Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caríssimos Internautas.
    Saudações a todos.

Atualmente moro no Brasil. Pensei em comprar um terreno num condomínio fechado (aqui, por causa da violência, é impossível viver fora do feudo) mas os terrenos variam entre 200 a 400 mt totais com uma possibilidade de construção de 160 m2 úteis, giram em torno de R$ 300.000 à R$ 400.000 reais, algo em torno de 90.000 euros. Acho muito caro. Fora o valor construtivo que também não é barato. Calculo um gasto final para um casa de 160m2 entre 700.000 à 1.000.000. Por causa de uma série de fatores desisti de fazer qualquer investimento por aqui.

Minha família, tanto por parte de mãe como de pai, são descendentes de Portugueses. Meus familiares por parte de pai, (Família Cardoso da Silva) são de Lamego (Viseu). Comecei a fazer pesquisas do quanto custaria pra construir em Portugal, a princípio, em Lamego mesmo.

Encontrei terrenos com valores acessíveis, variando entre 10.000 à 30.000 euros, achei o valor muito atrativo. Porém, me surgiram diversas dúvidas, se alguém conseguir me ajudar, ficaria muito agradecido.

(1) Para construção nessa região (Lamego), qual seria uma média do valor construtivo? Acompanhei muitas discussões sobre esse assunto, uns falam entre 1000 o m2 outros dizem que conseguiram por valor mais em conta, 600 - 700 0 m2. Para construir nessa região o valor seria menor ou maior que a média? Esses terrenos que tenho olhado ficam entre 10 a 15 minutos do centro da cidade.

(2) Construir minha casa numa zona mais desabitada custaria mais caro?

(3) Alguém saberia indicar uma construtora de confiança nessa região?

(4) Em Portugal, haveria algum risco de viver numa região mais rural (assaltos - violência - roubos)?

(5) Achei os terrenos rurais (não distante do centro urbano) com valores muito acessíveis. Tenho buscado ver se existe possibilidade de construção no terreno entre outros detalhes, existe mais algum fator que eu deveria tomar cuidado????

(6) Onde em Portugal eu poderia construir com valores mais baixos?

Muito obrigado.

Cordialmente,
    Rodrigo
  2.  # 2

Bom dia,
    Quer Lamego, quer trás os montes são zonas onde construir é mais barato que no litoral do país (principalmente porto e Lisboa)
    Eu tenho empresa de construção em vila real e por aqui os preços aproximam-se mais dos 650-800€/m2 para qualidade média “alta” (sem considerar despesas de terreno, licenças, projeto e assim)
    Eu moro numa aldeia 15 minutos do centro da cidade e com acessos a autoestradas e assim e é super tranquilo, os assaltos são muito baixos mas de vez em quando lá há um ou outro.
    Agora acho linda a zona de Lamego régua
    Mas vila real também tem sítios bonito (quanto mais não seja é a minha terra)
    Espero ter ajudado
    Concordam com este comentário: neco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Borges-Cardoso
  3.  # 3

Muito obrigado Sr. Ruben Gaspar pelas informações.
    Por gentileza, teria algum site de sua construtora ou telefone pra contato?
    Cordialmente,
    Rodrigo
  4.  # 4

Antes de comprar terreno, deve dirigir se a camara municipal o equivalente a prefeitura pelo Brasil e verificar se pode

construir pois pelo amenos por cá temos planos de Ordenamento do territorio e em muitos locais embora existam terrenos a

venda não se pode construir.

No geral não existem assaltos/violência/roubos em meios rurais ( ou pelo menos nada comparado com o Brasil) claro que não

ha só santos por aqui, mas a taxas de violência são muito baixas.
  5.  # 5

Colocado por: Borges-CardosoMuito obrigado Sr. Ruben Gaspar pelas informações.
    Por gentileza, teria algum site de sua construtora ou telefone pra contato?
    Cordialmente,
    Rodrigo

para ver alguns dos nossos trabalhos (sao poucos mas era apenas para mostrar alguns) tem aqui:
    https://www.olx.pt/anuncio/empresa-de-construo-em-vila-real-IDBNC43.html

o nº de telefone é o meu porque era necessário colocar um nº de telemovel
  6.  # 6

Os terrenos até podem ser baratos mas pode construir neles? Cá em Portugal não se pode construir em muitos locais. O que faz com que esses terrenos sejam baratinhos...
  7.  # 7

Boa noite Antony Lemos

Realmente, ao ligar para saber mais informações acabo me deparando com este tipo de problema. As vezes terrenos maravilhosos porém, sem possibilidade de construção.
    Tenho tentado buscar algo com bom custo benefício, terrenos não grandes demais, até uns 30.000 euros que seja viável para construção, pretendo construir uma casa modesta, de uns 90 mts2 no máximo. Tenho que cuidar também para que o terreno não seja longe da cidade, pois se ficar muito longe ficará muito caro qualquer tipo de construção, além de serviços de água, esgoto, eletricidade...

Queria algumas videiras e oliveiras, além de uma terra passível para fazer uma horta.

Cordialmente,
    Rodrigo
  8.  # 8

Larkhe, obrigado pelas dicas.

Como no Brasil, deve-se observar o que está escrito na matrícula (escritura) do terreno.

Mesmo assim Portugal é muito mais barato que o Brasil. Aqui os preços são proibitivos, além da péssima qualidade.

Cordialmente,
    Rodrigo
  9.  # 9

Colocado por: Borges-CardosoAs vezes terrenos maravilhosos porém, sem possibilidade de construção.
    e ainda bem.. senao seria o caos.

já procurou terrenos com casas antigas abandonadas? ou casas vazias em aldeias que tenham hortas e vinhas adjacentes?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  10.  # 10

Colocado por: antonylemose ainda bem.. senao seria o caos.

já procurou terrenos com casas antigas abandonadas? ou casas vazias em aldeias que tenham hortas e vinhas adjacentes?

Sim, encontrei algumas, mas sequer havia foto da parte interna. Será que pra restaurar não custaria o mesmo que pra construir? Ou dependendo da situação, ficaria até mais caro?
  11.  # 11

Olhe é melhor.
    Depois contrata uma equipa de arquitecto e engenheiros para o aconselharem no projecto de reabilitção, pode a´te ter beneficios fiscais, nalguns casos.
  12.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasOlhe é melhor.
    Depois contrata uma equipa de arquitecto e engenheiros para o aconselharem no projecto de reabilitção, pode a´te ter beneficios fiscais, nalguns casos.

Começarei a pesquisar e verificar valores. Não me importo em ter uma casa restaurada, pelo contrário, se ela tiver traços que preservam a arquitetura portuguesa eu acharia mais agradável. Algumas como o colega Antony Lemos citou, podem possuir vistas espetaculares e ainda possuirem as videiras e oliveiras rsrsrs.

Um exemplo interessante que eu havia encontrado seria essa casa abaixo:
    https://casa.sapo.pt/Casa-Antiga-Venda-Castelo-de-Paiva-Raiva,Pedorido-e-Paraiso-65135671-6f23-11e8-bd6a-00155d64463f.html?fpn=1

Uma coisa que eu não gosto nos anúncios é a falta de informações, essa acima não diz se tem garagem além de parecer não possuir calçada.

Gostei da vista. Só que eu não disponho de muitos recursos pra restauração, atualmente o câmbio real x euro é um dos piores. Como não pretendo a curto prazo mudar pra Portugal, eu poderia comprar uma casa como essa acima e restaurar aos poucos. Ela fica apenas 37 minutos da cidade do Porto.

0.0161 seg. NEW