Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite...
    Já alguém recebeu alguma SmS por Parte da Edp para passar na loja física da sua cidade para levantar um presente?

    EM vésperas de Aniversário, Recebi um SmS da EDP, para me deslocar à Loja, neste caso de Guimarães e levantar um presente, tirando a senha A e apresentando o código que vem na SmS.
    Alguém sabe do que se trata? vale a pena deslocar de propósito para tal?

    Obrigado
  2.  # 2

    Vá lá, e depois venha cá dizer qual foi o presente, pode não ser nada de jeito, mas é um serviço público que nos presta.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Belhinho
  3.  # 3

    Estou curioso em saber o resultado. Nunca ouvi falar disto..
  4.  # 4

    Aqui, já ninguém é cliente EDPcomercial...
  5.  # 5

    Boas.
    Só hoje consegui deslocar á EDP, e matada a curiosidade, não se trata de grande coisa.
    O Presente, após conferência do código sms, consistia na escolha entre uma garrafa de água reutilizável, um bloco de notas, ou 2€ de desconto na próxima fatura. Haveria ainda um Powerbank minúsculo e uma toalha de praia mas ambos esgotados.
    Dado que temos de gastar gasóleo, meter moeda no parquímetro e esperar 30 min, posso dizer que nada acrescentaram ao meu dia. 😆

    Saudações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief, skypt, Belhinho
  6.  # 6

    Colocado por: maxulalosBoas.
    Só hoje consegui deslocar á EDP, e matada a curiosidade, não se trata de grande coisa.
    O Presente, após conferência do código sms, consistia na escolha entre uma garrafa de água reutilizável, um bloco de notas, ou 2€ de desconto na próxima fatura. Haveria ainda um Powerbank minúsculo e uma toalha de praia mas ambos esgotados.
    Dado que temos de gastar gasóleo, meter moeda no parquímetro e esperar 30 min, posso dizer que nada acrescentaram ao meu dia. 😆

    Saudações
    Estas pessoas agradeceram este comentário:master_chief,Belhinho


    nao pense dessa forma..... ja viu o dinheiro que poupou a centenas ou milhares de leitores deste forum, que com a sua ajuda ja nao se vao deslocar á EDP??!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SACS, PedroGomes
  7.  # 7

    Colocado por: maxulalosBoas.
    Só hoje consegui deslocar á EDP, e matada a curiosidade, não se trata de grande coisa.
    O Presente, após conferência do código sms, consistia na escolha entre uma garrafa de água reutilizável, um bloco de notas, ou 2€ de desconto na próxima fatura. Haveria ainda um Powerbank minúsculo e uma toalha de praia mas ambos esgotados.
    Dado que temos de gastar gasóleo, meter moeda no parquímetro e esperar 30 min, posso dizer que nada acrescentaram ao meu dia. 😆

    Saudações
    Estas pessoas agradeceram este comentário:master_chief,Belhinho

    Se me acontecesse, isso teria desancado esses senhores.
    Que rico presente. Ao menos podia ser tipo um jogo, com vários prémios, um deles, desconto de energia durante um ano.
    • nwpt
    • 23 outubro 2018

     # 8

    Qual dos presentes escolheu? 😛
  8.  # 9

    Também nunca tinha ouvido falar de tal...

    Mas confesso que pelo título, esperava que o tópico fosse sobre outro tipo de "presente"...
  9.  # 10

    Parece que a EDP está a gozar connosco. Um bloco de notas? Uma toalha de praia?

