Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa tarde,

    Tenho uma casa que vou arrendar em novembro e estou a registar o contrato no portal das finanças. Quando chego à área da Retenção na Fonte aparecem varias opções e não sei bem qual devo selecionar e precisava da vossa opinião por favor!

    Sou reformado, tenho 85 anos e não necessito de efetuar a declaração IRS pois a minha reforma é de apenas 600€/mês. Uma das opções disponíveis na area de retenção na fonte é a seguinte: “Sem retenção, nos termos do n.º 1 do artigo 101.º-B do Código do IRS” que pelo que eu entendo é aplicável a quem não teve rendimentos superiores a 10.000€ no corrente ano.

    A renda será de 950€ mensais e tem inicio em novembro 2018, pelo que até ao final o ano não vou ultrapassar os 10.000€ de rendimentos anuais. Já a partir de 2019 será diferente e a totalidade das rendas será de 11.400€.

    Posto isto, devo registar o contracto no portal das finanças com a opção “Sem retenção, nos termos do n.º 1 do artigo 101.º-B do Código do IRS”???

    Muito obrigado e bom fim de semana
  2.  # 2

    Só existe retenção na fonte se arrendar a uma empresa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfonseca01
  3.  # 3

    Em 2018 vai receber três rendas, em 2019 tem de fazer a declaração de IRS uma vez que vai ter rendimentos prediais por isso não está isento.
    Opta pelo emglobamento dos rendimentos e se pagar é pouco.
    Está a alugar a um particular? ou a uma empresa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfonseca01
  4.  # 4

    Boa tarde a todos,

    Agradeço desde já os vossos comentários.

    Estou a arrendar a um particular.
  5.  # 5

    Colocado por: mfonseca01Estou a arrendar a um particular.

    Então não existe retenção, deve clicar onde diz: Retenção de IRS (Sem retenção - artigo 101.º, n.º 1, do CIRS)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfonseca01
  6.  # 6

    Muito obrigado pela ajuda!
  7.  # 7