Encontro-me de momento à espera que seja contactado para que seja agendada a avaliação ao imóvel que pretendo comprar (130k valor de escritura, 117k emprestados). Para obter o melhor spread, o imóvel teria de ser avaliado pelo menos a 146.5k para pagar uma renda ao banco de 300 euros. Gostaria de questionar, se alguém tem uma ideia ou conhecimento de quanto poderá ser avaliado um apartamento da 1ª fase no Infantado? E quais os fatores que são ponderados na avaliação?
Tenho receio de não conseguir chegar a essa avaliação e ter de cancelar toda o progresso e tempo investido na compra deste apartamento.
Existem vários métodos de avaliação usados, nomeadamente o método de capitalização de rendas e o método de comparação de mercado (a ideia que tenho é que os bancos se guiam mais por este último).
No método comparativo de mercado as avaliadoras recolhem um conjunto de imóveis disponíveis no mercado para venda na zona do imóvel a ser avaliado e que tenham também características semelhantes. Com estes imóveis é calculado a média dos preços/m2, e aplicado um índice de homogeneização (com parâmetros como qualidade de construção, nível social da zona, acessos, transportes públicos, idade do imóvel, etc) para uniformizar e para que possa ser calculado o valor final do imóvel.
Na avaliação da minha casa foi decisivo o método comparativo. O perito, por comparação com outros imóveis à venda na zona com características similares, extrai o preço do m2 e aplica-o ao imóvel que está a avaliar. No relatório da avaliação depois mencionam lá os tais imóveis nos quais se baseou a avaliação, embora "ocultem" a identificação concreta do anúncio.