Colocado por: NPRP
Bom, sem adiantar valores concretos, como o Zedasilva já muito bem adiantou, foi algo que surgiu apenas depois de saber a que profundidade estava o firme. A solução inicialmente pensada era de facto sapatas mas dado a circunstância nova tivemos que a abandonar.. foi refeito o projeto em termos de estrutura, a solução “ensoleiramento geral” foi submetida ao empreiteiro e depois acertado entre DO-DT-DF a melhor solução para que a coisa não derrapasse ainda mais do que já estava a derrapar face ao projectado de origem. Em resumo, os projectista apresentou a “solução óptima “ e todos em conjunto decidimos pela “solução boa” por forma a que a carteira do DO não se esvaísse em sangue.. mas que sangrou.. sangrou obviamente. 🤷♂️
Colocado por: RUIOLIO meu ensoleiramento, 60 m2 com 0,4m de altura, tem nas medições:
1,5 ton de aço = +-1150€ + IVA
24 m3 de betão = +-1600 € + IVA
6 m3 de betão de limpeza = +-350€ + IVA
Em betão e aço +- 52€/ m2 de implantação
Mas facilitou muito a execução, nomeadamente do isolamento térmico para cumprir a "regra do lápis" e permitiu-me usar manta bentonitica em vez de telas betuminosas ou EPDM que me iam sair ao dobro/quadruplo do preço.
Infelizmente não tenho dados para precificar a mão de obra, se não fosse feita em duas fases, seriam estes os tempos:
- Cofragem e betonagem 2 horas, 2 homens;
- Armação de ferro - 10 horas, um oficial e 3 ajudantes. Neste caso já fizeram uma boa parte do ferro dos muros.
Não estou nada arrependido, mas tb tenho uma área de implantação pequena...
Colocado por: DR1982Densidade de apenas 62kg, ja tenho visto ensoleiramentos com o dobro
Colocado por: DR1982Densidade de apenas 62kg,
Colocado por: micaEu se disse se ao meu empreiteiro que comprava o material e pagava lhe a mão de obra ele mandava me fazer eu ou arranjar quem o fizesse.
Colocado por: RUIOLIO meu ensoleiramento, 60 m2 com 0,4m de altura, tem nas medições:
1,5 ton de aço = +-1150€ + IVA
24 m3 de betão = +-1600 € + IVA
6 m3 de betão de limpeza = +-350€ + IVA
Em betão e aço +- 52€/ m2 de implantação
Mas facilitou muito a execução, nomeadamente do isolamento térmico para cumprir a "regra do lápis" e permitiu-me usar manta bentonitica em vez de telas betuminosas ou EPDM que me iam sair ao dobro/quadruplo do preço.
Infelizmente não tenho dados para precificar a mão de obra, se não fosse feita em duas fases, seriam estes os tempos:
- Cofragem e betonagem 2 horas, 2 homens;
- Armação de ferro - 12 horas, um oficial e 3 ajudantes. Neste caso já fizeram uma boa parte do ferro dos muros.
Não estou nada arrependido, mas tb tenho uma área de implantação pequena...
Colocado por: micaAcredito, mas nao deixa de ser engraçado perceber que custa tanto a mao de obra como o material, 130 de material mais 130 de mao de obra e voce ate teve um orçamento bom
Eu se disse se ao meu empreiteiro que comprava o material e pagava lhe a mão de obra ele mandava me fazer eu ou arranjar quem o fizesse.
Colocado por: RUIOLIEu nos ensoleiramentos em que fiz ferro nao me lembro de ter metido vigas nenhumas, malha inferir e superior, U’s em
Ferro de 12 afastado a 15 na malha inferior e superior, mas as vigas de fundação em toda a periferia com 4 + 4 ferros de 12 e estribos de ferro de 8 afastado a 15
Colocado por: RUIOLI
O meu se dissesse isso, eu ia contratar o mesmo gajo que ele contratou :) Assim, ainda ganhou algum...
Colocado por: ghost12Essa mão de obra inclui corte e dobragem dos varões ou já vinha tudo cortado? Foi só malha inferior e superior ou tinha vigas também? Tenho que exigir mais dos meus trabalhadores!
Colocado por: RUIOLIdobraram o ferro a braço.De 12:)
Colocado por: DR1982De 12:)
Colocado por: RUIOLI
O meu se dissesse isso, eu ia contratar o mesmo gajo que ele contratou :) Assim, ainda ganhou algum...
Colocado por: DR1982Acredito, mas nao deixa de ser engraçado perceber que custa tanto a mao de obra como o material, 130 de material mais 130 de mao de obra e voce ate teve um orçamento bom
Colocado por: mica
Não tive mais baratos de m³ de betão
Colocado por: Cass2022
Nunca tinha visto nenhum ensoleiramento suspenso, nem menos assentado em cima de um solo frágil.
Colocado por: pguilhermeTendo menos espessura a densidade é sempre maior, pelo menos eu tenho essa ideia
145kg/m3 com 0.25m de espessura, será mais convencional?
Colocado por: micaMas o meu não subcontratou... só se abrisse uma empresa e lhe fosse roubar os funcionários.