Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Continuo com dúvidas na construção da moradia, agora em relação ao isolamento, e preciso decidir para finalizar os orçamentos.
    Moradia para construção em Setúbal, distância à costa de 9km, temperatura média exterior de 23º
    O projecto térmico obriga no mínimo na Etics 6cm. O tijolo é normal de 22cm
    Tendo em conta a zona, e devido principalmente ao calor do verão, estou indeciso se utilizo etics com 6 ou 8cm!
    O arquitecto diz que a diferença de condução é entre 0,37 e 0,45, e que segundo ele não justifica o investimento
    O meu medo é em relação ao calor, que poupe no isolamento e que esses 2 cm façam a diferença no verão.
    As caixilharias serão em pvc com vidro duplo (6-12-8) e estores alumínio térmicos.
    Agradeço ajuda com alguma urgência, se quiserem posso fornecer mais dados do Projecto Térmico.
  2.  # 2

Por favor, dêem-me uma opinião acerca deste tema pois preciso mesmo tomar estas decisões para avançar com os orçamentos!
  3.  # 3

O que diz o engenheiro da térmica? eu acho que a diferença de preço entre 6 e 8 é reduzida pelo que na dúvida eu optaria por 8
  4.  # 4

O engenheiro diz que os 6cm com o tijolo 22 garantem o mínimo exigido, a minha questão é saber se esse mínimo é suficiente ou se os 2cm de etics farão a diferença no verão? É que em isolamento prefiro gastar um pouco mais se compensar em conforto, gostaria era de perceber se esses 2 cms farão a diferença em termos de isolamento de calor no verão? Se fizer diferença prefiro optar pelos 8cm. É apenas essa situação que gostava de esclarecer!
    • eu
    • 30 outubro 2018

# 5

Eu ia logo para 10 cm.

A diferença de preço é irrisória e o que vai poupar ao longo da vida da casa amortiza essa diferença num instante.
  5.  # 6

Tem a certeza que a diferença é irrisória? É que eu já estou a atingir o tecto orçamental máximo para as minhas capacidades, o irrisório para si pode ser incomportável para mim!
    • eu
    • 30 outubro 2018

# 7

Pessoalmente, eu preferia poupar em algo que pudesse mudar mais tarde mas deixar o isolamento com qualidade.

Você é que tem que decidir quais são as suas prioridades, nós só damos sugestões e opiniões.
    Concordam com este comentário: Polski
  6.  # 8

Colocado por: euPessoalmente, eu preferia poupar em algo que pudesse mudar mais tarde mas deixar o isolamento com qualidade.

Você é que tem que decidir quais são as suas prioridades, nós só damos sugestões e opiniões.

Por falar em isolamento.. E que tal investir um bocadinho mais nessa caixilharia?

Eu colocaria os 8cm de EPS (minimo) e tentaria perceber a margem para mudar a caixilharia para 4 / 16 / 6 ou até mesmo, 6 / 16 / 8...
  7.  # 9

Colocado por: pmartins985O engenheiro diz que os 6cm com o tijolo 22 garantem o mínimo exigido, a minha questão é saber se esse mínimo é suficient
    o mínimo é o mínimo.. vc para cima disso pode meter o que quiser! se achar melhor 8 meta 8.
  8.  # 10

Colocado por: jcfcid

Por falar em isolamento.. E que tal investir um bocadinho mais nessa caixilharia?

Eu colocaria os 8cm de EPS (minimo) e tentaria perceber a margem para mudar a caixilharia para 4 / 16 / 6 ou até mesmo, 6 / 16 / 8...
    ~
    meu exemplo
    bloco termico 25+10 eps
    vidro inteligente guardian sun 4+4 laminado caixa 16 e guardian sun 6
    casa virada a sul
    ontem tive sol ate às 14h e tinha 24º dentro de casa
    hoje não tenho sol tenho 21,5º
    temperatura exterior maxima de 13º e minina de 3
    Na parte norte mais fresca um pouco mas nada de especial
    sem qualquer tipo de aquecimento
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  9.  # 11

Colocado por: nelson__ricardo~
    meu exemplo
    bloco termico 25+10 eps
    vidro inteligente guardian sun 4+4 laminado caixa 16 e guardian sun 6
    caixilharia cortizo cor 60
    casa virada a sul
    ontem tive sol ate às 14h e tinha 24º dentro de casa
    hoje não tenho sol tenho 21,5º
    temperatura exterior maxima de 13º e minina de 3
    Na parte norte mais fresca um pouco mas nada de especial
    sem qualquer tipo de aquecimento
  10.  # 12

Tente ver se consegue um vidro baixo emissivo também. Acredite que faz diferença neste ponto...
  11.  # 13

Peço desculpa mas na caixilharia enganei-me, o previsto é (6-14-8), acha que devia aumentar mais e manter os 8cm de EPS certo? Eu também não quero poupar em isolamento, estou só a tentar perceber tendo em conta a localização o que será necessário ou não, até porque não vou instalar ar condicionado, vai ficar apenas com pré-instalação, daí querer prevenir-me com o isolamento para não ter de estar a instalar ar condicionado logo no primeiro ano!
  12.  # 14

Colocado por: euEu ia logo para 10 cm.

Isso era um aumento de 8cm nas dimensões da casa, e teria implicações com o projecto de arquitectura. Tem que ser visto com o arquitecto.
    • eu
    • 30 outubro 2018 editado

# 15

8 cm? Como assim? De 6cm para 10cm são só 4 de diferença...

Já percebi: 4 + 4
    Concordam com este comentário: Picareta
  13.  # 16

Colocado por: eu8 cm? Como assim? De 6cm para 10cm são só 4 de diferença...
    4 de cada lada são 8
  14.  # 17

Colocado por: ****Eu acho estranho tijolo normal de 22 + 6 cm de eps , cumprir a térmica, mesmo o mínimo.

Segundo os calculos sim cumpre os minimos. Mas por acaso no primeiro orçamento que me enviaram é 8cm de Etics, agora já enviei aos outros empreiteiros que quero mesmo os 8cm de etics.
  15.  # 18

Colocado por: ****4 cm para cada lado ninguém nota.

Depende, se aparecer por lá um fiscal estagiário, a querer mostrar serviço, pode vir a ter problemas.
    Mas é verdade que a hipótese de isso acontecer são remotas, mas é preciso ter consciência do que se está a fazer
  16.  # 19

Colocado por: ****

Aplique bloco térmico e etics 8 cm e reduza qualquer coisa onde possa , esse projeto assim está muito mau , ainda mais em Setúbal !

Mas está a dizer isso porquê? O certificado energético é A. Está mau em termos termicos no Verão ou no Inverno? Para o inverno vou ter Recuperador, não queria era ter de instalar logo AC, e claro, queria ficar com um isolamento razoavel/bom!!!
  17.  # 20

Colocado por: pmartins985O certificado energético é A

A+ é melhor

0.0222 seg. NEW