Iniciar sessão ou registar-se
    • Zecter
    • 18 outubro 2018 editado

     # 1

    Boa noite. Hoje e apos muita pesquisa estive a atualizar o sistema de aquecimento ca de casa. Optei por colocar 2 bombas circuladores ao inves de colocar uma valvula de 3 vias. Como se pode ver no esquema que deixo em anexo o termostato 1 comanda a bomba 1 que deveria fazer circular a agua entre a serpentina do termoacumulador e o fogao. O termostato 2 comanda a bomba 2 apenas quando a agua do aqs ja está a temperatura desejada e definida no termostato.

    O unico problema que encontrei é que mesmo so tendo a bomba 1 em funcionamento os radiadores ficam ligeiramente mornos o que significa penso eu que esta a ser enviada água pelo retorno dos radiadores.

    Por mais k ja tenha estado a ver esquemas, ja pedi até fotos a um amigo que tem uma instalacao parecida nao consigo entender onde me possa ter enganado na montagem do circuito.

    Se o meu esquema estiver todo correto acho que so consigo resolver se colocar uma valvula de. Retenção a esquerda da bomba 2.

    Dêm opiniões por favor
    Obrigado
      20181018_200231.jpg
    • tmmc
    • 21 outubro 2018

     # 2

    Os radiadores ficam mornos em cima ou em baixo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zecter
  1.  # 3

    Ficavam em baixo. Entretanto coloquei valvula de retenção antes da bomba n2 e esse problema ficou resolvido. Agora estou a tentar perceber outro problema. Quando ligo a bomba 1 ou 2 independentemente funciona 5*. Mas quando ponho as 2 em simultaneo o caso muda de figura. Faz imenso ruido nas tubagens junto das bombas /termoacumulador, mesmo tendo colocado as bombas na velocidade mínima
    • tmmc
    • 23 outubro 2018

     # 4

    Colocado por: ZecterFicavam em baixo. Entretanto coloquei valvula de retenção antes da bomba n2 e esse problema ficou resolvido. Agora estou a tentar perceber outro problema. Quando ligo a bomba 1 ou 2 independentemente funciona 5*. Mas quando ponho as 2 em simultaneo o caso muda de figura. Faz imenso ruido nas tubagens junto das bombas /termoacumulador, mesmo tendo colocado as bombas na velocidade mínima


    E o diametro dos tubos sabe? isso sao bombas a mais para o circuito que tem, a ver so por esse esquema. se so com 1 bomba funciona bem porque é que liga as 2?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zecter
    • Ivo F.
    • 23 outubro 2018 editado

     # 5

    Conforme tem esse circuito, teria de adicionar uma válvula de retenção, senão a água circula por todo o lado, colque algures entre o vaso e a bomba dos radiadores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zecter
  2.  # 6

    Colocado por: tmmc

    E o diametro dos tubos sabe? isso sao bombas a mais para o circuito que tem, a ver so por esse esquema. se so com 1 bomba funciona bem porque é que liga as 2?

    Sim sei. Todo o sistema está feito em tubo de 18mm. Tambem acho que a tubagem entre o fogão e a serpentina devia ser mais grossa mas ja estava assim feita.
    As 2 bombas foi em alternativa a valvula de 3 vias. Anteriormente entre o fogao e o termoacumulador funcionava por termosifao a bomba 2 so era accionada de forma manual num disjuntor.

    Montei o sistema assim porque achei que assim teria mais rendimento fazendo circular a agua primeiro entre o fogão e a serpentina e posteriormente assim k tivesse agua quente suficiente para consumo, ligar a bomba 2 para os radiadores
  3.  # 7

    Colocado por: Ivo F.Conforme tem esse circuito, teria de adicionar uma válvula de retenção, senão a água circula por todo o lado, colque algures entre o vaso e a bomba dos radiadores


    Entretanto ja coloquei uma valvula onde no esquema abaixo coloquei uma seta vermelha. Na verdade tambem ja aquacionei trocar de lugar para onde me aconcelha ou montar uma outra no tubo do vaso aberto.
  4.  # 8

    Um pequeno update. Hoje fui até ao sotao tentar perceber se descubria alguma forma de reduzir os ruídos das duas bombas a funcionar em simultâneo , e apos varios testes descubri que o ruído se forma essencialmente na bomba 1, e que se fechasse 3 quartos de um dos passadores que tenho antes ou depois da bomba que o barulho passava. O que explica que será mesmo excesso de velocidade na água.

