Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 901

Colocado por: EnerA questão que coloquei não tem nada haver com layout do quarto, tem haver com hierarquia dos diferentes espaços e como se interligam (quarto, zona de vesti, WC.)

Sim, isto.

A gíria impediu a mensagem, mas posso reformular: pode pelo menos descrever as "regras básicas" da hierarquia dos diferentes espaços e como se interligam (quarto, zona de vesti, WC)?
  2.  # 902

Colocado por: NPRPOra então nova versão, a do dia 23/01/22. 😁
    Vá lá não dêem muita pancada, mas na verdade eu adoro estudar as várias possibilidades.. tudo terá os seus pontos fortes e pontos fracos, mas por acaso gosto bastante como fica “resolvida” e arrumada a questão do closet.
    Enfim, mais uma possibilidade entre tantas. O meu sincero obrigado a toda a Malta que tem opinado e dado dicas e sugestões. 👍
      1866A305-842B-434E-B38C-75C42DD5B07C.jpeg
    Depasiado open pra meu gosto
  3.  # 903

Yah, trocar podia ser interessante por ter menos ruído no quarto e talvez na proporção dos espaços disponíveis. Mas entrar pela IS seria bizarro e por vezes pouco prático.

Mas esse duche tá top :)
    Concordam com este comentário: mica
    • Ener
    • 23 janeiro 2022

# 904

Colocado por: marco1não ensine o padre nosso ao padre, já está a desviar o assunto para coisas regulamentares ??

Tera de puxar dos galões com outra pessoa que comigo não resulta.

Eu não estou a desviar assunto nenhum, se é arquitecto mas a vontade de um cliente é mais importante que a hierarquização de espaços, é a sua escolha enquanto arquitecto, lá saberá a qualidade de arquitectura que faz.
    • Ener
    • 23 janeiro 2022

# 905

Colocado por: pguilherme
    Sim, isto.

A gíria impediu a mensagem, mas posso reformular: pode pelo menos descrever as "regras básicas" da hierarquia dos diferentes espaços e como se interligam (quarto, zona de vesti, WC)?

Basta pensar a "importância" se cada um e do funcionamento dos mesmos. Qual a área com a função principal? Se é um quarto, as pessoas irão dar uso principal, descansar/ dormir. O WC e zona de vestir são áreas complementares, até porque nem todos os quartos as têm e "existem" na mesma. Acesso à zona de vestir pela WC faria algum sentido? E o oposto? E o acesso independente a cada um deles? Diversas possibilidades de se interligarem, quando à sua hierarquização não existem dúvidas.
  4.  # 906

Colocado por: EnerO WC e zona de vestir são áreas complementares, até porque nem todos os quartos as têm e "existem" na mesma.

Sim, um quarto pode existir sem closet ou WC.

Colocado por: EnerAcesso à zona de vestir pela WC faria algum sentido? E o oposto? E o acesso independente a cada um deles? Diversas possibilidades de se interligarem, quando à sua hierarquização não existem dúvidas.

Fiquei na mesma. Quais são as regras formais? Talvez possamos partir daí...
    Coloca uma questão e à sua oposta. E em nenhuma delas as respostas me parecem triviais.
    Pessoalmente evitaria ter uma WC como circulação (sujos, humidades, privacidade, etc), mas o closet não vejo porque não, seja em ligação com a WC ou na entrada do quarto.

O tema parece complicar-se quando se equacionam espaços abertos ou semi-abertos. Daí que ache que talvez as regras de arquitectura que fala possam descrever formalmente estes cenários e dar-nos algumas luzes.
  5.  # 907

Colocado por: EnerPassar no meio da zona de vestir para chegar "ao quarto" faz pouco sentido. Péssima hierarquização dos espaços.

Então qual é a melhor hierarquização dos espaços dentro de um quarto?
    Para mim, a zona mais intima de um quarto é a cama, pelo que é essa zona que deverá estar o mais longe possível da porta, ou se entra no quarto pelo closet ou pelo Wc, como entrar pelo WC também não me parece grande ideia só resta o closet.
    Caso os €€€€ não sejam um problema pode sempre fazer um hall de entrada, ou uma sala.
  6.  # 908

Colocado por: Pickaxe
    Então qual é a melhor hierarquização dos espaços dentro de um quarto?
    Para mim, a zona mais intima de um quarto é a cama, pelo que é essa zona que deverá estar o mais longe possível da porta, ou se entra no quarto pelo closet ou pelo Wc, como entrar pelo WC também não me parece grande ideia só resta o closet.
    Caso os €€€€ não sejam um problema pode sempre fazer um hall de entrada, ou uma sala.
    ou uma sala de leitura.
  7.  # 909

Colocado por: Alkimiaou uma sala de leitura.

