Ola,ha bastante tempo que sigo este forum, e agradeço muito pelo esforço e dedicaçao de muitos internautas em tirar duvidas e a oferecer soluções para as questoes colocadas sobre construcao/reparacoes/equipamentos etc Ajudaram imensas pessoas e espero que possam ajudar-me no seguinte dilema :)
Estou a morar em França e penso contruir uma casa, aqui a legislacao é diferente e podemos construir uma casa até 150m2 sem arquiteto. Eu ja fiz a planta da casa de forma a que a estrutura ( posicao e dimensao de pilares, vigas etc)facilite o trabalho do engenheiro civil para fazer os calculos estruturais.
Mas fiz a planta com uma estrutura com pilares apoiados em sapatas e a viga baldrame.
Mas fui me informar sobre o metodo de construçao mais utilizado nas novas casas aqui em França, e basicamente é o seguinte:
Vou deixar um link com um video das etapas de construction, està em françes: Algumas traduçoes: sous-sol = cave vide sanitaire = quando a laje apoia-se em blocos de betao proprios para ir debaixo da terra hérisson = quando a laje é em contato com o solo
O que me podem dizer deste metodo construtivo? Em termos de segurança estrutural, é melhor ou igual ou pior, para um res-do-chao de 150m2? Este metodo parece ser de muros estruturais, mas a fundaçao... vou deixar 3 videos, è uma sequencia de montagem de fundacoes no primeiro metem a armacao, no segundo video a armacao para os "pilares" e o terceiro a colocarem o betao. Existe varias pessoas e construturos que fazem igual, por ficar mais barato e facil de fazer acho eu.
Penso que vc está a matar a cabeça com assuntos que o engenheiro saberá fazer sem a sua ajuda... Duvido muito que o seu dimensionamento estrutural irá servir de alguma coisa.
Nao leve a mal o que estou a dizer, mas nem está a poupar trabalho, nem dinheiro em ter esse trabalho todo.
Procure antes uma boa equipe projectista (arquitecto e engenheiros) e explica lhes o que pretende. Eles desenvolverão o resto do trabalho da melhor maneira para si.
Afinal de contas vc vai ter de os pagar para trabalharem. Vc quando vai a padaria comprar pão não vai lá dentro fazer o pão que vai pagar pois não?
Em França existe a chamada "autoconstruçao", coisa que em Portugal nao existe. Na construçao da nossa casa, tambem em França, passamos por um constuctor chave na mao. O melhor, para evitar problemas ( digo eu) sera aproximar-se de um arquitecto.
Colocado por: sojotho"autoconstruçao", coisa que em Portugal nao existe.
Em França a autoconstrução existe até uma determinada área...
Colocado por: sojothotambem em França, passamos por um constuctor chave na mao.
Pois é bom, mas esquece de referir, que em França os empreiteiros tem um seguro... se tiver problemas o seguro arranja . Quando isso acontece o empreiteiro no final do ano vê o prémio com uma inflação. Aqui em Portugal, os empreiteiros conhecem a ladainha de cor, fecham empresa, mudam nome e está andar ...pode ir para tribunal para além do tempo e dinheiro fica de mãos abanar.
Obrigado a todos pela a ajuda. Quando chegar o dia da construçao coloco as fotos. Aqui em franca pode-se construir ate 150m2 de area entre as paredes externas, sem contar com garagem.