Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    ... Não dêm má fama ao sistema ETICS, só porque uma fachada ventilada + ETICS ardeu na Russia, ainda por cima, um edificio de GRANDE ALTURA.. e analisando bem a coisa.. o materuial de isolamento está lá, e o que ardeu foi o sistema das placas da fachada ventilada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  2.  # 22

    Eu acho que fez um efeito pirotecnico interessante, só ultrapassavel com a Expo 1998 na festa da inauguração e com a passagem de ano na Ilha da Madeira :)

    Brincadeiras à parte...

    Alguem já sabe qual foi o motivo?
  3.  # 23

    Colocado por: vasco tomeAlguem já sabe qual foi o motivo?


    Deve ter sido isto
    Colocado por: Anonimo18072022Amas sim uma fachada ventilada onde o efeito chaminé contribui bastante mais para que perante uma "ignição" aconteça o que se observa.


    Já me tinham dito que as fachadas ventiladas são uma bomba, por causa deste efeito chaminé.
  4.  # 24

    Paulo correia

    ..pois são, verdadeiros veiculos de propagação, por isso o Novo regulamento SCIE.... impõe limites de compartimentação entre pisos, nos sistemas de fachadas ventiladas...
  5.  # 25

    O esferovite é altamente combustivel (M4)


    O esferovite aplicado em ETICS é classe M1, não inflamável.

    Já experimentei pegar fogo a uma peça de esferovite do que vou meter e não consegui. Acredito mais que isto aconteça naquelas placas de pvcs a imitar madeiras e afins....
    Coisas da Casa
  6.  # 26

    AdrianoP
    Se tentar pegar fogo a uma barra de ferro ou a um pilar de betão também não consegue.

    No entanto, durante um incêndio a sério, a primeira transforma-se em "esparguete cozido", e o segundo em poeira...
    • eu
    • 14 agosto 2009

     # 27

    Colocado por: Luis K. W.No entanto, durante um incêndio a sério, a primeira transforma-se em "esparguete cozido", e o segundo em poeira...


    Então se num incêndio a sério, até o ferro e o betão colapsam, não vale a pena estarmos preocupados com o esferovite ;)
  7.  # 28

    Só não se preocupa com o esférovite, quem não o compra e quem não o tem em casa.
    Tremo de medo só em pensar em incendio
    • eu
    • 14 agosto 2009

     # 29

    Colocado por: pilavSó não se preocupa com o esférovite, quem não o compra e quem não o tem em casa.
    Tremo de medo só em pensar em incendio
    Não é caso para isso. Os incêndios interiores é que são realmente perigosos, principalmente pelos fumos e gases produzidos.
  8.  # 30

    Na outra empresa onde estive houve um caso muito similar a este, na Maia, mas com poliuretano projectado por trás de uma fachada ventilada. Como era no exterior, foi uma sorte ,pelos gazes produzidos.
  9.  # 31

    Colocado por: Luis K. W.AdrianoP
    Se tentar pegar fogo a uma barra de ferro ou a um pilar de betão também não consegue.

    No entanto, durante um incêndio a sério, a primeira transforma-se em "esparguete cozido", e o segundo em poeira...


    Ainda dizem que o betão é o melhor amigo do engenheiro. Já estou como o Empatias... ;-)
  10.  # 32

    lobito,
    Colocado por: lobitoAinda dizem que o betão é o melhor amigo do engenheiro. Já estou como o Empatias... ;-)

    Relativizemos.
    O que eu quis dizer é que, em incêndios com condições extremas, até o aço e o betão se derretem e pulverizam. Portanto, muito mais fácilmente o esferovite irá à vida...

    A mim não me preocupa o facto de se utilizar o Eps (/"esferovite", wallmate, etc.) como isolamento térmico. O que me preocupa é usá-lo pelo exterior.

    Se eu tivesse a paranóia dos incêndios, já me teria visto livre dos mais de mil livros que cá tenho em casa, dos cortinados até ao chão; dos pavimentos, armários e portas em madeira envernizada; do papel de parede e das tintas; dos caixilhos em PVC; da.... espera aí! Só ficavam o betão, a betonilha, os tijolos rebocados e os mosaicos?!? :-))
  11.  # 33

    Estava a brincar!

