Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

por outro lado, tabém significa que perceberam que tinham impor algum controlo.
    Fazer orçamentos/desenho gratuitos a torto e a direto, sem nenhum retorno, também não é opção.
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 42

Colocado por: RCFMais uma razão para os orçamentos não serem pagos...
    uma situação catch 22 onde o empreiteiro não vai gastar dinheiro para orçamentar uma coisa corretamente pois esse trabalhao não é valorizado, e o DO não quer pagar pois pensa que o povo trabalha de borla.. no fundo é o mercado .. e os DO que nao querem pagar que cria a situação de orçamentar a X€/m2.. por isso para a proxima que alguem perguntar quanto custa uma casa por m2 já sabem porque as coisas são medidas dessa forma.

ninguém está para matar mt a cabeça de borla

a mesma situação com projetos copy paste.. se quem procura o faz pelo preço mais baixo não se pode esperar grande empenho. é o mesmo com tudo..

Colocado por: antonylemosvc nao pretende comprar um serviço caro, pretende é gastar muito dinheiro.. não é a mesma coisa. pois na realidade vc pretende comprar uma coisa barata.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    • RCF
    • 3 outubro 2018

# 43

Colocado por: antonylemosninguém está para matar mt a cabeça de borla

entendo que não será bem assim...
    Eu sei e os empreiteiros e profissionais da área saberão ainda melhor que eu, que o orçamento é, em primeiro lugar, uma condição para ganharem o trabalho. Em segundo lugar, uma oportunidade para mostrarem qualidade e, com isso, cativarem o cliente. E esta qualidade a que me refiro é apenas a qualidade do orçamento, independentemente do proposta de preço que fazem. Muitas propostas, mesmo com preços mais baixos, serão preteridos em favor de outros orçamentos com preços mais altos, "simplesmente", pelo que mostram no orçamento...
  3.  # 44

O problema é que quando eu aceito/procuro um projeto "tirado da gaveta" provavelmente tb vou quer um orçamento feito ao m2
  4.  # 45

Colocado por: RCFentendo que não será bem assim...
    eu exagerei um pouquinho só.. mas essencialmente o que disse é verdade. quando se escolhe isto ou aquilo pelo denominador mais baixo é normal que o serviço (em princípio) não seja igual.. é uma questão de economia.

Tenho um amigo que quando começou a trabalhar na empresa do pai fazia orçamentos xpto ao pintelho. quando começou a perceber que os clientes pegavam nisso e como ja foi referido e bem, era tirado os preços e aquilo servia como base para procurar mais orçamentos ele deixou de o fazer. ninguém gosta de ser comido
    Concordam com este comentário: ADROatelier, Anonimo1710, Pedro Barradas
  5.  # 46

Colocado por: gmsilvaEu como DO pagaria 100€, mas em caso de adjudicação esse valor teria de ser retirado do orçamento global, caso contrario perderia os 100€.
    Para o empreiteiro será sempre 100€ ganhos por um orçamento seja ele garantido ou não...
    Logicamente teria que ter um prazo de entrega do orçamento, tipo 2 semanas acho eu...

Eu fazia exatamente o oposto, só pagava o orçamento ao que adjudicar a obra.
    Limite 500€.
    Os outros não me serviriam de nada, por isso ZERO.
  6.  # 47

Colocado por: zedasilvaO problema é que quando eu aceito/procuro um projeto "tirado da gaveta" provavelmente tb vou quer um orçamento feito ao m2
    e terás... muito provavelmente com números a rondar os 600ou 650€/m2 (conheço N de casos desses) e são os que ganham as obras... é claro que depois quando há derrapagens na ordem dos 50% ou mais não vejo qualquer razão de queixa
    Concordam com este comentário: zedasilva
  7.  # 48

Colocado por: NTORIONOs outros não me serviriam de nada, por isso ZERO.

Como consegue selecionar a empresa "ganhadora" se não houver os outros?
    •  
      NTORION
    • 3 outubro 2018 editado

# 49

Claro que de haver os outros... Mas eu só me interessa o que selecionei, e se o escolhi, além do preço é pq está bem feito, por isso pago por ele.

O trabalho principal, é o escolher os empreiteiros a quem pedir orçamentos, para mim basta 3, muitos users pedem à dúzia, o que não concordo, para mim não serve.

É uma maneira de ver as coisas, da perspectiva do DO, e não do empreiteiro. Aliás, até dá margem ao empreiteiro para descer o orçamento, por isso até estou disposto a pagar mais, provavelmente 2k.

É um incentivo para ele fazer bem o orçamento e para ter um preço competitivo.

Mas isto são ideias minhas....
  8.  # 50

eu se for á loja dos chineses comprar uma ferramenta não tenho muita esperaça que seja uma ferramenta de grande qualidade, afinal não fui a uma loja especializada com material de qualidade.

penso, em resposta á pergunta inicial que sim, deveria-se cobrar um valor pelos orçamentos. talvez a meu ver 50€ não seria nem muito nem pouco até talvez um teto de 100€. Pagaria em parte o trabalho e não é nenhum valor astronómico para um DO que pretende gastar muitos milhares de euros na sua obra.
  9.  # 51

Eu fazia exatamente o oposto, só pagava o orçamento ao que adjudicar a obra.
    Limite 500€.
    Os outros não me serviriam de nada, por isso ZERO.