Ou um local para a bicicleta estática, para o tapete de ioga, para o saco de boxe, para o jacuzzi interior, para a secretária onde tem o PC, ou para a maquilhagem... Ou onde fica a poltrona onde se senta para apertar os cordões dos sapatos, ou a casinha onde dorme o gato, etc... etc...
    • Ener
    • 24 janeiro 2022

# 910

Colocado por: PickaxePara mim, a zona mais intima de um quarto é a cama, pelo que é essa zona que deverá estar o mais longe possível da porta

Estamos a falar de um quarto numa casa (provavelmente o último quarto a aceder do corredor), ou de um dos quarto de hotel onde no corredor vão andar outros hóspedes?
  8.  # 911

Acho que esta questão da intimidade não se coloca tanto neste caso.
    Mas a questão das vistas/vãos sim!
    É pertinente que a zona de dormir fique estrategicamente posicionada tendo em conta o exterior, certo? (E as outras devem relacionar-se com esta zona de dormir de forma funcional, e tb conversando com o exterior se possível)
    • NPRP
    • 24 janeiro 2022

# 912

Ora bem caros Foristas, depois de muito desenho, muita tentativa e erro, se nada obstar a nível técnico, chegamos ao resultado final.
    A sublinhar:
    1) entrada na suite corrida mas sem “ corredor” até ao final conforme proposta inicial;
    2) closet de dimensões generosas com luz natural virada a sul e relativamente quadrado.
    3) entrada direta closet - wc sem necessidade de passar pelo quarto;
    4) entrada direta closet - quarto sem necessidade de passar pelo wc;
    5) sanita escondida da porta de entrada;
    6) chuveiro central
    7) quarto com 16 m2
    8) não preciso de alterar o vão a poente já aprovado.
    9) possível vidro aos pés da banheira de pousar ou então fica mesmo aberto;
    10) quase total independência wc - quarto em termos de privacidade (dado que não queremos fechar totalmente a parede ao lado da janela.
    Gostamos do resultado final e julgo não me estar a escapar nada de relevante. 😁
      1515967A-CB17-496A-B72C-50589F85C569.jpeg
  9.  # 913

Provavelmente quem estiver na cama vai ver reflectido no vidro da janela tudo o que estiver a ser feito no wc, principalmente á noite. De resto, tendo em conta as condicionantes, parece a solução mais equilibrada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  10.  # 914

Eu ainda ponderei uma solução parecida com essa sua da janela, na altura ainda equacionei uma porta de correr para poder tapar contra a janela
    • NPRP
    • 24 janeiro 2022

# 915

Colocado por: DR1982Eu ainda ponderei uma solução parecida com essa sua da janela, na altura ainda equacionei uma porta de correr para poder tapar contra a janela

Pois mas eu acho que uma porta de correr a ir dar ao vidro não tem nada a ver por isso ou leva um vidro fixo ou não leva nada.
  11.  # 916

Colocado por: NPRP
    Pois mas eu acho que uma porta de correr a ir dar ao vidro não tem nada a ver por isso ou leva um vidro fixo ou não leva nada.
    No meu caso a opção era ficar aberto para o closet, nao me chateava, ficar aberto para o quarto ja nao queria para mim
  12.  # 917

O vao do quarto é a poente?
    • NPRP
    • 24 janeiro 2022

# 918

Colocado por: SirruperO vao do quarto é a poente?

Certo. Mas estamos no douro litoral, este vão tem pala (que de verão e depois das 16h já pouco protege é certo, mas também vai haver estores exteriores e no limite leva com um a/c mais tarde caso haja necessidade.
  13.  # 919

Esta última solucao pressupoe a zona da banheira aberta para o quarto?
    Neste programa que utiliza nao consegue fazer uma opcao com o closet invertido com o wc?
    • NPRP
    • 24 janeiro 2022

# 920

Colocado por: SirruperEsta última solucao pressupoe a zona da banheira aberta para o quarto?

Sim, e tenho consciência que não é uma solução consensual. Mas não quero diminuir ao vão nem ter uma porta de correr a ir dar... ao vidro.

0.3293 seg. NEW