Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tarde tenho uma duvida sobre como poderia lidar com a minha situação.
    Ora bem. Arrendamos um apartamento a 3 anos atrás e sempre fomos pontuais com as rendas....É a poucas semanasemanas recebemos um telefonema da senhoria. ..A pedir a casa de volta.
    E não consigo encontrar outro local para residir. ..
    E temo por meus dois filhos de ficarmos sem um teto....
    Alguém pode me orientar e me dizer quais são meu direitos. Obrigado....
  2.  # 2

    O que diz o seu contrato de arrendamento?
    É a termo? por quanto tempo? renovável?
  3.  # 3

    A validade não sei...Sei que é renova do automaticamente.
  4.  # 4

    Têm que saber... não tem cópia do contrato?

    Renova de quanto em quanto tempo?

    A senhoria pode não renovar o arrendamento, mas tem que avisar com antecedência.
    Se não estou em erro, com 60 dias antes...
  5.  # 5

    E esse aviso têm que ser por escrito, carta registada!
  6.  # 6

    Eu não quero criar stress com o senhorio ...Estamos a procura de outro local....mas como vivo em uma zona turística não está fácil arrendar.....Só queria saber como proceder pois tenho dos filhos e meu medo é entrar em uma guerra e ser despejado. .....
  7.  # 7

    • Amy
    • 10 outubro 2018

     # 8

    Ela precisa da casa mesmo ou só quer arrendar a alguém que pague mais? Pode sempre oferecer pagar um pouco mais se for o caso.
  8.  # 9

    desde que o dono da casa dê o pré-aviso com o tempo que a lei prevê (penso que 4 meses) não estou a ver o que possa fazer alem de sair e encontrar uma casa.

    a lei defende-o impedidindo que o dono da casa o coloque na rua de um dia para o outro, mas por outro lado tb tem que defender o dono da casa.
    Concordam com este comentário: Jacinta
  9.  # 10

    Colocado por: hnogueiraE esse aviso têm que ser por escrito, carta registada!

    Carta registada com aviso de recepção.
    Mas ainda não disse qual a duração do contrato e quando se renova.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hnogueira
  10.  # 11

    Se renova 13/03/19
  11.  # 12

    O seu senhorio tem de o avisar com 120 dias de antecedência que não pretende renovar o contrato por carta registada com aviso de recepção, portanto tem de receber a carta antes de 12/12/2018.
  12.  # 13

    Para a não renovação do contrato, o dono da casa não precisa de dar justificações, da mesma maneira que o inquilino também não precisa de as dar se quiser sair no termo do contrato, basta cumprirem a lei e os termos do contrato. A lei diz que o senhorio precisa de avisar quatro meses antes do fim do contrato, mas um advogado meteu num dos meus contratos que o senhorio tinha que avisar um ano antes do termo do contrato. Só depois de assinar é que reparei o que ele escreveu.
  13.  # 14

    Obrigado malta por me esclarecer essa dúvida. ...Então eu tenho 4 meses para deixar a casa....Só começa a contar a partir do recebimento da carta registada é isso?
    • clasus
    • 10 outubro 2018 editado

     # 15

    Colocado por: Joao Paulo SabinoObrigado malta por me esclarecer essa dúvida. ...Então eu tenho 4 meses para deixar a casa....Só começa a contar a partir do recebimento da carta registada é isso?

    Não. A carta serve para o informar que o/a senhorio/a não pretende renovar o contrato naquela data, pelo que, naquela data tem de entregar o locado nas mesmas condições que o recebeu.
    O seu contrato é de 6 meses ou de 12 ou outro? Isso tem influência no tempo de antecedência com que o/a seu/sua senhorio/a tem que o informar.
  14.  # 16

    enquanto não se souber qual a data do inicio do contrato e a sua duração não vale pena estar a inventar
    Concordam com este comentário: sognim
 
0.0173 seg. NEW