    Ok está aqui ao pé de mim uma pessoa, que é má lingua, a dizer que no acto de entrega do presente eles actualizam os dados do utilizador e marcam uma mudança para o novo contador inteligente. Acontece que no estrangeiro há um movimento contra a instalação desses novos contadores porque básicamente fica-se uma antena emissora de spikes em casa e a radiação é mais que muita. Esses contadores não usam a rede GSM mas comunica cada contador com o contador da casa a seguir, isso quer dizer que por cada contador passa o tráfego de todo o bairro/prédio e dos prédios mais proximos. É um trafego constante na forma de spikes. Depois existem antenas no fim da linha que recebem os dados do ultimo contador, onde podem estar as leituras de todo um bairro (coitadinhos dos residentes desta casa) e enviam para os servidores da EDP. É muito mais barato assim do que colocar um cartão SIM em cada contador e usar a rede GSM para mandar as leituras por exemplo. Acontece que no Norte da Europa existem movimentos de cidadãos contra esta tecnologia e muitas pessoas pura e simplesmente se negam a mudar o contador.

    Acho que a EDP está apenas a preparar-se para o que vai acontecer aqui...mas o povo aqui é mais brando...
    • hangas
    • 23 outubro 2018 editado

     # 11

    Também já ouvi essas teorias da conspiração. Nessa e noutras vertentes. A dos "spikes" parece ser mais comum nos states. No R.U a mais comum é relativamente aos dados que os operadores colhem. Desde as questões de privacidade ao (ab)uso dessa informação e receio da implementação de tarifas dinâmicas e eventualmente surge billing (tal como acontece com a Uber - um preço KW/h bem mais elevado quando há mais procura e mais baixo (ou o valor base) nos períodos mortos.
    E isto em Portugal onde os reguladores parecem estar do lado dos operadores era bem capaz de ser possível.

    O meu start meter era GSM e enviava informação para o operador com uma resolução de 5min, incluindo valores para potencia real e aparente.
    Mas sei que existem variantes com base em redes LoRaWan em que transmitem para uma gateway na área.
      IMG_3906.JPG
      IMG_3902.JPG
  10.  # 12

    Colocado por: ParamonteParece que a EDP está a gozar connosco. Um bloco de notas? Uma toalha de praia?

    Ok está aqui ao pé de mim uma pessoa, que é má lingua, a dizer que no acto de entrega do presente eles actualizam os dados do utilizador e marcam uma mudança para o novo contador inteligente. Acontece que no estrangeiro há um movimento contra a instalação desses novos contadores porque básicamente fica-se uma antena emissora de spikes em casa e a radiação é mais que muita. Esses contadores não usam a rede GSM mas comunica cada contador com o contador da casa a seguir, isso quer dizer que por cada contador passa o tráfego de todo o bairro/prédio e dos prédios mais proximos. É um trafego constante na forma de spikes. Depois existem antenas no fim da linha que recebem os dados do ultimo contador, onde podem estar as leituras de todo um bairro (coitadinhos dos residentes desta casa) e enviam para os servidores da EDP. É muito mais barato assim do que colocar um cartão SIM em cada contador e usar a rede GSM para mandar as leituras por exemplo. Acontece que no Norte da Europa existem movimentos de cidadãos contra esta tecnologia e muitas pessoas pura e simplesmente se negam a mudar o contador.

    Acho que a EDP está apenas a preparar-se para o que vai acontecer aqui...mas o povo aqui é mais brando...
    Nada disso. A informação circula pela rede elétrica. Tipo uma power-line.
    • FFAD
    • 24 outubro 2018

     # 13

    pensei que fosse a nova forma de entregar facturas em atraso...

    se se lembram de fazer isso com as multas de trânsito...
  11.  # 14

    Colocado por: BelhinhoNada disso. A informação circula pela rede elétrica. Tipo uma power-line.


    A opção "power line" foi abandonada pelos chineses da EDP. Os contadores inteligentes deles usam uma LAN própria baseada na rede dos contadores, sendo que depois há gateways localizados estrategicamente para colectar os dados.Em média cada contador faz cerca de 10000 comunicações por dia com os contadores mais proximos, ou o gateaway. Um pouco como uma rede GSM própria. A opção "power line" não dá para todas as redes porque o sinal pode ser bloquedo nos postos de transformação.
 
0.0161 seg. NEW