Iniciar sessão ou registar-se
    • becas
    • 10 agosto 2009 editado

     # 1

    Bem, começo por reconhecer que a pergunta é um bocado estranha...mas se puderem ler e dar uma opinião, agradecida como sempre!
    Mudei há dois meses para a casa nova e no 1º andar (zona de quartos) o calor tem sido complicado de aguentar durante a noite...a razão está nos grandes vãos envidraçados que, apesar do Planitherm, deixam passar muito calor por ausência de estores exteriores. Grande erro, bem sei, mas está feito.
    O arquitecto (que não teve culpa nenhuma, ele queria uma estrutura de lâminas fixas...) sugeriu pôr agora estores exteriores ("brisas solares"), mas entretanto pus-me a pensar...os estores seriam apenas para a fachada principal, deixando de parte os quartos das minhas filhas que, apesar de terem pála de sombreamento, tb são quentes (embora menos que o meu). Por outro lado, no andar de baixo os estores não fazem grande falta pois o calor é muito menor.
    E se, em vez de estores, pusesse ar condicionado em todos os quartos? Será uma ideia muito estúpida? Ficaria muito mais caro (a área é de 120m2, distribuídos por 4 quartos e 3 casas de banho)? Acrescento que já tenho aquecimento central instalado (caldeira a gasóleo).
  1.  # 2

    Eu tenho o mesmo dilema.
    Nas janelas do r/Chão estou a colocar umas árvores para criar sombreamento.
    Noutras, coloquei umas esteiras de palhinhas arragadas à pala para criar um sombremento e o resultado final até nem ficou muito mal.
    Nas outras é a estufa total.
    Mas acho que já tirei da ideia a colocação de brise-soleil. Como aqui é uma zona de vento, os Brise abanam muito e dizem que vão fazer bastante barulho. Acho que vou optar por colocar estores de enrolar de aluminio pelo exterior, com a alteração da caixilharia. Ainda não os instalei, porque me dá pena deitar fora os BlackOuts. (tanto dinheirinho....)
    • JCC
    • 10 agosto 2009

     # 3

    Colocado por: becas..... apesar do Planitherm, deixam passar muito calor por ausência de estores exteriores. Grande erro, bem sei, mas está feito.
    ....


    Atenção que o Planitherm destina-se "apenas" para frio.

    No meu caso vou optar pelo Planistar também da ST. Gobain, (Retém o calor do aquecimento no interior da sua habitação no Inverno. Em contrapartida, impede o calor excedente do sol entrar no interior, maior vantagem no meio das estações e no verão, para grandes envidraçados.
  2.  # 4

    A minha opinião é a seguinte:

    Então mas a casa nova não foi termicamente bem isolada? Ou só se preocupou com a estética, em construir uma casa bonita?

    Acho estranho os quartos numa casa nova, e com pala de sombreamento, serem quentes e ainda por cima à noite, e coitado do planitherm que está a levar com as culpas todas.

    Nmo os estores exteriores irão atenuar o aquecimento dos quartos mas para os tornar confortáveis à noite (e a qq hora em qq período do ano) nada como um AC. Vejo que foi bem empregue o investimento no aquecimento central.
    • eu
    • 11 agosto 2009

     # 5

    Colocado por: nunoneiva75Vejo que foi bem empregue o investimento no aquecimento central.


