Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,
    Vou iniciar a construção de uma nova moradia e estou com milhares de ideias mas com milhões de dúvidas.
    Gostava da Vossa opinião e ajuda sobre o aquecimento central, há hipótese de utilizar a lareira para aquecer a água que vai para os radiadores? É um sistema eficiente? Caro? Riscos? Toda a ajuda sobre este tópico é bem vinda.

    Obrigado
    • eu
    • 14 outubro 2018

     # 2

    Se vai ser uma moradia nova, aposte em piso radiante hidráulico.

    É a solução mais confortável e sem os inestéticos radiadores na parede.
  2.  # 3

    Há radiadores catitas
  3.  # 4

    EU o piso radiante hidráulico fica mais em conta?
  4.  # 5

    Colocado por: LuisResendeEU o piso radiante hidráulico fica mais em conta?


    O piso radiante se for instalado corretamente com uma bomba de calor será sempre o sistema de piso radiante hidráulico o mais caro das suas opções.

    O sistema de aquecimento por radiadores com o recuperador a água como fonte de calor só é eficaz se conseguir manter o recuperador de calor ligado pelo menos 12 horas por dia.
  5.  # 6

    12h? Em que se baseia para dizer isso? Essas contas têm que ter a inércia do sistema e isolamento/necessidade da casa em Consideração...
    Concordam com este comentário: valsasc, jorgealves
  6.  # 7

    Colocado por: manelvc12h? Em que se baseia para dizer isso? Essas contas têm que ter a inércia do sistema e isolamento/necessidade da casa em Consideração...


    Concordo que as contas têm de ser feitas, no entanto para ter a moradia a uma temperatura mais ou menos constante o recuperador de calor deve estar a trabalhar no mínimo meio dia (na minha opinião não técnica).

    Não disse 12h, disse "pelo menos 12 horas por dia"
    Concordam com este comentário: soniacar
  7.  # 8

    Colocado por: valsascO piso radiante se for instalado corretamente com uma bomba de calor será sempre o sistema de piso radiante hidráulico o mais caro das suas opções.
    pode usar o recuperador +para aquecer o piso radiante, não é exclusivo com bomba de calor
  8.  # 9

    Colocado por: valsasc"pelo menos 12 horas por dia"
    ainda pior, mas nas instalações "habituais" é isso que acontece, no entanto uma instalação com pés e cabeça não precisa de tanto tempo de combustão.
  9.  # 10

    Colocado por: jorgealvesainda pior, mas nas instalações "habituais" é isso que acontece, no entanto uma instalação com pés e cabeça não precisa de tanto tempo de combustão.


    Eu referia-me às instalações "habituais".

    Uma instalação com pés e cabeça necessita de quantas horas de combustão diária para manter uma temperatura de 22ºC?
    • eu
    • 14 outubro 2018 editado

     # 11

    Colocado por: LuisResendeEU o piso radiante hidráulico fica mais em conta?


    Não, a instalação é cara, mas oferece um conforto imbatível.

    Se quiser uma solução em conta, instale ar condicionado.
  10.  # 12

    Queria mesmo fugir do ar condicionado e já tinha a ideia de que o piso radiante era o mais caro com diferença. A lareira durante o inverno está acesa mas não 12h.
  11.  # 13

    Colocado por: valsascUma instalação com pés e cabeça necessita de quantas horas de combustão diária para manter uma temperatura de 22ºC?
    4 a 8 horas dependendo da dimensão e do isolamento térmico do imóvel, por exemplo uma moradia isolada no norte litoral com 170m2 e um recuperador com 25Kw max basta 4 horas diarias.
  12.  # 14

    Estava aqui a matutar, mas não sei se será possível.

    É possível utilizar recuperador de calor para alimentar radiadores de baixa temperatura (se for baixa temperatura necessita mais que as 4h para aquecer a casa?), e tubos de vácuo para aquecer as aguas sanitárias (e também aquece a agua dos radiadores?).

    E tudo isto preparado para caso um dia decida meter bomba de calor alimentada com painéis fotovoltaico.
  13.  # 15

    Colocado por: jamespondemas não sei se será possível
    é possível no entanto a bomba de calor a trabalhar com radiadores de baixa temperatura vai consumir muito mais do que ligada a piso radiante e não tira partido da enorme inércia térmica da estrutura do imóvel.
  14.  # 16

    Colocado por: jorgealvesé possível no entanto a bomba de calor a trabalhar com radiadores de baixa temperatura vai consumir muito mais do que ligada a piso radiante e não tira partido da enorme inércia térmica da estrutura do imóvel.


    Jorge,

    com a altherma 3 e radiadores normais facilmente se consegue um deltat de 40, que deve dar uma potencia por elemento de +/- 110 w (digo eu) ... assim sendo existindo necessidades de aquecimento de 60w/m2 , que acho que já vi contas por aí nesse sentido e ate menos, para uma divisão de 50 m2, seriam necessários 27 elementos, o que não é nada de especial... ou seja para uma habitação de 130 m2 seriam 70 elementos... que da uma potencia de 7700w

    e fica mt mais barato que prh, ou estou a ver mal?
    • eu
    • 15 outubro 2018

     # 17

    Colocado por: ASM25e fica mt mais barato que prh


    Mas não queira comparar o conforto de um aquecimento por piso radiante com aquecimento por convecção de ar quente.
    Concordam com este comentário: jorgealves, ASM25
  15.  # 18

    Colocado por: ASM25com a altherma 3 e radiadores normais facilmente se consegue um deltat de 40, que deve dar uma potencia por elemento de +/- 110 w
    mais coisa menos coisa.

    Colocado por: ASM25assim sendo existindo necessidades de aquecimento de 60w/m2
    isso é num imóvel com muito bom isolamento térmico e mesmo assim numa zona com poucas necessidades (cuidado que no PRH isso é o normal pois precisa de muito menos potencia para atingir o nível de conforto ideal)

    Colocado por: ASM25para uma habitação de 130 m2 seriam 70 elementos... que da uma potencia de 7700w
    tenho algumas maquinas da anterior geração a funcionar assim na zona de Sintra e Cascais, mas os consumos mesmo sendo mais baixos que o gás canalizado ou gasóleo, não são comparáveis com os consumos de PRH.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASM25
  16.  # 19

    Colocado por: jorgealvesmais coisa menos coisa.

    isso é num imóvel com muito bom isolamento térmico e mesmo assim numa zona com poucas necessidades (cuidado que no PRH isso é o normal pois precisa de muito menos potencia para atingir o nível de conforto ideal)

    tenho algumas maquinas da anterior geração a funcionar assim na zona de Sintra e Cascais, mas os consumos mesmo sendo mais baixos que o gás canalizado ou gasóleo, não são comparáveis com os consumos de PRH.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ASM25


    Jorge, e que valor usaria, para umas contas de merceeiro, para uma situação como esta, moradia "normal", em vez dos 60w/m2?

    a que temperatura tem a agua a ir para os radiadores nessas moradias de Sintra ?
  17.  # 20

    Aproximadamente 80w/m2 a 120w/m2.

    A anterior geração tem limites máximos 55°C ida com 8°K diferencial.

    No entanto é preciso calcular as perdas energéticas.

    Os: com 12°C ext a máquina de 8Kw nominais tem 10Kw efectivos.
 
0.0175 seg. NEW