Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

Poderá a pré-instalação de ar condicionado ser feita por um canalizador que realiza a "AEG", ou deverá esta ser feita por uma empresa do ramo, com pessoal especializado?
  2.  # 2

Um canalizador poderá proceder à instalação em tubagem de cobre, mas o Dono de Obra deverá definir o local das máquinas, e para o caso de multisplit deverão ser utilizados Y próprios da marca de aparelhos que futuramente deverão vir a ser utilizados.
    Não esquecer de colocar os esgotos de condensados com sifão dentro das paredes e colocar-lhes água antes de fechar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bfbt2006
  3.  # 3

Se optar por 4 máquinas é certo que terá de instalar 4 no ext e 4 no int., contudo essa não é a melhor solução do ponto de vista económico.
    Cada máquina trabalharia na base do tudo ou nada, e nos casos em que quer apenas pouco calor ou pouco frio está a sobrecarregar a máq em causa, com desgaste permaturo e a fazê-la trabalhar a 50% quando só precisa de 30%, o que a máquina não dá.
    No caso do Multisplit apenas teria uma máquina no exterior (ganho estético) é mais fácil de esconder, só tem uma alimentação electrica do quadro(economia de cabos), e quando está apenas com 2 quartos ligados ou 1 quarto e a sala, tem a máquina a trabalhar entre os 50 a 60%, sem desgaste permaturo e deixa de ter a situação do tudo ou nada, com consequentes ganhos energéticos e economia de energia, essa situação é sempre mais aconselhável.
    • eu
    • 11 agosto 2009

# 4

Tudo ou nada ? Os sistemas inverter não resolvem este problema?

Já agora, JoaoCar, os esgotos dos condensados ligam-se onde? Ao sistema geral de esgotos da casa?
  4.  # 5

O sistema inverter a capacidade do seu motor ao produzir calor ou frio, não tem nada a ver com o funcionamento e utilização da capacidade dos motores.
    No sistema Split a máquina trabalha no tudo ou nada.
    Ou está a trabalhar ou não está sendo que o que causa mais desgaste são o arranque e a paragem.
    Como na maioria das vezes o que é pedido à maq são 2 a 3 gaus de diferença de temperatura ela tem dificuldade em produzir tão pouco, dai o desgaste por ficar a trabalhar acima do que lhe é pedido.
    Ao invés no multisplit os pedidos simultâneos de 2 compartimentos traduzem normalmente em 6 a 10 graus (somados), o que implica uma utilização dos motores a 50 - 60%, mais perto do seu ponto optimo, e por inerencia mais constância no rendimento e menor desgaste.
  5.  # 6

Os esgotos dos condensados das unidades interiores são ligadas através de tubagem anelada flexivel (a que se usa habitualmente é branca), havendo o cuidado de fazer um sifão com o próprio tubo dentro da parede ( a meia altura) e são ligadas aos esgotos domésticos sem qualquer problema.
    Convém antes de fechar colocar água dentro do tubo para "ferrar" esse sifão e não haver cheiros à posteriori.
    Essa água faz o seu efeito durante cerca de 3 anos.
    Se não forem montados os aparelhos convém mais tarde (3 anos) abrir as tampas das caixas e deitar um copo de água em cada uma.
  6.  # 7

Colocado por: JoaoCarO sistema inverter a capacidade do seu motor ao produzir calor ou frio, não tem nada a ver com o funcionamento e utilização da capacidade dos motores.

Admito que não percebo muito disto, mas creio que está enganado, o sistema "inverter" não tem nada a ver com produzir calor ou frio, é uma espécie de "variador de velocidade do compressor".
    O sistema Inverter consegue que o compressor, em vez de parar, abrande o funcionamento do compressor, evitando contínuos arranques e paragens do compressor que aumentam os consumos e reduzem o tempo de vida do aparelho, possibilitando manter a temperatura real com menos variações e menor ruído. Uma definição que vi algures...

