Iniciar sessão ou registar-se
    • Vnt
    • 13 outubro 2018

# 1

Boa tarde, depois de uma breve pesquisa aqui no fórum para tentar tirar as minhas dúvidas só encontrei situações em terrenos para construir casa.

Eu quero adquirir um terreno agrícola e gostava de saber o que tenho de fazer e os passos a dar para se mudar de nome e etc bem como possíveis custos adicionais desse processo para além do valor que os proprietários quererão pelo terreno
  1.  # 2

Colocado por: VntEu quero adquirir um terreno agrícola
    Onde pretende comprar o terreno?

Colocado por: VntEu quero adquirir um terreno agrícola e gostava de saber o que tenho de fazer e os passos a dar para se mudar de nome e etc bem como possíveis custos adicionais desse processo para além do valor que os proprietários quererão pelo terreno
    Encontrar o terreno que lhe agrade, negociar com o proprietário, fazer escritura, pagar IMT. Quanto ao valor, vale o que quiserem pagar por ele. Na minha terra são quase de borla, porque estão quase todos a "monte", ou seja, não são cultivados. Os donos estão velhos e os novos há muito que partiram..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vnt
  2.  # 3

primeiro descobrir o dono do terreno.

depois se ele concordar em vender o terreno, todos os vizinhos terão direito de preferencia, pelo que devem ser informados. se todos prescindirem do direito de preferencia pode comprar o terreno, paga 5% de IMT e o Imposto de Selo, alem de mais uns trocos para a escritura.
    • Vnt
    • 13 outubro 2018

# 4

Colocado por: A. MadeiraOnde pretende comprar o terreno?

Encontrar o terreno que lhe agrade, negociar com o proprietário, fazer escritura, pagar IMT. Quanto ao valor, vale o que quiserem pagar por ele. Na minha terra são quase de borla, porque estão quase todos a "monte", ou seja, não são cultivados. Os donos estão velhos e os novos há muito que partiram..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vnt

Em Viseu, o terreno sei qual é resta saber área exata e os donos também as minhas dúvidas são o processo que vem depois escritura e etc até o terreno ser meu e os valores envolvidos
    • Vnt
    • 13 outubro 2018

# 5

Colocado por: pauloagsantosprimeiro descobrir o dono do terreno.

depois se ele concordar em vender o terreno, todos os vizinhos terão direito de preferencia, pelo que devem ser informados. se todos prescindirem do direito de preferencia pode comprar o terreno, paga 5% de IMT e o Imposto de Selo, alem de mais uns trocos para a escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vnt

Os vizinhos não conheço todos mas alguns querem vender também, esse caso da preferência é obrigatório todos os vizinhos saberem? Posso vir a ter problemas caso algum deles não tenha sido informado?
    5% de imt quem paga os outros 95%?
    E a escritura tem ideia dos preços médios

Desde já obrigado pela disponibilidade
  3.  # 6

Colocado por: VntEm Viseu, o terreno sei qual é resta saber área exata e os donos
    E saber se os donos estão dispostos para vender...
    O terreno é seu a partir do momento que fizer a escritura.
    O valor da escritura é irrisório e o IMT são uns trocos, não tem nada de burocracia.
    Em caso de dúvidas passe pelo Notário e fica logo a saber. Mas, primeiro acorde o preço com o proprietário, isto, se ele quiser vender... se não vender procure outro. Não devem faltar terras por essas bandas e de qualidade para venda. Em Trás-os- Montes, um pouco mais acima de Viseu não há é quem as compre!
  4.  # 7

Colocado por: VntOs vizinhos não conheço todos mas alguns querem vender também, esse caso da preferência é obrigatório todos os vizinhos saberem? Posso vir a ter problemas caso algum deles não tenha sido informado?
    5% de imt quem paga os outros 95%?
    E a escritura tem ideia dos preços médios

a obrigação de informar é do vendedor e sim pode haver problemas, se algum vizinho não for informado pode reverter a venda e ficar com o terreno pelo valor escriturado.

o IMT é de 5% entre o maior valor da avaliação nas finanças ou da escritura.
    • Vnt
    • 14 outubro 2018

# 8

OK, obrigado pelos esclarecimentos

0.0111 seg. NEW