Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,

    Estou no processo de trocar uma placa a gás natural por uma de indução.
    Hoje já me vieram entregar a placa (uma WHIRLPOOL SMC 604 F/NE) e amanhã vêm cá um técnico de gás credenciado fazer o tamponamento da saída de gás para poder remover a placa a gás.
    A instalação da placa de indução estou a pensar ser eu a fazer.

    Antes de comprar a placa, retirei o forno para ver o que tinha em termos de ligações. O forno está ligado com uma simples ficha de 16A numa tomada por detrás deste.
    A tomada é dupla e o forno usa apenas uma das tomadas. A minha ideia era ligar a placa também com uma ficha de 16A na outra tomada embora saiba que ambas partilham o disjuntor de 16A que alimenta esse circuito - do quadro saem cabos de 2.5mm2 para os diversos uns protegidos a 16A e outros a 20A pelo que eventualmente podia passar esse circuito a 20A também)

    O forno actual têm um rating de 2400W (10A a 240V)
    A potencia máxima da placa é configurável entre 2.5, 4, 6 e 7.2kW


    As minha opções

    1) Passo o disjuntor para 20A e configuro a placa para 2.5kW, sendo que assim mesmo com o forno e placa no máximo o total dos fica marginalmente nos 20A. Também poderia manter o de 16A sabendo que não conseguiria usar o forno e placa ao mesmo tempo.

    2) Adiciono um outro disjuntor de 20A e passo mais um cabo pelo mesmo tubo, separando a tomada dupla em duas simples. Sendo que assim já podia configurar a placa para 4kW.

    A opção 2 dá-me mais trabalho e provavelmente vou contratar um electricista para o fazer, pois requer cabos, guias e ligadores — a opção de ficha e tomada aqui não serve visto que a tomada tem um rating de 16A apenas e assim iria para os 20A. Mas para tirar melhor partido da placa eventualmente vou acabar por ir para esta opção.

    Vêm algum inconveniente em optar pela opção 1) por uns tempos?
    A nível de segurança parece-me estar tudo dentro dos limites dos cabos e da protecção do disjuntor.
    A nível prático alguém tem um placa limitada a esta potência. Fica muito "fraca" ou é usável?
  2.  # 2

    Cabo 3x4mm2 e um disjuntor separado para cada (20A placa e 16A)
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    • hangas
    • 25 outubro 2018 editado

     # 3

    Colocado por: Eng.RicardoCabo 3x4mm2 e um disjuntor separado para cada (20A placa e 16A)


    Quando diz 3x4mm2 está a referir-se ao total ou a mais 3 condutores só para a placa? É que não sei se há espaço no tubo para isso tudo.

    Quando muito consegue-se remover os 3x2.5mm (fase neutro e terra) e trocar por 4mm2, mas preciso de mais uma "fase" para a placa.

    Eu também percebo (e concordo) com o sobre dimensionamento para 4mm (max 27A) numa instalação nova em obra, mas atendendo à limitação de espaço e uma vez que o projecto existente tem la um disjuntor de 20A com os 2.5mm, é mesmo necessário?
      IMG_3986.JPG
  3.  # 4

    Colocado por: hangasmas preciso de mais uma "fase" para a placa
    sendo quadro monofasico tem sempre que passar 2 "neutros ou usa um só conjunto de 3 fios e faz a derivação na caixa terminal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  4.  # 5

    Colocado por: hangasTambém poderia manter o de 16A sabendo que não conseguiria usar o forno e placa ao mesmo tempo.

    Vai conseguir.... eu tenho assim tudo pendurado num circuito.. Mas não é o ideal. a minha placa é de 6400W,
    Se vai meter 20A, tem de substituir os cabos para secção superior, 4mm2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  5.  # 6

    Se fosse uma obra nova os circuitos tinham de estar separados, mas no seu caso se trocar para fio de 4mm e disjuntor de 20A ou 25A, vai conseguir funcionar com tudo normalmente. use é uns bons ligadores de derivação, normalmente é aí que sobreaquece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    • hangas
    • 25 outubro 2018 editado

     # 7

    Sim, numa obra nova não haveria duvidas, a minha questão coloca-se pelas limitações existentes em termos passagens e espaço disponível nas mesmas.

    As passagens parecem-me estreitas para passar 3 cabos de 4mm, assumindo que mantenho a terra a 2.5.
    A questão dos 4mm é que me faz alguma confusão. Resulta de actualização de normas ou algo semelhante?
    Porque em várias tabelas os 2.5mm2 estão rated para os 20A, e era também a idea que eu tinha. Inclusive o circuito mais à direita é de 20A com cabo 2.5m2. E isto é a instalação original de acordo com o projecto.

    Para passar mais um cabo de 2.5mm até estava disposto a fazer isso eu. Agora para trocar tudo para um valor acima vou chamar um electricista que tenha o material e ferramenta adequada. O meu receio é que ele chegue ali e acabe por fazer o mesmo que eu faria.




    Já agora, o cabo mais grosso que se vê no barramento do quadro é H07V-R, isso é 16 ou 25mm2?
  6.  # 8

    Dependendo de vários fatores 2.5mm aguenta até muito mais de 20amperes, se quiser trocar apenas o disjuntor à partida não vai ter problema nenhum.



    Colocado por: hangasJá agora, o cabo mais grosso que se vê no barramento do quadro é H07V-R, isso é 16 ou 25mm2?


