Colocado por: JoaoCarO sistema inverter a capacidade do seu motor ao produzir calor ou frio, não tem nada a ver com o funcionamento e utilização da capacidade dos motores.
Colocado por: JoaoCarSe optar por 4 máquinas é certo que terá de instalar 4 no ext e 4 no int., contudo essa não é a melhor solução do ponto de vista económico.
Cada máquina trabalharia na base do tudo ou nada, e nos casos em que quer apenas pouco calor ou pouco frio está a sobrecarregar a máq em causa, com desgaste permaturo e a fazê-la trabalhar a 50% quando só precisa de 30%, o que a máquina não dá.
No caso do Multisplit apenas teria uma máquina no exterior (ganho estético) é mais fácil de esconder, só tem uma alimentação electrica do quadro(economia de cabos), e quando está apenas com 2 quartos ligados ou 1 quarto e a sala, tem a máquina a trabalhar entre os 50 a 60%, sem desgaste permaturo e deixa de ter a situação do tudo ou nada, com consequentes ganhos energéticos e economia de energia, essa situação é sempre mais aconselhável.
4- Quanto aos ganhos de energia é duvidoso, e até posso acreditar em si... mas só com as continhas.
O sistema Inverter consegue que o compressor, em vez de parar, abrande o funcionamento do compressor, evitando contínuos arranques e paragens do compressor que aumentam os consumos e reduzem o tempo de vida do aparelho, possibilitando manter a temperatura real com menos variações e menor ruído.
Não concordo, por alguns motivos.
1 - O Multisplit é muito mais barato (é incrivel, mas é verdade).
2- A questão da potencia da máquina é resolvida pelo sistema inverter.
3- Quanto à economia de cabos, é um pensamento inutil dado que isso está incluido na instalação e mesmo com mais cabos é muito mais barato instalar sistemas monosplit, portanto por mim até podiam por 1000km de cabo.
4- Quanto aos ganhos de energia é duvidoso, e até posso acreditar em si... mas só com as continhas.
6- O problema de ter uma só máquina é que se ela avaria, além de ser carissimo substituir, fica sem ar condicionado na casa toda. Se tiver várias máquinas, não tem esse problema. Este ponto é IMPORTANTISSIMO.
7- Apenas mais um ponto. Se tiver pré-instalação e colocar sistemas monosplit, pode ir colocando de acordo com as suas possibilidades financeiras. Vai colocando nos compartimentos mais criticos e avaliando se é preciso ou não colocar em todos os compartimentos (muitas vezes temos uma ideia errada acerca disto). Se for multi split tem um investimento inicial exagerado.
Também aqui creio que o monosplit vence! Senão repare... é sabido que quanto maior for a distância entre a unidade exterior ao split maior são os consumos... e nos monosplit as distâncias são sempre minimas pelo que os consumos também serão os menores... enquanto que em multisplit poderá ter algumas unidades a trabalhar com consumos ideais... mas outras mais afastadas irão disparar esse consumo... fazendo com que a performance total do sistema seja inferior aos monosplit.
Em relação à duração dos aparelhos também aqui acho que o multisplit tem tendência a mais avarias... pois trabalha muito mais horas do que os outros sistemas.
3- Quanto à economia de cabos, é um pensamento inutil dado que isso está incluido na instalação e mesmo com mais cabos é muito mais barato instalar sistemas monosplit, portanto por mim até podiam por 1000km de cabo.
Deve compreender que qualquer instalador o tem sempre em conta no seu orçamento quer os metros de cabos, quer de tubagem de cobre para a instalação, para além do apoio de construção civil inerente.
Os sistemas split têm maior quantidade de cabos (entre os quadros eléctricos e os aparelhos) e menor quantidade de tubagem de cobre.
É preciso não estar a trabalhar com o seu próprio dinheiro para fazer a afirmação que faz.
Colocado por: JoaoCarNão conhecendo a planta e com esses dados quase que arriscava dizer (colocando as un ext numa varanda do 1º andar):
1) Solução split (4 maq int e ext-sala 32m2, quartos 14m2) - aprox 6600€, pré instalação 1200€
2) solução multisplit - aprox 5500 €, pré instalação 1000€
Não era suposto o monosplit ser mais barato que o multisplit (aliás voce mesmo confirmou isso nos posts acima - para menos de 20m)?
Eu tenho aqui uma proposta para instalação de umas máquinas SANYO monosplit, classe A, não-inverter. A pré-instalação já está feita e o preço é o seguinte:
3x 9.00but + 1x12.000btu = 2.500€ (iva incluido) e estou a achar caro.
As minhas contas são as seguintes:
Máquina 9.000 +-300€, Máquina 12.000btu +-450€. Isto daria 1350€ + 550€ (mão de obra) = 1.900 + IVA = 2280€
Parece-lhe que será? Ou estou a ver mal?
Colocado por: JoaoCarNão partilho a sua opinião, uma vez que:
são 8 peças a montar,
2 homens, - 2x8horasx10€/h= 160€
viatura, - 2x8x2.5€/h =40€ -> a europcar aluga a partir de 40€/dia (Golf)
combustivel, 20€ -> mas até podiam vir a pé (a loja é quase do outro lado da rua - 50metros)
seguros, ->considerado mais abaixo
recarga de gás (só a garrafa custa 100€), -> 100 €
equipamento,-> considerado junto com os seguros como "custo de estrutura" ->2x8x5= 80€~
know how, -> E se o tipo não souber montar o equipamento é mais barato? É ridiculo cobrar isto à parte.
Dá 400€. 600€ também me parece puxadote para um dia de trabalho de dois homens, mesmo ao lado da firma
Colocado por: mitroska
Relativamente a um aparelho de AC para funcionar 3 a 4 horas por dia nos dias em que é necessário, não compensa comprar um inverter pois a diferença de preço para um convencional levara muito muito tempo a ser amortizada.