Iniciar sessão ou registar-se
    • PPM4
    • 10 outubro 2018

# 1

Boa tarde,

Gostaria que me esclarecessem sobre as sapatas de um núcleo escadas.

Abaixo mostro uma imagem com a minha dúvida. A preto são as paredes que compõem o núcleo de escadas e a vermelho as sapatas.

Gostaria que me esclarecessem qual a situação mais correta e o que costuma fazer em obra?

Obrigado.
      sapatas.jpg
    • DM
    • 10 outubro 2018

# 2

Em termos estruturais faz mais sentido a sapata "unica" quadrangular.
    Como está no projecto e porquê esta questão?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PPM4
    • riscos
    • 11 outubro 2018 editado

# 3

Depende de varios factores de calculo. Se isso fossem paredes de caixa de um elevador...sapata quadrada, se isso for uma caixa de escada em que cada parede tem 3m de comprido por exemplo, pode nao ter necessidade da sapata quadrada e opta pela 1a solucao
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  1.  # 4

Colocado por: riscosDepende de varios factores de calculo. Se isso fossem paredes de caixa de um elevador...sapata quadrada, se isso for uma caixa de escada em que cada parede tem 3m de comprido por exemplo, pode nao ter necessidade da sapata quadrada e opta pela 1a solucao

Era exactamante isso que eu iria responder...
  2.  # 5

Depende da função desse núcleo de escadas. Se for um elemento vertical com esforços maioritariamente axiais distribuídos de forma uniforme ao longo da parede, o primeiro caso é adequado já que minimiza o tamanho da fundação. Se o núcleo servir a função de contraventar a estrutura a que está associado, então terá esforços associados (momentos fletores e esforços horizontais) que para serem equilibrados provavelmente obrigam a uma sapata como a da segunda imagem.

É preciso também ter atenção se a fundação é directa ou indirecta (estacas). Aí o caso pode mudar de figura.

Como disse um dia um conhecido político português, é só fazer as contas! :)
    • DM
    • 11 outubro 2018

# 6

Acho dificil fazer uma sapata para um elemento destes com a forma da primeira, elemento com uma rigidez muito superior a qualquer outro elemento vertical do edificio.
    O elemento funciona como todo, acho dificil equilibrar as reacções no solo com uma sapata em U...seja caixa de elevador ou de escadas!
    • PPM4
    • 12 outubro 2018

# 7

Boas,

Desde já agradeço as vossas respostas.

Isto é para um projeto académico.

O núcleo de elevador considerei como sapata quadrangular, quanto à das escadas estava com dúvida porque a fundação se for quadrada será enorme, tendo em conta as dimensões das paredes tem entre 3m a 4m.

As fundações são do tipo directo, e os esforços (momento fletor e esforço transverso) são insignificativos comparativamente ao esforço axial.

Obrigado.

0.0145 seg. NEW