    Nesse código não diz a Medida mas a olhar pro fio, parece-me 10mm no máximo, mas posso tar enganado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  7.  # 9

    O fio de entrada no quadro e 6mm2.
    • hangas
    • 26 outubro 2018 editado

     # 10

    Hoje o técnico de gás veio tamponar a saída e lá procedi à instalação da placa de indução.
    (Eu a pensar que era preciso trabalho de soldadura ou brasagem para tamponar aquilo — talvez com base numa outra discussão neste forum —e o técnico apenas meteu um tampão roscado e testou.)

    Depois instalei a placa com uma ficha de 16A ligada na tomada dupla partilhada com o forno (mantendo o disjuntor de 16A por enquanto) e limitei a placa a 2.5kW
    Fiz só um pequeno teste fervendo água e pareceu-me rápido o suficiente.

    Vou deixar assim por uns tempos a ver como se porta no dia a dia, principalmente numa situação em que tenha que usar o forno ao mesmo tempo. Ai é normal que dispare se os picos de potencia coincidirem pois 2400W + 2500W já roça os 20A.
  8.  # 11

    hangas, ja agora, uma duvida porque também ando a ver placas de indução.
    como funciona essa coisa de limitar a potencia maxima a 2.5kw?
    Supondo que poe todos os "bicos" no maximo, o que é que ela faz? nao deixa aumentar? desliga um deles?
    • hangas
    • 28 outubro 2018 editado

     # 12

    Ainda não lhe percebi o "algoritmo" exacto, porque ainda só lá vão 2 dias de uso.
    Mas parece-me que dá prioridade aos que foram ligados primeiro. Quando se tenta ligar outra zona numa determinada potência e não existe potencia disponível essa ultima escolha é reajustada para o que sobra.

    ex.

    A placa tem um total de 7200W divididos por 4 zonas de 1800W, e cada zona tem 18 níveis de potência. (não sei se será exactamente esta distribuição mas parece-me que sim)
    Tinha uma zona no máximo (18) e tentei por outra a ferver agua também no máximo. Eu "pedi" 18 no selector da segunda zona, mas ele reajusta para "7"
    Depois baixei a primeira de 18 para 10, e voltei a pedir 18 na segunda zona, e voltou a reajustar mas desta vez para 15.
  9.  # 13

    Obrigado!
    tinha posto de parte uma placa para o meu sistema solar off-grid, mas acho que usando uma placa que suporte configuraçao de potencia maxima, volta a haver esperança! :D
  10.  # 14

    Esta em particular tem 4 settings de potência. (Whirlpool - SMC 604 F/NE)
    Mas pelo que vi durante as pesquisas é comum terem pelo menos uma opção para limitar a potencia de forma a que possam ser ligadas a uma tomada normal sem exceder os 16A.

    Essa informação nem sempre está nas fichas de produto, mas fazendo download do manuais no site do fabricante geralmente tem-se acesso a quase todos os detalhas.

    Já agora, fica aqui o link para o manual do modelo que comprei. http://docs.whirlpool.eu/_doc/400011203235PT.pdf
  11.  # 15

    é interessante porque ha tempos estive a ver a dos meus pais, e achei curioso estar ligada a um disjuntor de apenas 10A!!
    no entanto, vejo-os a usar varias zonas ao mesmo tempo e a placa nunca reduz nada por ela... pergunto-me se "esconde" o facto de estar a reduzir a potencia
    • ik
    • 28 outubro 2018

     # 16

    Colocado por: tuggyé interessante porque ha tempos estive a ver a dos meus pais, e achei curioso estar ligada a um disjuntor de apenas 10A!!
    no entanto, vejo-os a usar varias zonas ao mesmo tempo e a placa nunca reduz nada por ela... pergunto-me se "esconde" o facto de estar a reduzir a potencia


    Pode usar todas as zonas em simultâneo, desde que trabalhem numa potência baixa.

    2.5kw é muito baixo,só para quem não cozinha muito.
  12.  # 17

    Colocado por: ik2.5kw é muito baixo,só para quem não cozinha muito.


    Sim é pouco limitado, mas até agora têm servido perfeitamente para fazer um prato rápido de carne ou peixe e um acompanhamento ao mesmo tempo.
    Mas sim, para coisas mais elaboradas e a continuar assim teremos que fazer alguma gestão da potência.

    Sim a limitação começar a chatear muito vou acabar por arranjar um circuito dedicado de 20A para pelo menos ir para os 4.0kW.
  13.  # 18

    Colocado por: hangas

    Sim é um pouco limitado, mas até agora têm servido perfeitamente para fazer um prato rápido de carne ou peixe e um acompanhamento ao mesmo tempo.
    Mas sim, para coisas mais elaboradas e a continuar assim teremos que fazer alguma gestão da potência.

    Sim a limitação começar a chatear muito vou acabar por arranjar um circuito dedicado de 20A para pelo menos ir para os 4.0kW.
    • tuggy
    • 29 outubro 2018 editado

     # 19

    então nao percebo mesmo como!
    com um disjuntor de 10A a dos meus pais deve estar a 2.5kw... e no entanto é comum ve-los usar 3 ou 4 zonas ao mesmo tempo (a minha mae cozinha imenso)
  14.  # 20

    Dá para usar as zonas todas. Não dá é para estarem todas na potência máxima ao mesmo tempo.
    No meu caso, tendo 18 "unidades" para distribuir posso por exemplo ter 4 unidades ao mesmo tempo com 4 + 4 + 5 +5.

    Tirando o caso de querer ferver agua em 2 minutos não é preciso ir para o 18 ou usar o booster. Raramente foi preciso passar do 6-7 por zona.
 
0.0237 seg. NEW