    Do pouco que sei, parece-me que so tenho 2 hipoteses. Arranjar forma de quando o termostato da bomba 2 disparar para ligar a dita bomba fazer também que a bomba 1 pare e vice versa.

    Perceber se é possivel substituir o potenciómetro que regula a velocidade 1 2 3 da bomba 1 para um que diminua ainda mais a velocidade da bomba.

    Aumentar o diâmetro da tubagens principal entre o fogao e o termoacumulador será uma opção?

    Trocar a bomba 2 e colocá-la na parte de baixo do sistema de radiadores em vez de estar no sótão poderá também ser uma opção?

    Cumprimentos
  5.  # 9

    Colocado por: Anonimo06082021tudo o que é passadores seriam com valvulas de retenção incorporada como lhe disse.

    sistemas em circuito aberto não são assim tão simples como parecem....também lhe tinha dito isso.

    normalmente tem de ser usadas pendentes e mais uns truques....

    Sim eu sei. Mas por enquanto a válvula ja estava ca em casa e o passador com valvula incorporada ja está a ser tratado.
  6.  # 10

    Colocado por: Anonimo06082021a Roca tinha um livrinho tipo banda desenhada em que mostrava ao pormenor o funcionamento de um sistema de circuito aberto.

    veja se consegue arranjar um.....era um bom manual para si.

    Faz ideia do título do livro?
    Importa dizer para quem lê que apesar de nao ter desenhado para nao tornar o esquema + comfuso tenho 2 porgadores automaticos instalados. Se mesmo assim posso ter as nas tubagens
    ? É possível
  7.  # 11

    Alguma ideia???
  8.  # 12

    Por favor, alguém que me dê umas dicas novas para tentar resolver esta situação e conseguir colocar as 2 bombas a trabalhar em simultaneo. Por agora tenho andado manualmente a ativar 1 de cada vez. Quando ligo uma desligo a outra

    Obrigado
  9.  # 13

    Colocado por: ZecterPor favor, alguém que me dê umas dicas novas para tentar resolver esta situação e conseguir colocar as 2 bombas a trabalhar em simultaneo. Por agora tenho andado manualmente a ativar 1 de cada vez. Quando ligo uma desligo a outra

    Obrigado
    faz encravamento eléctrico com 2 relés.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zecter
  10.  # 14

    Colocado por: jorgealvesfaz encravamento eléctrico com 2 relés.
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues
    consegue-me explicar como faço isso.. Um exquema eletrico basicamente
  11.  # 15

    Usa o relé que está nas aqs para alternar e o sinal de arranque vem do rele do recuperador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zecter, mica
  12.  # 16

    Sergio troqueme as coisas por miudos por favor.

    Os termostatos têm 3 contactos o comum o que abre com o aumento da temperatura e o que faz exatamente o contrario. Isto em cada termostato. Quem é que liga a que e onde.

    Obrigado
  13.  # 17

    A fase vem do termostato do fogão e liga ao comum do termostato das aqs, depois liga a um contacto desses três contactos à fase de uma bomba e o outro contacto à fase da outra simples
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zecter
  14.  # 18

    Colocado por: Sergio RodriguesA fase vem do termostato do fogão e liga ao comum do termostato das aqs, depois liga a um contacto desses três contactos à fase de uma bomba e o outro contacto à fase da outra simples
    pff....picheleiros!!!

    Aplica um relé comandado pelo termostato das AQS que corte a bomba circulações do aquecimento enquanto trabalha a bomba de AQS, simples sendo preciso conhecimentos básicos de electricidade, se os não tem é melhor não mexer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zecter
  15.  # 19

    Já tem lá os termostatos k precisa pah, o mais simples é como eu disse, comando vem do termostato do recuperador e o das aqs é que alterna as bombas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zecter
  16.  # 20

    oh cromo e se for biifasico, como é que te safas? é só fases, dah
 
0.0216 seg. NEW