Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,
    Este é o meu primeiro post no forum, gostaria desde já de pedir desculpa na eventualidade de ter sido feito na secção errada.

Recorri ao forum porque tenho um projeto de estabilidade em mãos para um pequeno estabelecimento comercial, este possui Laje de Piso de R/C, Laje de Teto de R/C, e Laje de Cobertura (inclinada). Possui também, o edifício, uma pala em consola (com cerca de 2,00 m na parte mais desfavorável) a executar em laje maciça de betão armado.

O que me leva a ter dúvidas é o facto de a pala não estar à mesma cota da Laje de Teto de R/C e portanto, não conseguir realizar o tradicional "balanço" e reforço com armadura superior. Assim, a pala esta a uma cota de cerca de 65 cm inferior à da Laje de Teto de R/C e portanto, resolvi projetar uma viga alta onde possa descarregar a Laje de Teto de R/C (parte superior) e a Pala (parte inferior), conforme indicado na imagem em anexo.

A minha dúvida reside na execução das armaduras de reforço da laje para este sistema, gostaria de saber se a forma que pensei para executa-las (imagem em anexo) é correta e segura.

Desde já agradecido

PALA
  2.  # 2

Boa tarde,
    Em planta, a pala tem a seguinte geometria.
  3.  # 3

ora isso assim é super tranquilo... quanto ás armaduras, já não é a minha praia.. mas isso não tem complexidade nenhuma
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Eu sei que é uma pala simples, so gostava de colocar as armaduras de reforço do pormenor construtivo corretamente pois nunca me tinha acontecido uma situação assim, com desnivel entre a pala e a laje de teto.
    • MNeo
    • 23 outubro 2018

# 5

Ai vai ter que ter cuidado é com a espessura da laje em consola por causa da flecha... Essa laje de consola tem um balanço de quanto?

De resto é uma situação simples. Pode atravessar uma armadura pelo meio da viga na diagonal a amarrar depois na armadura da laje superior e na laje em consola (Armadura de suspensão)... Nãos sei se vai tirar alguns benefícios disso, utiliza-se mais em vigas invertidas.
  5.  # 6

Quanto à flecha não tive qualquer problema, o ponto de maior deslocamento e para a combinação mais desfavorável é de 1,54 mm o que é cerca de L/1300.
  6.  # 7

Mesmo que o calculo dê ferro de 8 na armadura superior da consola, coloque ferro de 10mm, porque depois nem se pode andar sobre a armadura
  7.  # 8

Isso vao causar torção na viga, se não a calcular pelo menos reforce os estribos
  8.  # 9

Boa tarde,
    A viga ja está dimensionada para os eventuais esforços de torção causados pela pala
  9.  # 10

Colocado por: helder121Quanto à flecha não tive qualquer problema, o ponto de maior deslocamento e para a combinação mais desfavorável é de 1,54 mm o que é cerca de L/1300.

Se o deslocamento é tão pequeno então é sinal que pode espremer na espessura dessa laje.

Quanto à amarração dos varões da laje, ou estou a ver mal ou isso não é exequível. Tem um varão único a fazer a armadura superior e inferior? A armadura superior, que se bem entendo quer levar ao fundo da viga, dobrar até à face inferior e depois prolongar em toda a altura e dobrar para trás na laje de vigotas? Ninguém em obra lhe faz uma dobragem dessas! Como vai montar a armadura com essa geometria?

Separe isso em duas armaduras, a armadura inferior pode prolongar até ao fundo da viga, que não é relevante. A armadura superior tem de ir ao fundo da viga e amarrar (na vertical para cima), enquanto que na extremidade da consola tem de dobrar para baixo e depois 2x a espessura da laje para trás (isto está bem explícito no Eurocódigo 2). Depois como tem uma continuidade de momentos da laje em consola para a laje superior tem de ter atenção que essa continuidade é feita através da face da viga, pelo que tem de prever aí armadura para o efeito (ou calcula a viga para aguentar com a torsão, e não vai ser apenas com esses varões na face de 8).

Veja com cuidado a continuidade de momento na laje superior (vigotas), parece-me que esse varão tem de prolongar bastante até à zona de momento negativo nulo (mais amarração).
  10.  # 11

Desculpe se estou a ser leigo mas a secção em betão armado e consequente distância entre armaduras não conta consideravelmente para o cálculo do momento torsor resistente?
    Por motivos arquitetónicos, esta viga teve que ser projetada com uma secção de 25x75 [cm] de forma a coincidir com os topos das duas lajes. Pelos meus cálculos, com esta secção, armadura longitudinal superior e inferior de 3#12, armadura de alma de 4#8 e armadura transversal (estribos) que não está indicada mas que foi dimensionada para o efeito, será suficiente para resistir à torção aplicada pelas lajes.
    Quanto à pala, pelos mesmos motivos, deve possuir esta espessura.
  11.  # 12

Faça isso em pladur. :D
  12.  # 13

Colocado por: helder121Desculpe se estou a ser leigo mas a secção em betão armado e consequente distância entre armaduras não conta consideravelmente para o cálculo do momento torsor resistente?
    Por motivos arquitetónicos, esta viga teve que ser projetada com uma secção de 25x75 [cm] de forma a coincidir com os topos das duas lajes. Pelos meus cálculos, com esta secção, armadura longitudinal superior e inferior de 3#12, armadura de alma de 4#8 e armadura transversal (estribos) que não está indicada mas que foi dimensionada para o efeito, será suficiente para resistir à torção aplicada pelas lajes.
    Quanto à pala, pelos mesmos motivos, deve possuir esta espessura.

Aconselho-o a ler com atenção o Eurocódigo 2, capítulo 6.3.

Em relação à armadura longitudinal, parece-me (parece-me pois não estou a fazer cálculos) pouca. Usualmente em vigas à torsão é colocada armadura longitudinal distribuída pela viga, tal como indicado no capítulo que referi:

"Em geral, a armadura longitudinal deve ser distribuída pelo comprimento do lado zi (...)" em que zi é o perímetro do elemento à torsão.

0.0165 seg. NEW