Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Passei cerca de 11 meses no estrangeiro com a família por motivos profissionais; agora voltei e tivemos uma surpresa completamente inesperada.

    O meu sogro, um antigo empreiteiro que encerrou a sua empresa no milénio passado, contactou um arquitecto que em tempos trabalhou com ele e decidiu começar a construção de uma vivenda no terreno dele (cave parcialmente subterrada em 3 das 4 fachadas + r/c + sotão habitável) . Acontece que só esta semana em que chegamos é que nos informou que o terreno e a vivenda em construção serão doados à minha esposa.

    Isto seria uma maravilha caso tivessem sido cumpridas boas práticas de construção. Ora vejamos:

    - As sapatas foram realizadas sem isolamentos e sem impermeabilizações. Como remedeio isto?

    - Os muros de betão da cave assim como os pilares foram realizados sem isolamento térmico e acústicos e sem impermeabilizações; a olho nú vejo facilmente aglomerados de brita. Como resolvo ou remedeio isto?

    - A lage de fundo da cave ainda não foi realizada; ainda só tem colocado brita e nem chega a 5 cm; caso suba mais 10 cm já passa a altura da viga de fundação mas não haverá problema porque o pé direito "limpo" previsto era de 2,50m.

    - Apesar de estarem previstos drenos exteriores em redor da casa ainda só tem os buracos (completamente alagados); não sei se já estará a causar danos. Drenos interiores por baixo da habitação ajudariam a minimizar males maiores?

    - O rés do chão tem paredes exteriores de tijolo de barro de 20cm (está previsto uma interior de 11cm); existem 2 paredes interiores de tijolo de 20 que unem vigas de sustentação de betão de 20 x 20 cm. Paro com a construção das paredes interiores em tijolo e começo com pladur?

    - A lage do rés do chão não está impermeabilizada nem isolada termica nem acusticamente; a lage entre o rés do chão e o sotão que será enchida talvez daqui a 2 dias será realizada nas mesmas condições. Como posso remediar isto?

    - No alpendre e nas varandas já foram colocados pilares de granito da minha terra (Ponte de Lima - Arcozelo) que só saem para fora da lage cerca de 3-4 cm (o que acho me impede de fazer um isolamento externo em condições com p.e. capoto). Como remedeio?

    - Detesto a disposição da cozinha; a mesa de jantar fica a tapar 3 portas!!!

    Tenho a plena consciência que o meu bebé nasceu com problemas escusados à nascença pois foi construído com técnicas ultrapassadas. Nestas condições e sem ter falado com o arquiteto, engenheiro e trabalhadores (pois não sinto confiança em nenhum deles depois do que vi), quais as melhores soluções para evitar males maiores que aqueles que terei se não tratar destes problemas de isolamentos e impermeabilizações?

    Colocados estes males todos, acho que vou excluir o isolamento com capoto porque só tenho 4-5 cm para tal. Desta forma, penso que terei que optar por isolamento interno.
    Na cave, para complementar a parede de betão e tendo em conta que não foi impermeabilizada nem isolada, coloco pladur ou tijolo?
    - No R/C, paro com a alvenaria em tijolos e começo com pladur?
    - Onde tiver betão, tenho que impermeabilizar e isolar para evitar humidades e pontes térmicas?

    Estou desesperado! Por um lado não quero criticar o meu sogro pois as intenções dele eram melhores que boas; por outro, apetece-me esfolá-lo vivo pois tá-me a por a cabeça em água!
  2.  # 2

    Cave

    PS: Estou a ponderar inicialmente só fazer as paredes que separam a garagem das restantes zonas.
  3.  # 3

    Rés do Chão

    Como resolveriam a situação da mesa de jantar?

    PS: única planta 2D que ainda me foi disponibilizada.
    A borrona estão marcadas as paredes de alvenaria que foram realizadas.
    A casa de banho social não terá bidé; terá duche ao invés de banheira.
      Rés do Chão.jpg
  4.  # 4

    Contrate um arquitecto para o acessorar nessas questões após visita técnica ao local.
  5.  # 5

    deixe-o acabar a moradia e depois venda-a passado uns tempos, de outra forma só vai arranjar problemas com a construção e com o seu sogro.

    lembre-se de boas intenções está o inferno cheio.
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasContrate um arquitecto para o acessorar nessas questões após visita técnica ao local.


