Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, após alguma pesquisa e de ter falado com amigos e conhecidos sobre a forma mais barata e com resultados bons de aquecer a minha casa cheguei à conclusão que talvez um recuperador de calor a água seria o melhor. Neste momento tenho uma salamandra na sala mas os quartos ficam frios, ar condicionado está fora de questão porque fico sempre doente... E aquecedores a eletricidade no geral queria evitar visto que tenho acesso a lenha muito facilmente sem pagar.

    O objetivo seria aquecer 3 divisões, 2 quartos e a sala, que é onde vai estar o recuperador de calor. Pelas minhas contas no total são cerca de 250m cúbicos, 100 e pouco para a sala e ~50 para cada quarto.

    Estive a ver as ofertas de mercado e como a área não é assim tão grande encontrei um recuperador que me parece ideal, é dos mais baratos mas a eficiência é boa, é o olimatik echo 700 AC Hydro. Tem eficiência de 78%.

    Posto isto tenho algumas questões em relação aos radiadores e se seria melhor incorporar um termo acumulador no meio do circuito de água para manter a casa "morna" mais tempo.

    Já li noutros posts que quando se instala este tipo de recuperadores convém instalar também um radiador no local onde está o recuperador, é verdade?

    Com estas áreas qual seria o tamanho dos radiadores aconselhado?

    E já agora alguém já instalou um recuperador destes? qual a vossa opinião?

    Estou aqui a fazer estas perguntas pois o meu pai é canalizador e queria fazer a instalação com ele, pois ele tem conhecimentos para o fazer, mas em relação a tamanho de radiadores etc. ele já não tem bem a certeza quais seriam os melhores.

    Um grande abraço e obrigado
  2.  # 2

    Outros pormenores que podem ser úteis para quem me puder ajudar.

    É uma vivenda virada a sul no Algarve, janelas com vidro duplo nos quartos e sala, todos os quartos são virados a sul e a sala também.

    Outra questão, a casa tem tubagem para aquecimento a ar nos quartos, mas como a maioria das pessoas com que falei disseram-me que este tipo de sistemas não aquece praticamente os quartos decidi ir para este sistema a água, a tubagem tem de ser necessariamente em cobre? porque os as condutas de ar têm algumas curvas ligeiras e estava a pensar em utilizar tubo de PVC, ou algo similar que possa ser dobrado e isolado tal como tenho na saída do painel solar.

    Abraço e espero que alguém me possa ajudar
 
0.0088 seg. NEW