Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Acabei de fazer a reserva para compra de um apartamento que foi recentemente remodelado, mas queria me acautelar com as algumas duvidas para as quais nao tenho conhecimento técnico e pretendia a vossa ajuda. Como podem ser várias questoes vou lança-as em tópicos diferentes.


    O apartamento é um 3.º andar, construído nos anos 80 e à primeira vista chamou-me à atenção a questão da segurança das varandas e janelas, sendo que eu desgosto em absoluto das tradicionais “marquises”.

    Anexo foto de uma varanda similar à do apartamento que vou adquirir. Aquela estrutura de madeira nao me inspira confiança, sobretudo quando há crianças, animais ou idosos na casa.

    Estive a pesquisar na net agradou-me um sistema de segurança com gradeamento por aumentar a segurança e por permitir simultaneamente que a casa continue a beneficiar da luz e ar fresco.


    Pelo que pergunto aos especialistas de segurança :

    1 - Quando se compra apartamentos usados com este tipo de protecção nas varandas - é recomendado fazer intervenção para reforço daquelas estruturas de segurança das varandas ? Qual a preferencia actual?


    2 - se optar este sistema de gradeamento, qual a vossa opinião? Existe outras alternativas mais seguras e esteticamente mais agradáveis? Trata-se de uma alteração da fachada sujeita a aprovação do condomínio?

    Desde já os meus agradecimentos

    Ps. se alguém faz este tipo de trabalhos na zona de Carcavelos, agradecia o vosso contacto.
      proteccao 2.JPG
      segurança 2.JPG
      segurança 002.JPG
    • smst
    • 27 outubro 2018

     # 2

    Esteticamente irá ficar a parecer uma gaiola, mas sendo uma estrutura amovível acho que não precisa da autorização do condomínio. Existem guardas de varanda bem piores com barras horizontais por exemplo em que uma crança faz rapidamente daquilo escada.
  2.  # 3

    É preferível verificar a instalação e reforçá-la se for caso disso.

    O resto é alteração de fachada (a não ser a rede), sendo sujeita a aprovação da câmara e não só do condomínio, podendo ter ou não problemas caso não dê satisfações a ninguém.
  3.  # 4

    Viva agradecido

    Sou leigo nestas matérias e por forma a certificar-me que faço as coisas bem gostava de ter a vossa orientação no sentido de saber qual a autoridade / profissional devo recorrer para ter tal certificação/ reforço da estrutura por forma que as coisas fiquem bem feitas. Assumo que nao posso entregar isto a um empreiteiro qualquer.


    Sim parece-me também alteração da fachada, e sim faria sempre com consentimento prévio do condomínio o que pode ser difícil visto que é sempre difícil agendar uma assembleia de condóminos e pode sempre aparecer alguém q por uma razao nao autorize.


    CENÁRIO IDEAL PARA MIM : Tendo eu sido informado que o condomínio vai pintar o prédio, o ideal seria falar com o Administrador para aproveitar essa operação e conjuntamente realizar-se uma certificação conjunta para todo o prédio daquelas varandas e se necessário realizar uma intervenção conjunta e só depois pintar (o que desde já parece-me que vao me deixar a ficar a falar sozinho)

    PIOR CENÁRIO - Fico por minha conta e terei que reforçar a laje (se é assim que se chama) e fazer a maldita marquise, pelo que pergunto o seguinte :

    A Laje é responsabilidade minha, ou é responsabilidade conjunta minha e do condómino de baixo ???? Se for só minha presumo que para reforçar aquela laje tenha que desmontar a marquise do vizinho de baixo por estar ligada à minha laje. - anexo fotos para com visualização da questão ser mais fácil perceber (nao se referem ao caso concreto mas sao tiradas da net)
      varandas 2.JPG
      varandas 1.JPG
  4.  # 5

    Alguem com mais sugestoes para este tópico???
  5.  # 6

    Mas, o problema é a varanda ou a guarda da varanda?

    Se acha que é a varanda, acha mal.
    Isso é coisa para durar uma vida e a não ser que tenha sinais claros de problemas, desagregamento do "cimento", ferro à vista, ferrugem ou rachas significativamente largas, não tem que se preocupar com isso.

    As varandas fazem parte da fachada, ao fazerem parte da fachada, apesar de serem de uso privado, são consideradas como sendo do "condomínio".
  6.  # 7

    Viva

    A única preocupação é certificar-me que a laje da varanda mantém as condições de segurança e nao requer qualquer intervenção / reforço (visto serem prédios com 30/40 anos).

    Quanto à varanda em si e substituir a estrutura de protecção actual, seguirei o procedimento legal de pedir prévia autorização ào condomínio e se nao autorizarem (com pena minha) farei a odiada marquise.
  7.  # 8

    Nao compliqe a sua vida.. Mas acha que um predio com 30 ou 40 anos representa algum perigo!!!? Aliás pela imagem está minimamente bem conservado.
    Aplique uma estrutura em vidro minimalista e não se preocupe com mais nada. ou mete a tal rede...
    Ainda não percebi qual o seu receio? crianças? animais?
  8.  # 9

    Viva Pedro agradecido

    Por um lado acho q o problema sou eu q trabalho com americanos e as questões da segurança são levadas ao extremo então já devo estar contaminado

    Segundo por ignorância minha, achei por bem perguntar

    Terceiro porque vou comprar a casa para a minha mãe q já tem idade e tem 2 gatos e já estou a antecipar todos piores cenários possíveis e a varanda estava me a tirar o sono.

    Por último , esteticamente as marquises desagradam-me. Se o condomínio autorizar substituo a estrutura de madeira por ferro mais forte e adiciono a rede tipo a solução q está na foto q adicionei


    Agradecido pela ajuda
    Boa semana
  9.  # 10

    Viva, voltando a esta questão

    Cheguei de férias e fui ver o apartamento pela primeira vez e em especifico a varanda sobre esta duvida que levantei em tempos.

    Falei com o Administrador do condomínio, pois a fachada do prédio vai ser pintada em breve e eu queria aproveitar para reparar a varanda e fazer uma marquise ou preferencialmente instalar uma rede de segurança.

    Segundo o Administrator a reparação é um encargo que será assumido pelo condomínio por se tratar de uma parte comum do prédio

    Gostaria de saber da vossa parte se de facto se trata de uma reparação simples ou preciso algum serviço mais especializado

    Agradecido
      IMG_20181130_110022.jpg
  10.  # 11

    mais fotos
      IMG_20181130_110020.jpg
  11.  # 12

    mais fotos
      IMG_20181130_100037.jpg
  12.  # 13

    mais fotos
      IMG_20181130_100032.jpg
  13.  # 14

    ultima foto
      IMG_20181130_102316.jpg
  14.  # 15

    já agora a soluçao que gostaria de implementar (caso autorizado pelo Condomínio) pois nao sei se é considerado alteração a fachada
      rede 1.JPG
  15.  # 16

    solucao 2
      rede 2.JPG
  16.  # 17

    se quer a rede, aplique a rede cor preto. é mais "invisivel". e por dentro do gradeamento.... ou seja dentro do espaço da varanda.
  17.  # 18

    É mesmo necessário?...
  18.  # 19

    Isso vale de alguma coisa? quem quiser entrar entra na mesma....
  19.  # 20

    Colocado por: larkheIsso vale de alguma coisa? quem quiser entrar entra na mesma....


    não é para quem entra... é para quem possa sair. Noutras latitudes, em prédios/condomínios mais altos é bastante frequente ver.. assim como por cá existem as famosas marquises.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
 
0.0208 seg. NEW