Colocado por: JoaoCarSe optar por 4 máquinas é certo que terá de instalar 4 no ext e 4 no int., contudo essa não é a melhor solução do ponto de vista económico.
    Cada máquina trabalharia na base do tudo ou nada, e nos casos em que quer apenas pouco calor ou pouco frio está a sobrecarregar a máq em causa, com desgaste permaturo e a fazê-la trabalhar a 50% quando só precisa de 30%, o que a máquina não dá.
    No caso do Multisplit apenas teria uma máquina no exterior (ganho estético) é mais fácil de esconder, só tem uma alimentação electrica do quadro(economia de cabos), e quando está apenas com 2 quartos ligados ou 1 quarto e a sala, tem a máquina a trabalhar entre os 50 a 60%, sem desgaste permaturo e deixa de ter a situação do tudo ou nada, com consequentes ganhos energéticos e economia de energia, essa situação é sempre mais aconselhável.

Não concordo, por alguns motivos.
    1 - O Multisplit é muito mais barato (é incrivel, mas é verdade).
    2- A questão da potencia da máquina é resolvida pelo sistema inverter.
    3- Quanto à economia de cabos, é um pensamento inutil dado que isso está incluido na instalação e mesmo com mais cabos é muito mais barato instalar sistemas monosplit, portanto por mim até podiam por 1000km de cabo.
    4- Quanto aos ganhos de energia é duvidoso, e até posso acreditar em si... mas só com as continhas.
    5- Quanto á estética, tem razão, uma só máquina é melhor.
    6- O problema de ter uma só máquina é que se ela avaria, além de ser carissimo substituir, fica sem ar condicionado na casa toda. Se tiver várias máquinas, não tem esse problema. Este ponto é IMPORTANTISSIMO.
    7- Apenas mais um ponto. Se tiver pré-instalação e colocar sistemas monosplit, pode ir colocando de acordo com as suas possibilidades financeiras. Vai colocando nos compartimentos mais criticos e avaliando se é preciso ou não colocar em todos os compartimentos (muitas vezes temos uma ideia errada acerca disto). Se for multi split tem um investimento inicial exagerado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoaoCar
    • kami
    • 12 agosto 2009

# 8

Boas

4- Quanto aos ganhos de energia é duvidoso, e até posso acreditar em si... mas só com as continhas.

Também aqui creio que o monosplit vence! Senão repare... é sabido que quanto maior for a distância entre a unidade exterior ao split maior são os consumos... e nos monosplit as distâncias são sempre minimas pelo que os consumos também serão os menores... enquanto que em multisplit poderá ter algumas unidades a trabalhar com consumos ideais... mas outras mais afastadas irão disparar esse consumo... fazendo com que a performance total do sistema seja inferior aos monosplit.
    Em relação à duração dos aparelhos também aqui acho que o multisplit tem tendência a mais avarias... pois trabalha muito mais horas do que os outros sistemas.

Cumps
  7.  # 9

O sistema Inverter consegue que o compressor, em vez de parar, abrande o funcionamento do compressor, evitando contínuos arranques e paragens do compressor que aumentam os consumos e reduzem o tempo de vida do aparelho, possibilitando manter a temperatura real com menos variações e menor ruído.

Subscrevo aquilo que afirma já que no sistema inverter os motores dos aparelhos variam entre 1000 e 8000 rpm, sendo que quando é pouco necessário o sistema parece que fica ao relantim até que fim desliga mesmo.
    O que afirmei anteriormente está correcto, senão vejamos tendo 4 aparelhos interiores, até aos 20 metros de tubagem, num sistema split terá eventualmente 4 máquinas exteriores a consumir energia electrica mesmo que a 1000rpm.
    No sistema multisplit para o mesmo tipo de consumo interior terá o consumo electrico de uma única máquina a trabalhar a 3000rpm portanto menor.
    Também deverá ter estudado na faculdade que os motores electricos sâo optimizados os seus rendimentos a cerca de 75% da sua capacidade máxima (leia-se potência máxima instalada).

Não concordo, por alguns motivos.
    1 - O Multisplit é muito mais barato (é incrivel, mas é verdade).

Correcto, para máquinas que distem até 20m da unidade exterior.

2- A questão da potencia da máquina é resolvida pelo sistema inverter.

