Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 701

Colocado por: NPRP
    Bom, sem adiantar valores concretos, como o Zedasilva já muito bem adiantou, foi algo que surgiu apenas depois de saber a que profundidade estava o firme. A solução inicialmente pensada era de facto sapatas mas dado a circunstância nova tivemos que a abandonar.. foi refeito o projeto em termos de estrutura, a solução “ensoleiramento geral” foi submetida ao empreiteiro e depois acertado entre DO-DT-DF a melhor solução para que a coisa não derrapasse ainda mais do que já estava a derrapar face ao projectado de origem. Em resumo, os projectista apresentou a “solução óptima “ e todos em conjunto decidimos pela “solução boa” por forma a que a carteira do DO não se esvaísse em sangue.. mas que sangrou.. sangrou obviamente. 🤷‍♂️

Ainda bem que tem o fiscal, dt assumir a responsabilidade por essa irresponsabilidade.
    Nunca tinha visto nenhum ensoleiramento suspenso, nem menos assentado em cima de um solo frágil.
    Pode ser que não chova muito e isso se aguente até fazerem um muro na frente.

Ainda ninguém me respondeu é como vão fazer impermeabilização na parte norte da casa.

Infelizmente cada vez mais na nossa construção é só patos bravos.
    Afinal DO em princípio é só um trabalho, já o empreiteiro são vários, por isso mais vale não dizer que não ao empreiteiro.
    Já não existem fiscais com eles no sítio.
    • RUIOLI
    • 10 outubro 2021 editado

# 702

O meu ensoleiramento, 60 m2 com 0,4m de altura, tem nas medições:
    1,5 ton de aço = +-1150€ + IVA
    24 m3 de betão = +-1600 € + IVA
    6 m3 de betão de limpeza = +-350€ + IVA
    Em betão e aço +- 52€/ m2 de implantação

Mas facilitou muito a execução, nomeadamente do isolamento térmico para cumprir a "regra do lápis" e permitiu-me usar manta bentonitica em vez de telas betuminosas ou EPDM que me iam sair ao dobro/quadruplo do preço.

Infelizmente não tenho dados para precificar a mão de obra, se não fosse feita em duas fases, seriam estes os tempos:
    - Cofragem e betonagem 2 horas, 2 homens;
    - Armação de ferro - 12 horas, um oficial e 3 ajudantes. Neste caso já fizeram uma boa parte do ferro dos muros.

Não estou nada arrependido, mas tb tenho uma área de implantação pequena...
  2.  # 703

Densidade de apenas 62kg, ja tenho visto ensoleiramentos com o dobro
    • mica
    • 10 outubro 2021

# 704

Colocado por: RUIOLIO meu ensoleiramento, 60 m2 com 0,4m de altura, tem nas medições:

Mas facilitou muito a execução, nomeadamente do isolamento térmico para cumprir a "regra do lápis" e permitiu-me usar manta bentonitica em vez de telas betuminosas ou EPDM que me iam sair ao dobro/quadruplo do preço.

Infelizmente não tenho dados para precificar a mão de obra, se não fosse feita em duas fases, seriam estes os tempos:
    - Armação de ferro - 10 horas, um oficial e 3 ajudantes. Neste caso já fizeram uma boa parte do ferro dos muros.

Eu se disse se ao meu empreiteiro que comprava o material e pagava lhe a mão de obra ele mandava me fazer eu ou arranjar quem o fizesse.
  3.  # 705

Colocado por: DR1982Densidade de apenas 62kg, ja tenho visto ensoleiramentos com o dobro

145kg/m3 com 0.25m de espessura, será mais convencional?
  4.  # 706

Colocado por: DR1982Densidade de apenas 62kg,

Ferro de 12 afastado a 15 na malha inferior e superior, mas as vigas de fundação em toda a periferia com 4 + 4 ferros de 12 e estribos de ferro de 8 afastado a 15
    Concordam com este comentário: DR1982
  5.  # 707

Colocado por: micaEu se disse se ao meu empreiteiro que comprava o material e pagava lhe a mão de obra ele mandava me fazer eu ou arranjar quem o fizesse.