    Que mauzinho... ;)
  3.  # 6

    Caro Nunoneiva75... parece-me bastante dispensável a agressividade/desdém da sua resposta. Se tem uma opinião para dar, agradeço, mas sem ironiazinhas, se possível!
    Aliás, sobre o investimento no aquecimento central poderemos falar no próximo inverno, já que aqui onde vivo pelo menos durante uns 3-4 meses/ano temos temperaturas negativas praticamente todas as noites...e a temperatura média diurna mantém-se abaixo dos 10 graus. De aquecimento preciso seguramente (se podia ser o AC a fazê-lo é outra conversa)!!!
    Também não estou a culpar o Planitherm...eu admiti logo que o erro esteve em não colocar logo qualquer forma de sombreamento exterior na fachada principal da casa que, sim, é bastante bonita (pelo menos para o meu gosto, claro), mas também construída com a preocupação do isolamento. Mais uma vez, pelo clima em que vivo, a preocupação principal foi o frio, não o calor.
    Concretamente, repito, interessa-me saber se valerá a pena investir nos estores exteriores ou se o ar condicionado seria um investimento mais racional. A julgar pelos verões típicos nesta zona (e descontando o período de férias em que não estou cá), tenho este problema uns 40-60 dias por ano, no máximo.
    Entretanto, agradeço os outros contributos. A questão que o Jfsmoreira coloca tb me preocupa, esta zona é mesmo muito ventosa! Contudo, os vizinhos da frente têm brise-soleil, tenho que lhes perguntar qual a experiência deles. Ao JCC agradeço a informação...pena não vir a tempo!
  4.  # 7

    Para a minha casa, que também inclui alguns generosos vãos envidraçados, foi-me prescrito, no projecto, vidro temperado da parte exterior e laminado no interior. A verdade é que, quando peço orçamentos para caixilharia e alumínio, os homens mostram alguma admiração pela opção do vidro temperado. O técnico que elaborou o projecto disse-me que a solução garantiria, não só mais segurança (os estores sugeridos são precisamente os blackouts), como conforto no Verão ou no Inverno. E eu, que não percebo nada do assunto, estou assim... sem saber o que fazer. Agradeço ajudas...
  5.  # 8

    temperado da parte exterior e laminado no interior

    deve ficar barato deve... mas não estou a ver o vidro temperado a reduzir o calor ou o frio. Que fica mais seguro ai isso fica. Se usar vidros coloridos, principalmente os bronze deve colocar temperados, mas se for dos "sem côr", não estou a ver a necessidade dos temperados, a não ser pela segurança, e quando me refiro a segurança não me refiro a colocar a casa impenetrável (porque nenhuma o é), mas a colocar a sua utilização segura em caso de acidente. Por exemplo se tiver envidraçados grandes e crianças em casa, é aconselhado a utilização de laminados ou mesmo temperados... (não vá uma criança atravessar a janela)

    Os laminados tem a vantagem de reduzir e muito os UVs... os materiais do interior agradecem, mas é como diz a lenga lenga "água mole em pedra dura, tanto dá que até que fura", ou seja ao fim de uns anos os materiais acabam por oxidar...

    Em relação aos vidros térmicos, tenho já ouvido algumas pessoas que aquilo é a mesma treta... mas também tenho ouvido dizer que nota-se muito a diferença... vá-se lá saber...

    Voltando ao tópico de origem:
    Acho que a 1ª opção seria tratar do sombreamento dos vãos, quer seja através de estores, paineis de madeira corrediça, portadas, árvores, lonas, etc. É que a diferença com ou sem é enorme. Para comparar, na minha cozinha tenho uma porta e uma janela a nascente, sem pala nem qualquer tipo de sombremento exterior. Uns dias atrás coloquei uma tela a fazer sombreamento. Uns dias depois, durante a noite, apareceu um vento enorme que rebentou com a tela e de manhã estava um calor na cozinha que até punha um tipo mal disposto. Ontem voltei a colocar a tela, e hoje lá fora esteve uma brasa daquelas >32ºC e a cozinha manteve-se fresca.
    Só depois de esgotar as alternativas de sombreamento é que um tipo deveria ir para ACs ou ventiloconvectores. Senão a meu ver é deitar dinheiro pelo esgoto fora... e já deitámos tanto...não já?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casamia
    • eu
    • 11 agosto 2009

     # 9

    Colocado por: casamiavidro temperado da parte exterior
    Penso que deve haver aí confusão entre "vidro temperado" e "vidro térmico". Em vez de "temperado", certamente que queria dizer "térmico".
  6.  # 10

    .. pois deve haver.. aí um equivoco... deve ser vidro com propriedades térmicas.. temperado , não faz sentido...poderia ser outro vidro laminado
  7.  # 11

