Iniciar sessão ou registar-se
    • Ul
    • 27 outubro 2018

# 1

Olá! Gostaria de saber se alguém me pode ajudar com uma questão. Somos 8 irmãos (1 já faleceu) e herdamos em conjunto um Pinhal. Uma irmã quer comprar a parte a 5 irmãos todos de acordo. Os herdeiros do falecido irmão (2 filhas) tambem vendem a parte delas. No total tenho 7 partes. Mas uma não quer vender. O que devo fazer nesto caso?? Sabendo que eu quero ficar com o pinhal. Obrigado
  1.  # 2

compre os que pode e espere/tente convencer
  2.  # 3

Boas,

Tal como já lhe responderam pode comprar as partes que querem vender mas não pode obrigar a parte que não quer vender.
    Assim fica comproprietária da parte que não vende. O pinhal será das duas e se alguma quiser vender a outra parte tem preferência na venda.
    Se aquando a venda não chegarem a acordo será mais uma situação de inventário.
  3.  # 4

Colocado por: FJDMCBoas,

Tal como já lhe responderam pode comprar as partes que querem vender mas não pode obrigar a parte que não quer vender.
    Assim fica comproprietária da parte que não vende. O pinhal será das duas e se alguma quiser vender a outra parte tem preferência na venda.
    Se aquando a venda não chegarem a acordo será mais uma situação de inventário.

Tenho a impressão que qualquer um dos herdeiros pode exercer direito de preferência pelas partes que os irmãos estão a vender.
    Ou seja, se existem dois interessados em comprar: quem pagar mais pode ficar com as partes a serem transaccionadas.

E sim, existe uma maneira de "obrigar" os outros comproprietários a comprarem ou a venderem: chama-se divisão comum de bens.
    É o que se faz, por exemplo, quando um casal se divorcia e tinha um bem comum (e.g.: casa de família). Um "obriga" o outro a comprar ou vender.
    É algo muito frequentemente feito.
    • nsd
    • 12 novembro 2018

# 5

"E sim, existe uma maneira de "obrigar" os outros comproprietários a comprarem ou a venderem: chama-se divisão comum de bens."

O nome correcto é "divisão de bens comuns", basicamente uma licitação entre os compropietários, sendo que o que der mais irá pagar a diferença ao(s) demais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sr.io
  4.  # 6

Colocado por: nsdO nome correcto é "divisão de bens comuns"

Agradeço a correcção.

0.0104 seg. NEW