A potência da máquina tem a ver com as necessidades de energia quer frio quer quente do compartimento onde fica instalada a unidade interior, que tem directamente uma relação com o volume do compartimento sendo a máquina dimensionada para o máximo, o sistema inverter através da oscilação das rpm do motor adapta-se melhor às reais necessidades no momento, mas não resolve nada da potência.

3- Quanto à economia de cabos, é um pensamento inutil dado que isso está incluido na instalação e mesmo com mais cabos é muito mais barato instalar sistemas monosplit, portanto por mim até podiam por 1000km de cabo.

Deve compreender que qualquer instalador o tem sempre em conta no seu orçamento quer os metros de cabos, quer de tubagem de cobre para a instalação, para além do apoio de construção civil inerente.
    Os sistemas split têm maior quantidade de cabos (entre os quadros eléctricos e os aparelhos) e menor quantidade de tubagem de cobre.
    É preciso não estar a trabalhar com o seu próprio dinheiro para fazer a afirmação que faz.

Logo que possa aqui as terá, com exemplo de uma instalação, ou por acaso tem experiência de obra com medições reais de consumos feitas com pinças?
    Para já a raciocinio dedutivo no 1º ponto deve servir-lhe.

6- O problema de ter uma só máquina é que se ela avaria, além de ser carissimo substituir, fica sem ar condicionado na casa toda. Se tiver várias máquinas, não tem esse problema. Este ponto é IMPORTANTISSIMO.
    7- Apenas mais um ponto. Se tiver pré-instalação e colocar sistemas monosplit, pode ir colocando de acordo com as suas possibilidades financeiras. Vai colocando nos compartimentos mais criticos e avaliando se é preciso ou não colocar em todos os compartimentos (muitas vezes temos uma ideia errada acerca disto). Se for multi split tem um investimento inicial exagerado.

Aqui concordo plenamente consigo, há condicionalismos de ter apenas uma máq no exterior, embora não seja normalmente necessário substituir máquinas (só quando obsoletas), apenas reparações de compressor, pequenas avarias electricas ou de placa ou faltas de gás se não for feita uma manutenção periodica anual. Pelo menos mandar verificar o gás de 2 em 2 anos.

O actual gás R410 é uma mistura de 2 gases a trabalhar até 15bar e basta uma pequena fuga ou um vedante para um deles desaparecer e dizermos que os aparelhos não trabalham, que são a maioria das "avarias". Feita a recarga fica tudo bem e continuo a achar que para distâncias até 20metros entre a unidade exterior e a interior mais longe é mais eficiente, mais económico, mais fácil de controlar, melhor o sistema multisplit.

Também aqui creio que o monosplit vence! Senão repare... é sabido que quanto maior for a distância entre a unidade exterior ao split maior são os consumos... e nos monosplit as distâncias são sempre minimas pelo que os consumos também serão os menores... enquanto que em multisplit poderá ter algumas unidades a trabalhar com consumos ideais... mas outras mais afastadas irão disparar esse consumo... fazendo com que a performance total do sistema seja inferior aos monosplit.
    Em relação à duração dos aparelhos também aqui acho que o multisplit tem tendência a mais avarias... pois trabalha muito mais horas do que os outros sistemas.

Continuo a não partilhar também a sua opinião como referi anteriormente para sistemas até 20m.
    Quanto mais perto da unidade exterior estão as unidades interiores temos alguma melhoria do sistema não por aumento de consumo, mas por aumento da eficácia, correcto.
    As máq multisplit (de sistemas inverter ou não) que conheço não têm mais avarias por estarem a trabalhar mais tempo, pessoalmente parece-me o contrário face ao número de horas trabalhadas e ás solicitações que têm. São opiniões.... respeito a sua.
  8.  # 10

Como tudo na vida existe prós e contras, mais um pouco e temos aqui uma análise swot! O bom senso, e sobretudo o pragmatismo diz que para uma máquina avariar basta estar a trabalhar:), bem isto já é mais La Palisse. No entanto acho que do ponto de vista do cliente interessa mais a assistencia, e a garantia de uma boa instalação. A grande condicionante, é sem dúvida, o investimento inicial num sistema de 1 só máquina. Existe um pormenor que no inicio da discussão não foi revelado, e que seria pertinente para a discussão... as áreas da moradia, que neste caso em traços simples são as seguintes:

4 pontos de instalação:
    cave 90 m2
    r/c 90m2 - 1 ponto
    1ºA 90 m2 - 3 pontos
  9.  # 11

Não conhecendo a planta e com esses dados quase que arriscava dizer (colocando as un ext numa varanda do 1º andar):
    1) Solução split (4 maq int e ext-sala 32m2, quartos 14m2) - aprox 6600€, pré instalação 1200€
    2) solução multisplit - aprox 5500 €, pré instalação 1000€
  10.  # 12

Deve compreender que qualquer instalador o tem sempre em conta no seu orçamento quer os metros de cabos, quer de tubagem de cobre para a instalação, para além do apoio de construção civil inerente.
    Os sistemas split têm maior quantidade de cabos (entre os quadros eléctricos e os aparelhos) e menor quantidade de tubagem de cobre.
    É preciso não estar a trabalhar com o seu próprio dinheiro para fazer a afirmação que faz.

Bom, eu sou cliente. E peço orçamentos, se o monosplit é mais barato que o multisplit, não me interessa se tem mais cabo ou não, eu quero saber é o orçamento final... É claro que trabalho com o meu dinheiro, aliás eu sou o cliente e em ultima análise, eu é que pago tudo!

MAIS UMA DÚVIDA...
    Colocado por: JoaoCarNão conhecendo a planta e com esses dados quase que arriscava dizer (colocando as un ext numa varanda do 1º andar):
    1) Solução split (4 maq int e ext-sala 32m2, quartos 14m2) - aprox 6600€, pré instalação 1200€
    2) solução multisplit - aprox 5500 €, pré instalação 1000€

Não leve a mal, mas esclareça-me uma coisa, é que eu também ando a pedir orçamentos.
    Não era suposto o monosplit ser mais barato que o multisplit (aliás voce mesmo confirmou isso nos posts acima - para menos de 20m)?

Eu tenho aqui uma proposta para instalação de umas máquinas SANYO monosplit, classe A, não-inverter. A pré-instalação já está feita e o preço é o seguinte:
    3x 9.00but + 1x12.000btu = 2.500€ (iva incluido) e estou a achar caro.

As minhas contas são as seguintes:
    Máquina 9.000 +-300€, Máquina 12.000btu +-450€. Isto daria 1350€ + 550€ (mão de obra) = 1.900 + IVA = 2280€

Parece-lhe que será? Ou estou a ver mal?
  11.  # 13

Não era suposto o monosplit ser mais barato que o multisplit (aliás voce mesmo confirmou isso nos posts acima - para menos de 20m)?

PBarata não me parece ter confirmado isso, não vejo onde, aliás talvez tenha dito sim "que saia mais barato e funcionava melhor o multisplit até aos 20m"

Eu tenho aqui uma proposta para instalação de umas máquinas SANYO monosplit, classe A, não-inverter. A pré-instalação já está feita e o preço é o seguinte:
    3x 9.00but + 1x12.000btu = 2.500€ (iva incluido) e estou a achar caro.

PBarata tem o direito de procurar outras propostas, mas ou tem uma Proposta ou....

As minhas contas são as seguintes:
    Máquina 9.000 +-300€, Máquina 12.000btu +-450€. Isto daria 1350€ + 550€ (mão de obra) = 1.900 + IVA = 2280€

Parece-lhe que será? Ou estou a ver mal?

Talvez a expressão correcta seja:

3 x 470€ (9 btu)+ 540€ (12btu) + 4 x 150 (MO) = 2.550€

mas não tenho que ensinar ao meu amigo a fazer contas.

A sua "proposta" está correcta e o meu amigo enganado. Procure outros....

