Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Pretendo brevemente iniciar o processo para a o projecto e construção da minha moradia. Após muita leitura e pesquisa, penso saber o que pretendo e, que é uma moradia térrea, com uma arquitectura tradicional, com uma implantação mais ou menos semelhante ao desenho que junto.
    Numa breve descrição, a zona I é onde se irão situar os quartos e wc, a zona II está destinada ao acesso de serviço à casa, despensa, mais um quarto, wc!!!, na zona III insere-se a cozinha , salas, hall de entrada, a zona IV destina-se a um escritório.
    O meu pedido de ajuda vai no sentido de qual a melhor maneira de organizar o espaço na zona II.
    Todos os aspectos do projecto serão, naturalmente, discutidos com o arquitecto. O meu objectivo é o ir o mais informado possível sobre algumas situações, nomeadamente esta.
    Com as minhas limitações vou tentar colocar um desenho com as divisãoes mais definidas.
    Os meus cumprimentos
  2.  # 2

    Ora, dizem, eles, os arquitectos não opinam, opinemos, portanto.
    Em primeiro lugar, não temos os elementos por onde começamos. Não se conhece o cliente nem o sítio. É só para ele? Para a família? Quantos elementos e de que idades é composto o agregado?
    Costuma fazer vida na sala ou na cozinha? E os quartos, são vividos ou é só para dormir? Trabalha em casa, sai de manhã cedo e só volta à noite? Passa os fins-de-semana em casa, costuma sair?
    Depois, o sítio. Porquê a disposição em L? O terreno é plano, o clima é frio e precisa de protecção a norte?
    A disposição em L é pouco económica, há muito espaço desperdiçado em circulações.
    De um modo geral, os quartos deverão ficar virados a sul ou a leste. Mas não é taxativo, a exposição a norte dá uma luminosidade muito agradável em certas zonas do país, e permite virar o corredor para o pátio, diminuindo a área de circulações. Já nas salas, a exposições mais comuns são a poente, mas o clima ou a vista da paisagem podem aconselhar outras exposições.

    Relativamente à arquitectura tradicional, terá de ser mais específico. Não existe uma arquitectura tradicional portuguesa, tal como não existe um prato de cozinha tradicional portuguesa. Aconselho, para quem tem disponibilidade, a leitura dos Inquéritos à Arquitectura Tradicional Portuguesa, ou o Casas Portuguesas, do Raul Lino, muito didáctico.
  3.  # 3

    Obrigado pelo comentário.
    Ao colocar este tópico tenho a perfeita noção de que, para os membros do forum poderem opinar de uma forma mais concisa, precisariam de muitos mais dados.

    E sim o terreno é plano e, a opçao pelo formato em L em moradia térrea, é mesmo um gosto.

    Mas já valeu a pena pela indicação da literatura. Vou procurar e ler/ver com atenção.

    Cumprimentos
  4.  # 4

    Antes de tudo tem de se ver que terreno tem, tamanho e disposição isso influência na opção do formato da casa
  5.  # 5

    O terreno tem cerca de 2000m2
  6.  # 6

    Olá carlos. É sempre bom pensar na sua habitação, pois quem vai lá viver é o carlos e não o técnico que lhe vai fazer o projecto, por este motivo é fundamental que o dono do terreno saiba o que quer construir. Mas existem sempre muitas condicionantes. Os terrenos não são todos iguais, e há legislação que deve ser cumprida. Na minha opinião, penso que poderá pensar no programa que deseja incluir na casa, e possivelmente numa disposição, mas não se agarre a essa ideia, pois de certeza que o arquitecto lhe vai sugerir alguns outros estudos que talvez lhe agrade mais, porque a casa é um todo, e deverá ser trabalhada como tal. Cada terreno é único e cada cliente também.
 
0.0120 seg. NEW