Mas ainda consegui ganhar uns trocos na venda

Se o terreno estiver bem situado, vender com projecto valoriza.
  10.  # 18

Colocado por: ADROatelier

Se o terreno estiver bem situado, vender com projecto valoriza.
    No caso eu não ia proveitar a área toda de construção. Quem comprou quer ocupar a área toda pelo que não aproveitou o projecto. No entanto ajudou para vender.
    • rmix
    • 30 setembro 2018

# 19

Sim é verdade que as opiniões de cada um, valem o que valem, mas temos de nos munir do máximo de informação possível...
    Quando digo que a perspetiva que tinha era que seria possível construir por esse valor, tem por base o feedback de alguns amigos que também construíram.
  11.  # 20

Colocado por: rmixSim é verdade que as opiniões de cada um, valem o que valem, mas temos de nos munir do máximo de informação possível...
    Quando digo que a perspetiva que tinha era que seria possível construir por esse valor, tem por base o feedback de alguns amigos que também construíram.
    O problema é que estamos em tempo de vaca gorda. Os preços dispararam muito porque há muito trabalho, especialmente zona de Lisboa e Porto

0.0253 seg. NEW