Já agora a estimativa anterior do post #11 é para Mitshubishi inverter Classe A.
    • eu
    • 18 agosto 2009

# 14

600 euros de MO para montar 4 ACs é um bocado puxadote...
  12.  # 15

Não partilho a sua opinião, uma vez que:
    são 8 peças a montar,
    2 homens,
    viatura,
    combustivel,
    seguros,
    recarga de gás (só a garrafa custa 100€),
    equipamento,
    know how,
    etc, etc

e atenção eu não sou instalador.... he he he
    mas conheço bem como se orçamenta.
  13.  # 16

Colocado por: JoaoCarNão partilho a sua opinião, uma vez que:
    são 8 peças a montar,
    2 homens, - 2x8horasx10€/h= 160€
    viatura, - 2x8x2.5€/h =40€ -> a europcar aluga a partir de 40€/dia (Golf)
    combustivel, 20€ -> mas até podiam vir a pé (a loja é quase do outro lado da rua - 50metros)
    seguros, ->considerado mais abaixo
    recarga de gás (só a garrafa custa 100€), -> 100 €
    equipamento,-> considerado junto com os seguros como "custo de estrutura" ->2x8x5= 80€~
    know how, -> E se o tipo não souber montar o equipamento é mais barato? É ridiculo cobrar isto à parte.

Dá 400€. 600€ também me parece puxadote para um dia de trabalho de dois homens, mesmo ao lado da firma

Mas também por isso é que ando à procura de outros orçamentos...
  14.  # 17

PBarata
    O seu valor hora de mão de obra é um pouco baixo, já que os encargos sociais e 13º e 14º saiem do valor horário, e representam +1,346 do que se paga à pessoa. Assim quando se paga 10€ por hora tem-se realmente encargos de 10€x(1(trabalhador)+1,346(encargos)), ou seja 23,46€/hora.
    Com o seu valor hora 10€/2,346=4,26€/hora para o funcionário.
    Assim sendo que assim esse funcionário levaria para casa mensalmente, grosso modo, 4,26€/hora x 176h/mês=749,76€/mês.
    Acredite que costumam levar de 1.100 a 1.300 €.

Quanto paga à sua mulher a dias 6€/hora?
    Corrigindo isso os seus 160€ passarão para 375,36€ e a coisa começa a aproximar-se....

Acha que os instaladores trabalham para aquecer, ou que pelo menos querem ter um "lucro" de 7 a 8%, para pagarem impostos. Que não é muito, atendendo que nos supermercados ganham 25% a 40% nos vegetais, carne e peixe e todos continuamos a comprar.
    Acha que eles ficam ricos com ... admita-se 200€? ou vão de férias para o Haiti com isso.

Não conheço ninguém que monte os 4 aparelhos por menos de 550€, e acrescento-lhe que se tudo correr bem e não for de muito dificil acesso montam isso numa manhã (das 8 á 13h).
  15.  # 18

Pois é, meu amigo, no supermercado toda a gente mexe na fruta, e só leva se quiser. Mexe, apalpa e estraga... quem paga? Quem compra, mas tem a opção de... leva essa peça , ou, trocar por outra! O sistema de descontos segue o mesmo principio, e tem duas mais valias;
    - quem recebe desconto, e fica pseudo-contente
    - quem vende...
  16.  # 19

Olá amigos, digam-me se este pensamento está correcto:

Relativamente a um aparelho de AC para funcionar 3 a 4 horas por dia nos dias em que é necessário, não compensa comprar um inverter pois a diferença de preço para um convencional levara muito muito tempo a ser amortizada.

Esta é a ideia que eu tenho que pode estar muito errada. Na minha casa nas divisões de menor uso vou instalar AC convencionais e nas de maior uso AC inverter partindo da ideia anterior.

Estarei a pensar bem???

Cumprimentos
  17.  # 20

Colocado por: mitroska
    Relativamente a um aparelho de AC para funcionar 3 a 4 horas por dia nos dias em que é necessário, não compensa comprar um inverter pois a diferença de preço para um convencional levara muito muito tempo a ser amortizada.

Numa prespectiva a 8 anos está correcto e mais tarde pode mudar os aparelhos, actualizando-os.
    Relembro-lhe apenas que na climatização o valor de maior custo é o arranque para ter uma casa com um ambiente "porreiro".
    Seja aquecimento seja refrigeração eu optaria por regular a temperatura que pretendia como conforto e a partir daí nunca mais mexia nos aparelhos quer de verão quer de inverno.
    Foi o que fiz em minha casa e não me arrependo.

0.0234 seg. NEW