Iniciar sessão ou registar-se
    • mm85
    • 19 outubro 2018

     # 1

    Olá a todos!

    Estamos com grandes dificuldades em arranjar mão de obra (canalizador) para instalação de aquecimento central em nossa casa. Até agora tivemos 2 orçamentos. O primeiro pareceu-nos perfeitamente razoável mas acabou por não avançar pois o fornecedor, ao fim de um mês de espera disse-nos que afinal não tinha agenda para vir executar o trabalho. Esta semana recebemos o segundo orçamento e queria pedir a vossa ajuda no sentido de perceber se este valor é razoável e aceitável. Vou tentar expor todos os dados relativos ao trabalho para que possam ficar com uma ideia mais concreta.

    A nossa vivenda situa-se na Marinha Grande, foi concluída em 2014 e tem pré-instalação de aquecimento para radiadores. É uma vivenda terrea, e serão para aplicar 9 radiadores + caldeira a lenha Domusa Mix Therm 40 e depósito de inércia. Todos os materiais já estão comprados, necessitamos "apenas" de mão de obra. Acresce ainda que será para fazer as ligações necessárias para fazer aproveitamento também para o cilindro das aguas quentes que se encontra exatamente na mm divisão da instalação da caldeira.

    O primeiro orçamento que tivemos foi de 950€ + IVA. O segundo foi de 2060€ + IVA. Isto é razoável? Eu não gosto de desmerecer o trabalho dos outros, mas imaginando que temos aqui trabalho para 1 pessoa, uma semana, 2060€/40horas dá mais de 50€ + IVA por hora. O fornecedor frisa ainda que se trata de uma estimativa e que no final serão feitas as contas das horas de trabalho para ver se há acertos... Mas não diz quantas horas de trabalho estão incluídas nos tais 2060€ nem quanto custará cada hora caso leve mais tempo...

    Enfim, queria ouvir opiniões sobre estes valores e qual será a média expectável para um trabalho deste género.

    Obrigado pela ajuda que nos possam oferecer.
  1.  # 2

    De certeza que tem o material todo? É que quando fala em ligação às aqs por exemplo isso gasta sempre material,
    • mm85
    • 19 outubro 2018

     # 3

    O orçamento inclui só mão de obra, foi sempre referido que algum material a parte que fosse necessário seria depois cobrado a parte destes valores.
    • r.v
    • 19 outubro 2018

     # 4

    Meta ai umas fotos da casa das máquinas se faz favor..
  2.  # 5

    É a lei da oferta e da procura.

    Peça mais orçamentos.

    Não existem médias nem tabelas para este tipo de serviços.

    E quem assume a garantia da instalação?

    Nunca se deve comprar equipamentos sem ter um aplicador de confiança envolvido no processo.
    Concordam com este comentário: r.v, Picareta
    • r.v
    • 19 outubro 2018

     # 6

    Por aqui se for o picheleiro a fornecer o material,tem um preço de 85€ mais o menos por dia. Se for o cliente a fornecer o material sobe logo para 100€ ou mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mm85
  3.  # 7

    Qualquer um que apareça aí para montar o quer que seja, vai desdenhar do material e vai pressionar para pagar por isto, por aquilo e aqueloutro.

    É o que se queira, cada um pede o que quer, é a selva.
  4.  # 8

    Não é bem assim como a malta pensa, ou seja pedem a alguém mão de obra para montagem do equipamento chegasse lá e falta bombas circuladoras passadores válvulas de segurança vasos expansão válvula anti condensação válvula descarga térmica anti retornos tubagem exaustão etc etc
    Concordam com este comentário: jorgealves, Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mm85
  5.  # 9

    Colocado por: r.vPor aqui se for o picheleiro a fornecer o material,tem um preço de 85€ mais o menos por dia. Se for o cliente a fornecer o material sobe logo para 100€ ou mais.


    Eu nessa situação não cobraria menos de 200€/dia + IVA.. e ainda por cima não percebo um boi disso ;)
    • mm85
    • 19 outubro 2018

     # 10

    Colocado por: Sergio RodriguesNão é bem assim como a malta pensa, ou seja pedem a alguém mão de obra para montagem do equipamento chegasse lá e falta bombas circuladoras passadores válvulas de segurança vasos expansão válvula anti condensação válvula descarga térmica anti retornos tubagem exaustão etc etc
    Concordam com este comentário:jorgealves,Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mm85


    Como referi anteriormente, "O orçamento inclui só mão de obra, foi sempre referido que algum material a parte que fosse necessário seria depois cobrado a parte destes valores." No entanto ambos os fornecedores cá estiveram e puderam analisar o material que estava e faltava. O que faltar, ficou claro que estariam à vontade para trabalhar como precisam e cobrar esses valores à parte e respectivas deslocações que tenham de fazer. Como é óbvio, ninguém tem de pagar o que é meu.

