555 — Fichas e tomadas
555.5 As tomadas instaladas nos elementos de construção verticais dos diferentes locais devem ser fixadas a esses elementos da construção, por forma a que o eixo dos seus alvéolos se encontre a uma distância, medida em relação ao pavimento acabado, não inferior a:
a) 50 mm, para as de corrente estipulada inferior a 32 A;
b) 120 mm, para as de corrente estipulada não inferior a 32 A.
Colocado por: PauloCorreiaSabe como é que eu fazia?
Não assentava as caixas, deixando apenas o tubo de fora. Na altura de assentamento dos azulejos, é que se fazia o assentamento da caixa, para evitar que fique sobre as faixas ou no meio de 2 ou mais azulejos. Nesta altura conseguimos posicionar as tomadas, sem aquilo parecer uma manta de retalhos
A localização dos interruptores, comutadores e tomadas obedece também a normas mínimas:
Os interruptores/comutadores devem ser colocados em posição tal que não fiquem tapados pelas portas, quando estas abrem, e estarem situadas a uma altura uniforme compreendida entre 1,10m e 1,20m (à altura das maçanetas das portas).
As tomadas nas divisões principais devem ser instaladas a uma altura uniforme situada entre 0,05m e 0,30m; as tomadas de cozinha, entre 1,10m e 1,20m; as tomadas nas casas de banho entre 1,50m e 1,60m.
Todo o material deverá ser de qualidade comprovada (marcação CE)
Não assentava as caixas, deixando apenas o tubo de fora. Na altura de assentamento dos azulejos, é que se fazia o assentamento da caixa, para evitar que fique sobre as faixas ou no meio de 2 ou mais azulejos. Nesta altura conseguimos posicionar as tomadas, sem aquilo parecer uma manta de retalhos
Colocado por: electrao
Compreendo o facto de deixar o tubo e depois assentar aquando o assentamento dos azulejos, mas pergunta:
o que fico com margem é na verticalidade, na horizontalidade não? correcto? se corrigir neste último sentido, sujeito-me a fazer um pescoço de cavalo... correcto?
Colocado por: electraoEntão de onde é que estes senhores tiraram a referência (1,10m a 1,20m) quando as regras são explícitas que é superior a 120mm?
Têm que ficar mais ou menos na posição, mas não é só o tubo que fica de fora, e o resto do reboco todo pronto. Pode deixar um buraco no reboco de forma a ter alguma margem de manobra, além de que o tubo, não necessariamente entra na vertical na caixa, pode entrar a 45 ou a 90.Pega numa caixa de aparelhagem e veja os círculos. è lá que o tubo entra
Imagine se não houvesse uma medida padrão.
Cada casa seria um autentico labirinto para quem nao a conhecesse.
A altura de 1,0m a 1,20m é o mais comum, é uma altura normalizada. Na minha casa por exemplo tenho os interruptores com a altura de 1,0m e as tomadas a 30cm.
boas
não percebo muito bem, então não tem mais parede para meter tomadas?
1,20 m parece-me demasiado alto para as janelas.
E meter as tomadas no plano horizontal, quase à face da bancada, escostadas à cantaria?
julgo que existem umas tomadas que são colocadas num bloco quem sai da bancada, ficam tipo embutidas na bancada e saiem quando são necessárias
Caro electrão.. uma solução habitual para esses casos, é a instalação de tomadas na face inferior dos moveis altos... sobre a bancada.
Outro dia também vi (na COFERSAN) uma solução de tomadas, em bancadas (para ilhas), em que existe uma "torre" telescópica com uma serie de tomadas... quando não está em uso fica embebida na própria bancada...