    Sinto que se fizer isso estou a ser mal agradecido.
  7.  # 7

    Sabe que como ainda não tem licença de utilização, fazendo alterações precisa de pelo menos submeter telas finais.
    Outra coisa... A obra está com o alvará de construção ainda em vigor? ou já caducou? Está tudo de acordo com os projectos aprovados?
  8.  # 8

    Colocado por: jorgealvesdeixe-o acabar a moradia e depois venda-a passado uns tempos, de outra forma só vai arranjar problemas com a construção e com o seu sogro.

    lembre-se de boas intenções está o inferno cheio.


    Se é possível melhorar habitações prontas, também deve ser possível remediar esta habitação.

    Como a tentaria melhorar em termos de isolamento e impermeabilizações?
    • acj
    • 16 outubro 2018

     # 9

    Meta fotos , deve ajudar a obter opiniões mais assertivas
    Concordam com este comentário: Dr Mina
  9.  # 10

    Termicamente resolve com Pladur a forrar as paredes e uns tectos falsos com duplo isolamento térmico.

    Impermeabilização das paredes externas enterradas com tubo grodreno e tela pitonada ao redor da moradia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dr Mina
  10.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasSabe que como ainda não tem licença de utilização, fazendo alterações precisa de pelo menos submeter telas finais.
    Outra coisa... A obra está com o alvará de construção ainda em vigor? ou já caducou? Está tudo de acordo com os projectos aprovados?


    Parece-me que está condisente com o projeto que tenho mas sinceramente não andei a medir. O alvará está em vigor até 2020 mas terá que ser alterado ao passar o terreno para a minha esposa.
  11.  # 12

    Colocado por: acjMeta fotos , deve ajudar a obter opiniões mais assertivas


    Logo à tardinha colocarei.
  12.  # 13

    A cavalo dado, não se olha o dente.
    Concordam com este comentário: Dr Mina, jorgferr
  13.  # 14

    Colocado por: PicaretaA cavalo dado, não se olha o dente.

    Verdade!
    Mas posso sempre dar uma escovadela ao cavalo e enxotar-lhe as moscas:
    Concordam com este comentário: Dr Mina
  14.  # 15

    Colocado por: PicaretaA cavalo dado, não se olha o dente.


    É um pouco por aqui.

    Aceite de bom grado o que lhe foi dado e resolva agora você essas situações, com fundos próprios, sem incomodar o velho. Você fica mais descansado e ele não fica injuriado.

    Dizer mal de tudo o que ele fez ou vender pode ser (quase de certeza que é o caso) considerado uma injúria, uma afronta. Se ele quisesse que ficassem com o dinheiro tinha-vos dado um molho de notas. Se vos deu uma casa, é porque faz questão que ali morem.

    O valor material pode ser o mesmo em blocos/cimento ou notas, mas o valor emocional é completamente diferente. Respeitem isso e façam melhorias localizadas, até o podem chamar para ajudar que muitos até nem levam a mal.

    Cuidado com as dinâmicas familiares, são o maior problema nesta questão. Bem ou mal construído, bem ou mal impermeabilizado, casas há muitas, famílias (boa ou má) só temos uma.
    Concordam com este comentário: Picareta, Pedro Barradas, Dr Mina, zinna, CMartin, ADROatelier, mlambelho
  15.  # 16

    Fachada principal virada para sul:

    Borrado a vermelho será subterrado; Por cima é o hall de entrada e porta janela da sala;
    À direita está a entrada para a garagem; por cima está uma varanda para a suite e para 1 quarto
      200EBF05-B632-446B-B3CA-55854EF884A3.jpeg
  16.  # 17

    Fachada virada para sul

    À esquerda varanda de quarto;
    À direita alpendre anexo à cozinha
    A vermelho será subterrado
      E86E26AD-9D9D-44A8-9374-E1AE52128879.jpeg
  17.  # 18

    Fachadas norte e nascente

    A vermelho será subterrado
      C03638BB-BD42-4FF7-9900-BAEEE5DDAB4D.jpeg
  18.  # 19

    Nichos de brita ou gravilha

    É só tapar com betão ou convém algum tratamento especial?
      51B8D806-D8B7-4249-AB90-B12B581A6D14.jpeg
  19.  # 20

    Imensa água junto às vigas de sustentação não impermeabilizadas
      422E23C0-E4A8-4F3F-9477-3E04BAA2528A.jpeg
 
0.0215 seg. NEW