    Não percebo muito bem qual é o grande inconveniente de estar cá o material, se querem cobrar algo a mais por esse motivo, tudo bem, como o fornecedor r.v referiu for ele a fornecer o material cobra um valor por dia e se for o cliente a fornecer cobra outro. Tudo bem, cada qual estipula as suas próprias regras e não acho descabidos os valores que indicou. Mas a esses valores por dia, 2060€ dá para andar aqui a montar aquecimento cerca de 20 dias. Não percebo pévia do assunto, mas não me parece que se demore 20 dias a fazer este trabalho.

    Só queria perceber se isto andava dentro de uma média ou não. Nada mais.
  6.  # 11

    Porque é que comprou o material, em vez de entregar tudo a um instalador?
    • mm85
    • 19 outubro 2018

     # 12

    Porque a primeira pessoa a quem tínhamos entregue o trabalho , cm é amiga da família preferiu desta forma. Então aconselhámo-nos na loja dos aquecimentos onde ele costuma adquirir os materiais e veio TD. Depois houve circunstâncias pessoais que o impediram de realizar o trabalho que estava combinado para finais de agosto. Há coisas na vida que não se controlam e não culpo a pessoa por isso. E foi onde TD descambou. Mas MT sinceramente não fazia ideia que seria assim uma pedra no sapato tão grande ter cá os materiais e pagar mão de obra a um canalizador. Mas agora já começo a perceber um pouco o porquê. Há mm ma vontade em trabalhar assim.
  7.  # 13

    Colocado por: mm85Há mm ma vontade em trabalhar assim.

    Porque depois se alguma coisa avaria você vai chatear o instalador e ele pode não ter culpa nenhuma, quando alguém fornece o material, ganha alguma coisa com isso, mas em caso de avaria ele tem que assumir tudo o que for mão de obra, e eventualmente alguns materiais.
    Só que não tiver trabalho é que lhe vai fazer isso, e nesta altura anda tudo cheio de trabalho, e há muitos oportunistas que se aproveitam nestas alturas.
    • mm85
    • 19 outubro 2018

     # 14

    Se o equipamento tiver problemas quem tem de me assegurar a garantia é o vendedor da máquina. Tenho noção disso. Mas percebo o seu argumento. Vou meter TD à venda no OLX e começar do 0...
  8.  # 15

    99% das pessoas que contatar não vão achar piada quando lhes diz que já tem o material comprado..

    Ou porque não gostam de trabalhar assim, material em falta (mesmo que pago à posterior) implica deslocações, tempo, etc.. E não têm, nem querem ter paciência, para isso.
    Ou porque o que tem comprado não presta, o material que eles usam é que é top.
    Ou isto, ou aquilo..

    Cada caso é um caso, não vejo qual o problema da e você ter o material e de um profissional o ir colocar. Se for preciso algo mais, que certamente será, que o debitem..

    No seu caso procurava antes um profissional que lhe desse um valor hora pela mão de obra..

    Perdia algum tempo com ele (sendo esse tempo pago) a fazer o levantamento do material necessário, comprava-o você ou o profissional caso o mesmo assim emtendesse, e depois era pagar o valor do tempo que o homem demore a montar isso.

    Não vejo qual o problema.
    Concordam com este comentário: Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mm85
  9.  # 16

    Colocado por: mm85Se o equipamento tiver problemas quem tem de me assegurar a garantia é o vendedor da máquina.

    Se o equipamento avariar, o fabricante substitui-o, mas não o instala.
    E se deixar de funcionar, como é que sabe se é defeito da instalação ou do material. Tem que chamar o instalador e depois ele verifica que o problema é do material, e ele não ganhou dinheiro para ter esse trabalho, alguns até descobrem que o problema é má instalação, mas vão dizer que a culpa é do material.
  10.  # 17

    Colocado por: De SousaNão vejo qual o problema.

    Pergunte ao James ou ao Jorge Alves se faziam isso...ou ao Sérgio
  11.  # 18

    Todas as pessoas têm um método de trabalho, e preferência por material X ou Y.

    Mas sendo profissional, tanto oferece garantia com o material X como com o Y.

    Por isso disse que em conjunto com o instalador verifiquem se o material está em conformidade e se está algo em falta.

    Se não fazem o trabalho não é por o material já estar comprado.
    És por falta de tempo, falta de interesse, falta de paciência para isso, etc..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mm85
  12.  # 19

    Acho que quem trabalha em prestação de serviços, todos pelos menos uma vez, já apanharam casos idênticos.

    Se é o ideal? Pode nem ser.. Por qualquer que seja o motivo..
    Mas faz-se o trabalho com garantia como qualquer outro..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mm85
    • mm85
    • 19 outubro 2018

     # 20

    A garantia quem dá é a entidade que me vende o material. Se tenho de chamar o canalizador para reinstalar obviamente que tenho de lhe pagar. Nem está em causa isso. Se avaria, o instalador tem de vir ver e esse tempo em que vem fazer o diagnóstico do problema tbm tem de ser pago. So se for má instalação é que fica por conta do instalador.
    Mas pronto, por mim está TD esclarecido e ao menos já percebi o porquê das coisas.
    Obrigado pelas contribuições. Bem hajam.
 
0.0225 seg. NEW