O meu se dissesse isso, eu ia contratar o mesmo gajo que ele contratou :) Assim, ainda ganhou algum...
  6.  # 708

Colocado por: RUIOLIO meu ensoleiramento, 60 m2 com 0,4m de altura, tem nas medições:

- Armação de ferro - 12 horas, um oficial e 3 ajudantes. Neste caso já fizeram uma boa parte do ferro dos muros.

Essa mão de obra inclui corte e dobragem dos varões ou já vinha tudo cortado? Foi só malha inferior e superior ou tinha vigas também? Tenho que exigir mais dos meus trabalhadores!
    Concordam com este comentário: mica
    • DR1982
    • 10 outubro 2021 editado

# 709

Colocado por: mica

Eu se disse se ao meu empreiteiro que comprava o material e pagava lhe a mão de obra ele mandava me fazer eu ou arranjar quem o fizesse.
    Acredito, mas nao deixa de ser engraçado perceber que custa tanto a mao de obra como o material, 130 de material mais 130 de mao de obra e voce ate teve um orçamento bom
  7.  # 710

Colocado por: RUIOLI

Ferro de 12 afastado a 15 na malha inferior e superior, mas as vigas de fundação em toda a periferia com 4 + 4 ferros de 12 e estribos de ferro de 8 afastado a 15
    Concordam com este comentário:DR1982
    Eu nos ensoleiramentos em que fiz ferro nao me lembro de ter metido vigas nenhumas, malha inferir e superior, U’s em
    Toda a volta e siga :)
  8.  # 711

O meu se dissesse isso, eu ia contratar o mesmo gajo que ele contratou :) Assim, ainda ganhou algum...

Hahahaha top
  9.  # 712

Colocado por: ghost12Essa mão de obra inclui corte e dobragem dos varões ou já vinha tudo cortado? Foi só malha inferior e superior ou tinha vigas também? Tenho que exigir mais dos meus trabalhadores!

Malha inferior, malha superior e vigas no perímetro. Arranques dos muros na primeira parte do ensoleiramento e nesta segunda parte (foi feito em duas fases) fizeram também os muros (uns 16 m de muro).

Estes gajos do ferro são umas máquinas. Da primeira vez não tinha máquina, dobraram o ferro a braço.
  10.  # 713

Colocado por: RUIOLIdobraram o ferro a braço.
    De 12:)
  11.  # 714

Colocado por: DR1982De 12:)

E o dos arranques dos pilares com ferro de 16.

Da segunda vez, com máquina, estava lá um gajo na mesa de DJ a moldar ferro, outro a cortar e dois a atar.
    • mica
    • 10 outubro 2021

# 715

Mas o meu não subcontratou... só se abrisse uma empresa e lhe fosse roubar os funcionários.
    • mica
    • 10 outubro 2021

# 716

Colocado por: DR1982Acredito, mas nao deixa de ser engraçado perceber que custa tanto a mao de obra como o material, 130 de material mais 130 de mao de obra e voce ate teve um orçamento bom

Não tive mais baratos de m³ de betão
  12.  # 717

Colocado por: mica

Não tive mais baratos de m³ de betão

Acredito tal como eu disse é um bom preço, ainda assim e dada a facilidade de um ensoleiramento 130euros para mao de obra em cada m3 é muito bom
  13.  # 718

Colocado por: Cass2022

Nunca tinha visto nenhum ensoleiramento suspenso, nem menos assentado em cima de um solo frágil.

Onde é que viu um ensoleiramento suspenso?
    Quanto ao solo frágil, que dados possui para afirmar isso?
  14.  # 719

Colocado por: pguilherme
    145kg/m3 com 0.25m de espessura, será mais convencional?
    Tendo menos espessura a densidade é sempre maior, pelo menos eu tenho essa ideia
  15.  # 720

Colocado por: micaMas o meu não subcontratou... só se abrisse uma empresa e lhe fosse roubar os funcionários.

É isso, conforme a música, assim se dança... já na parte de pedreiro, os funcionários são dele, não meto materiais com exceção dos isolamentos térmicos, porque tenho um fornecedor que me faz preço de amigo e não quero poupar na térmica e acústica.
    Concordam com este comentário: mica

0.2496 seg. NEW