Provavelmente o ideal seria dar uma bonificação pela rapidez e execução do orçamento só aquele que adjudicar, no entanto todos os empreiteiros a quem se pediam os orçamentos estariam avisados dessa condição certo???
  10.  # 52

Colocado por: gmsilvapela rapidez e execução do orçamento
    isso nem sempre é fácil. se tiverem de esperar pelos orçamentos de terceiros para compilar no orçamento final...
  11.  # 53

Lool mais vale deixar como está....
  12.  # 54

Por exemplo para a minha cozinha paguei X, pelo desenho/orçamento, que era dedutível na adjudicação.
  13.  # 55

Colocado por: antonylemosuma situação catch 22 onde o empreiteiro não vai gastar dinheiro para orçamentar uma coisa corretamente pois esse trabalhao não é valorizado, e o DO não quer pagar pois pensa que o povo trabalha de borla.. no fundo é o mercado .. e os DO que nao querem pagar que cria a situação de orçamentar a X€/m2.. por isso para a proxima que alguem perguntar quanto custa uma casa por m2 já sabem porque as coisas são medidas dessa forma.

ninguém está para matar mt a cabeça de borla

a mesma situação com projetos copy paste.. se quem procura o faz pelo preço mais baixo não se pode esperar grande empenho. é o mesmo com tudo..

Ora nem mais. Isto é mais uma questão cultural do que propriamente de justiça ou falta dela. Os clientes não querem pagar pelos orçamentos porque é injusto. Mas depois é justo fazerem como fazem os eucaliptos, agarrarem-se a um profissional para este lhe dar o máximo de informação possível, e no final mandar fazer ao zé da esquina dando-lhe essas informações e pensando que será o bastante para se dar bem. Tantos e tantos que se apanham por aqui que fazem isso. Esta alminha até para a Guarda já foi de propósito e no fim de várias versões de orçamentos não adjudicaram porque eu era/sou sério demais. E perguntam vocês "Como assim?", pois é, não fiz a obra porque o cliente queria fugir ao IVA e eu não lhe fiz essa vontade. Mas os profissionais é que são gulosos, mafiosos e oportunistas...

Não concordo que os orçamentos sejam pagos, mas gosto quando as pessoas têm a decência de perguntar, caso não adjudiquem, se me devem alguma coisa. Nunca cobrei. Por ventura, em casos de deslocações para longe, eventualmente irei passar a cobrar. Porque há pessoas que abusam.

Colocado por: RCFEm segundo lugar, uma oportunidade para mostrarem qualidade e, com isso, cativarem o cliente.

Há cerca de 17 ou 18 anos que forneço orçamentos detalhados, informatizados, com preços unitários, desenhos dos vão e o diabo a sete. Por ventura, haverá quem dê valor a isto, mas muitos deles desfolham as folhinhas todas até à última para ver o preço. Nem conferem as medidas/quantidades/cores/sistemas, nada. O que querem saber é unicamente o preço.

Colocado por: antonylemosTenho um amigo que quando começou a trabalhar na empresa do pai fazia orçamentos xpto ao pintelho. quando começou a perceber que os clientes pegavam nisso e como ja foi referido e bem, era tirado os preços e aquilo servia como base para procurar mais orçamentos ele deixou de o fazer. ninguém gosta de ser comido

Foi o que sempre fiz. Mas ao deixar de o fazer está a nivelar por baixo os clientes-alvo, e a meu ver isso é um erro.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Pedro Barradas, MRK, VMC, luisms
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisms
  14.  # 56

Colocado por: two-rokFoi o que sempre fiz. Mas ao deixar de o fazer está a nivelar por baixo os clientes-alvo, e a meu ver isso é um erro.
    ele hoje tem mais experiência.. topa logo o tipo de cliente. Eu sei que em alguns casos faz, então para concursos públicos é obrigatório (e já ganhou alguns), noutros é X€/m2

como vc disse e bem, o povo quer é saber o preço final. os detalhes não lhe interessa.
    Concordam com este comentário: two-rok
  15.  # 57

Colocado por: NTORION
    O trabalho principal, é o escolher os empreiteiros a quem pedir orçamentos, para mim basta 3, muitos users pedem à dúzia, o que não concordo, para mim não serve.

É uma maneira de ver as coisas, da perspectiva do DO, e não do empreiteiro. Aliás, até dá margem ao empreiteiro para descer o orçamento, por isso até estou disposto a pagar mais, provavelmente 2k.

É um incentivo para ele fazer bem o orçamento e para ter um preço competitivo.

Mas isto são ideias minhas....

Generalizou-se esta ideia de se trabalhar de graça em nome de um EVENTUAL beneficio futuro.....
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Pedro Barradas
    • RCF
    • 3 outubro 2018

# 58

Colocado por: two-rokHá cerca de 17 ou 18 anos que forneço orçamentos detalhados, informatizados, com preços unitários, desenhos dos vão e o diabo a sete. Por ventura, haverá quem dê valor a isto, mas muitos deles desfolham as folhinhas todas até à última para ver o preço. Nem conferem as medidas/quantidades/cores/sistemas, nada. O que querem saber é unicamente o preço.

Se o faz desde há tanto tempo, com certeza será porque conclui que vale a pena assim fazer. Se, realmente, concluísse que apenas o preço interessava, daria apenas o preço... lá no fundo, o two-rok sabe que é assim
  16.  # 59

Eu até pagava, mas é como o Zé disse, 90% não sabem ou não querem. Olham para o projecto, para o DO e atiram um X/M2. E é também aqui que me reviro todo com os arquitectos que não percebem que sempre que inventam 1 mm num projecto o empreiteiro mete a taxa de caganco a 200% e atira logo um preço muito inflacionado.
    • RCF
    • 3 outubro 2018

# 60

Colocado por: ADROatelierGeneralizou-se esta ideia de se trabalhar de graça em nome de um EVENTUAL beneficio futuro.....

e não há volta a dar... então e nas situações em que a pessoa entra numa qualquer loja, passa lá horas, pede esclarecimentos aos vendedores, ás vezes até experimenta o produto e depois nada compra...? Também deveria pagar...?!

0.0275 seg. NEW