Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal, estou neste momento em aprovação do projeto de arquitetura e depois de muito ler neste espaço, fui dar uma vista de olhos a alguns pormenores construtivos do meu projeto e começo logo com dúvidas.

    Deixem começar por dizer que sou completamente leigo na matéria, daí que tenham alguma paciência, pois poderei e irei com toda a certeza fazer algumas perguntas básicas.

    Para a cobertura tenho no projeto o seguinte:

    Lage de esteira em betão armado, betonilha de regularização, tela impermeabilizante, eps de 6cm e geotextil.

    Não deveria ter godo por cima do geotextil para segurar o eps? Não faz sentido não ter algum peso por cima, senão como se segura o eps?
    Não deveria ter por aí os pendentes?

    Que acham da solução? Pergunto, porque não estando as especialidades ainda feitas, há tempo para corrigir.

    Obrigado
  2.  # 2

    A betonilha de regularização à partida será a mesma para as pendentes, e sim terá de levar proteção pesada após o Eps, já agora é mesmo Eps que está previsto? Não seria XPS?
  3.  # 3

    Boas, é mesmo eps.
    Deveria ser xps?
  4.  # 4

    Nunca vi eps aplicado em cobertura plana após telas, em condições normais terá um desempenho térmico ligeiramente pior que xps, mas não estou certo se será a única razão para ser uma opção tão pouco usada. De qualquer maneira 6cm não me parece muito, mas também vai depender da zona onde vai construir.
    Edit:
    Tela impermeabilizante é no mínimo vago, tente perceber os materiais que estão ou deveriam estar previstos para que não chegue à altura e lhe apliquem duas telas em fibra de vidro....
  5.  # 5

    Qual seria a tela indicada?
  6.  # 6

    Ninguém?
  7.  # 7

    Não há uma tela indicada, há uma série de opções válidas com materiais diferentes, no que me diz respeito as opções válidas para telas asfalticas começa em duas camadas em polyester 3kg+4kg com asfalto app/sbs(preferência pessoal para SBS), aumento de qualidade geral do serviço com uma relação directa às espessura das telas(ex:duas telas 4kg SBS em polyester seria um serviço muito bom).

    Telas PVC é outra opção de grande qualidade, a escolha mais comum talvez seja 1.5mm em polyester, também aqui não aconselho telas em fibra de vidro.

    Para além disto não faltam opções validas sobre as quais haverá por aqui gente mais informada do que eu.
  8.  # 8

    Nas asfálticas além do betume e da espessura, também é muito importante a gramagem da armadura.

    A sua cobertura é técnica ou acessível para uso diário?
  9.  # 9

    É apenas técnica.
  10.  # 10

    O seu projecto tem logo à partida uma gafe:

    Ou usa o EPS por baixo da impermeabilização, ou sendo por cima deverá ser o XPS, e nesse caso precisaria de levar a proteção pesada (godo/lajetas).
  11.  # 11

    E sendo EPS, tem de ter densidade apropriada para estar com cargas permanentes...
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasE sendo EPS, tem de ter densidade apropriada para estar com cargas permanentes...


    Se levar betonilha de distribuição de carga (45mm) chegam 100kg
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

    Obrigado pelas vossas respostas. Bem me parecia que havia qualquer coisa errada.

    Chegam 100 kilos? Como assim?
    • riscos
    • 11 outubro 2018 editado

     # 14

    Colocado por: Rui1977Obrigado pelas vossas respostas. Bem me parecia que havia qualquer coisa errada.

    Chegam 100 kilos? Como assim?

    100kg\m3 de densidade do material.
  14.  # 15

    Ok, percebi.
    Então na vossa opinião devo falar com o eng. que vai fazer as especialidades para ele ter em conta na estrutura o peso do godo, pois ao que parece neste momento isso não foi tido em conta.
  15.  # 16

    Colocado por: Rui1977Ok, percebi.
    Então na vossa opinião devo falar com o eng. que vai fazer as especialidades para ele ter em conta na estrutura o peso do godo, pois ao que parece neste momento isso não foi tido em conta.


    Isso se for invertida, se tiver o isolamento térmico e a tela de qualidade está pode ficar à vista.

    Tem este exemplo no Facebook

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2078289829151543&id=1938637876450073
 
0.0170 seg. NEW