    Mas ja agora, porque é que esses isolamentos térmicos so o preocupam pelo exterior? Os que libertam gases toxicos em caso de combustão devem estar melhor la fora do que ca dentro, não,
  12.  # 34

    Colocado por: lobito... porque é que esses isolamentos térmicos so o preocupam pelo exterior? Os que libertam gases toxicos em caso de combustão devem estar melhor la fora do que ca dentro, não,
    Se o isolamento térmico estiver no meio de duas belas paredes de tijolo, só quando já estiver tudo morto dentro de casa é que ele começa a libertar gases tóxicos.
    (desculpe lá a tétrica resposta...)
  13.  # 35

    De facto...
  14.  # 36

    Boa noite.
    Esta notícia é certamente assustadora, embora não me pareça estarmos na presença de um revestimento tipo “capoto”. Certamente os especialistas, quando lerem esta notícia, virão ao fórum dar o seu contributo.
    Gostaria mesmo de ver no fórum uma “resposta” das marcas.
    Fico expectante…
    Ascot
  15.  # 37

    O caso russo apresentado nada tem a ver com o ETICS aplicado legalmente na UE. É importante clarificarem isso, para não induzirem os menos experientes e os visitantes oportunos em erro.

    Ainda não conheci um único caso de ETICS comido pelos ratos ou por pássaros, que sirva de toca a raposas ou de cabanas para grilos.

    Olhando para estas imagens, claramente se percebe que o que ardeu foram as placas de uma fachada ventilada. Não existe nenhum reboco aplicado nem na frente das placas que estão a arder, nem na parte de trás. As placas estão a arder de forma muito intensiva, sendo provavelmente efectuadas num material muito inflamável.

    Coisas da Casa
      17.jpg
  16.  # 38

    As imagens acabam por responder claramente às dúvidas que foram surgindo. Arderam os complementos exteriores da fachada ventilada e as placas do que parece ser EPS lá ficaram.
    Nas primeiras imagens podemos até ver as buchas que foram utilizadas para fixar as placas de EPS além da colagem. Este procedimento no caso do Etics é obrigatório a partir de determinada altura de um edifício: se não estou em erro serão os 28 metros.


    Não é explicito em nenhum lado, que seja EPS o que foi utilizado neste prédio.
    O EPS aplicado legalmente cá, não arde. Perante temperaturas elevadas simplesmente desaparece.

    As preocupações com o fogo são muito reais. Eu vou aplicar o sistema ETICS e tenho bem noção disso, visto a casa ficar numa encosta que já foi fustigada por vários fogos.

    Acho simplesmente que não devem estar a meter tudo no mesmo saco... Existem imensos boatos lançados pelos trolhas (os que falo fora do forum, não é nenhuma piada interna :) ) que não sabem aplicar este tipo de sistemas e inventam todo o tipo de problemas que um conhecido da mulher do homem do talho que é primo do mecânico lá da sua já ouviu falar....

    Coisas da Casa
    •  
      alv
    • 16 agosto 2009

     # 39

    Vivam!

    Tudo muito certo. Até podem ter razão os defensores dos etics! Já todos sabemos que o EPS e o XPS são classe E, que cumpre a portaria até 28metros.........

    Mas por favor, preto no branco, onde está uma marca de diga que o sistema completo é no minimo:
    "QUADRO V
    Reacção ao fogo dos sistemas compósitos para isolamento térmico exterior com revestimento sobre isolante «etics» e o material de isolamento térmico

    Elementos Edifícios de pequena altura Edifícios de média altura Edifícios com altura superior a 28 m
    Sistema completo . . . . . C-s3,d0 B-s3,d0 B-s2,d0
    Isolante térmico . . . . . . E-d2 E-d2 B-s2,d0"

    Por favor parem de dizer que cumpre, que não cumpre, e transcrevam lá um documento técnico duma marca, nem que seja Chinesa que o sistema completo é C-s3,d0. Será que tanto especialista na coisa ( não confundir com "coisa") e nada???
    "Fassam" parte
    •  
      alv
    • 17 agosto 2009

     # 40

    Vivam!
    Está correcto, mas acha que alguém em Portugal vai apresentar um documento de homolugação de um produto Checo? A menos que eles cá venham revestir a nossa casita, mas não.
    O que queria ver era alguma maraca actuar no mercado Português.
    Ainda assim já é um "alevio".
    "Fassam" parte.
 
0.0213 seg. NEW