    Aquilo que é prescrito é mesmo "temperado" no exterior + caixa + "laminado" no interior... E quando pedi o primeiro orçamento, em face da questão que o "vendedor" me suscitou, o técnico voltou a defender a sua tese...
  8.  # 12

    pode ser...
    nos edifícios do estado é normal optarem por temperado +cx + laminado.... claro que somos todos que pagámos...

    mas a opção tem apenas em consideração a segurança das pessoas.
  9.  # 13

    .. pois, por segurança de pessoas e bens.. mais vale aplicar os dois panos de vidro em laminado...
  10.  # 14

    Em relação à questão da segurança estarei esclarecido. No que toca à questão térmica, não tendo o vidro temperado grande peso nesse factor específico, o planitherm e o planistar de que se falava acima produzirão melhores resultados e mais duradouros, ou haverá outras soluções mais económicas e eficientes?
    • JCC
    • 2 setembro 2009

     # 15

    Primeiro soluções passivas ("platibandas", “palas”, estore, "brisas solares” BlackOuts , toldo, complementado por vidro térmico).
  11.  # 16

    Olá a todos,

    Aproveito este tópico para colocar uma questão relativa ao tamanho e tipo de material a utilizar nos vãos.
    Acabei de concluir o projecto de Arquitectura da minha "futura" casa e esta contém bastante vidro, quer no piso inferior, sala e cozinha (toda envidraçada para jardim), assim como em 3 quartos que ficam no piso superior. Esta fachada tem uma pequena pala e recebe sol (mais directo) a partir das 16h da tarde, a minha dúvida é se devo preocupar-me com o material do vidro (de forma a proteger do calor e frio durante o ano). Acho que durante o Verão leva com sol durante pouco tempo portanto nunca aquecerá muito, ao contrário do Inverno que como não recebe sol quase durante todo o dia, deve ser mais frio. Gostaria que me orientassem numa solução para esta dúvida.
    Uma outra questão é o tamanho dos vãos, se existe grande diferença nos preços se ponho um vidro de 2m de largura ou 1,8m por exemplo... Uma altura li que se o tamanho do vidro fosse até um determinado limite este saía mais em conta...Será um mito:)?

    Agradeço qualquer ajuda,
    Paulo Sousa
  12.  # 17

    psousa

    com o devido respeito, mas qual é a opinião do autor do projecto?
    por norma não se devem abrir grandes vãos a oeste, precisamente porque no inverno os ganhos solares são poucos e no verão pode aquecer muito a divisão adjacente.
    deve na minha opinião investir numa boa caixilharia, se for em aluminio com corte térmico e na qualidade do vidro.
  13.  # 18

    O projecto encontra-se elaborado a nível estético (e este funciona muito bem com muito vidro), agora vamos passar à fase de escolha de materiais, ainda não tive oportunidade de recolher opinião do autor, só que como li em qualquer lado que o tamanho do vidro podia diferenciar custos, a minha dúvida é se coloco os vãos mais largos ou aumento mais à parede entre os vãos. Somente recolher informação para debater com o arqº no caso de ele manifestar uma opinião contrária aquela que me dão aqui...
  14.  # 19

    ok

    mas o seu arquitecto deverá sempre tentar arranjar um compromisso entre o esteticamente bem no alçado e as reais necessidades de iluminação, campo de visão, questão térmica das divisões adjacentes, sobretudo as que se situam no quadrante oeste onde o sol é mais "baixo" e o sombreamento com pala ineficaz.
  15.  # 20

    Eu não estou a duvidar da capacidade do Arqº, muito pelo contrário, julgo que vai ter em conta todos esses factores. Eu gostaria também era de saber de antemão soluções possíveis aqui no fórum... Mas julgo que já ajudou:

    "deve na minha opinião investir numa boa caixilharia, se for em aluminio com corte térmico e na qualidade do vidro. "

    Brigado...
 
0.0225 seg. NEW