Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Adquiri uma casa já antiga com parte do telhado em eucalipto e telhas cerâmicas e outra parte com telhado em fibrocimento. Como pretendo retirar o fibrocimento que contém amianto estou a considerar remodelar todo o piso do telhado e aproveita-lo para fazer dois quartos. Inicialmente tinha intenção de usar alvenaria mas depois de consultar uma empresa que usa madeira fiquei indecisa qual será a melhor opção, (esta empresa ainda não me enviou o orçamento).
    Qual será a opção mais económica considerando que pretendo colocar isolamento onduline ou parecido, talvez lã de rocha. Os acabamentos não são importantes até porque o orçamento é mesmo curto, pretendia gastar 10k no máximo dos máximos 20k, o telhado que tenho em mente seria de duas águas, cerca de 100m2.

    Obrigado, qualquer opinião é bem vinda, não tenho qualquer experiência em obras e construções.
    A casa pertence ao concelho de Cantanhede.
  2.  # 2

    Colocado por: lipamComo pretendo retirar o fibrocimento que contém amianto estou a considerar remodelar todo o piso do telhado e aproveita-lo para fazer dois quartos.

    Atenção que isso obriga a projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lipam
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    Atenção que isso obriga a projeto.


    Sim, já estava a contar que fosse preciso projecto, mas antes de pedir o projecto tenho que decidir qual que tipo de construção pretendo. O projecto deve ser diferente se o material for madeira, a estrutura de madeira é diferente de uma estrutura de betão. Além disso como ainda não tenho orçamentos nem sei se estas obras são viáveis.

    Obrigado pela resposta :)
    • AMCP
    • 31 outubro 2018

     # 4

    já pensou fazer em pladur, fica-lhe mais barato
    • lipam
    • 31 outubro 2018 editado

     # 5

    A minha dúvida principal é qual o material da estrutura mais barato, alvenaria ou madeira, para um telhado de duas águas com cerca de 100m2.
  4.  # 6

    Betão pre-esforçado, perfis metalicos, LSF, madeira, tem estes à escolha e depois dependerá do dimensionamento, e da facilidade em obter o material e da mão de obra escolhida...... o mais barato é aquele que lhe orçamentarem mais em conta.
  5.  # 7

    Já pedi orçamentos mas ainda não obtive respostas e pensei que aqui no forum, se houvesse alguém com experiência na remodelação de casas, me pudesse dar alguma informação ou algum conselho. Parece-me que por ser uma obra pequena as empresas que contactei não estão com muita pressa em responder.
  6.  # 8

    Nenhum telhado se faz em alvenaria.
    Pode pedir um estudo em LSF... com isso levanta paredes para dividir o sotão e pode até elevar as paredes exteriores se for o caso e puder (legalmente) e também para suportar a cobertura.

    Contacte empreiteiros e peça as várias opções.

    Se for só a estrutura da cobertura a madeira pode ser a opção mais barata. Mas depende...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lipam
  7.  # 9

    Obrigado pela resposta.
    Pedi orçamento à TLVE há umas 3 semanas, não me responderam. A minha intenção era fazer por agora apenas a estrutura principal, as paredes interiores e acabamentos ficariam para mais tarde. Quando mencionei alvenaria queria dizer vigas de cimento e betão. Pretendo subir um pouco as paredes exteriores, já me fui informar e posso desde que submeta projecto.
    A estrutura em madeira agrada-me porque mesmo a parte interior fica agradável, mesmo que não leve forro. Além disso tem menos peso e entulho e até me parece mais rápido de construir. Mas ainda não tive resposta desse orçamento também.
    LSF foi a minha primeira escolha mas depende dos custos e depois da tempestade Leslie essa opção passou para último.
  8.  # 10

    Colocado por: lipam
    LSF foi a minha primeira escolha mas depende dos custos e depois da tempestade Leslie essa opção passou para último.


    Quantos sotãos construidos em lsf é que a tempestade Leslie destruíu diga-me lá.
  9.  # 11

    Não tenho conhecimento de nenhum caso em especial, só quando vi os estragos na televisão fiquei apreensiva em usar LSF porque parece a opção mais frágil, posso estar errada. Há uns tempos pesquisei sobre LSF e ventos fortes e não encontrei grande coisa.
  10.  # 12

    O sistema LSF bem feito e bem projetado é muito resistente!

    Quando se diz que o LSF é leve tem a ver apenas com o seu peso, e é essa a vantagem do sistema, evitando por vezes que seja necessário reforçar pisos inferiores.

    Agora para grandes catástrofes, nem LSF nem madeira nem vigas préfabricadas resistem a isso
  11.  # 13

    o projecto da estrutura do telhado deve tem em consideração o tipo de paredes e a qualidade das mesmas.. vc diz que é uma casa antiga.. isso não é informação suficiente. Mas considerando tudo que pode ser uma casa antiga, com alvenatias melhores ou piores eu optava ou por uma estrutura em madeira, ou em aço ou em LSF... estruturas mais leves que em betão armado... e tèm mais a ver com o tipo de casa que é (mesmo sem sabermos que tipo de casa é pois não nos mostrou)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lipam
    • lipam
    • 1 novembro 2018 editado

     # 14

    Pois, a minha primeira escolha foi mesmo LSF por ser leve e por ser fácil de montar. A casa não sei de que ano é, deve ser da década de 50/60, a casa é composta por uma parte original com quarto, sala, cozinha, tudo ao comprido sem corredor e sem casa de banho e depois um acrescento ou junção de outra parte que é um quarto e um wc que tem um telhado de fibrocimento. Pelo que conseguimos ver, a parede da frente tem 20cm e a de trás 30cm. Isolamentos não tem, a laje de cima temos quase a certeza que é aligeirada, vigotas de cimento e tijolo. Posteriormente consideramos aplicar isolamento tipo capoto ou assim, ainda não estudamos essa situação. Como temos que tirar o amianto parece-me desperdício de dinheiro investir nessa remoção e num remendo e como a casa é pequena faz sentido acrescentar área no piso de cima.
      P9150021.JPG
      P9150020.JPG
  12.  # 15

    Já tem um projetista a trabalhar nisso ou quer nos proximos tempos aprender o necessário para dizer ao técnico o que fazer?

    Se for apenas substituir o revestimento da cobertura... é simples, e na maioria dos casos a estrutura que tem suporta o novo revestimento.
    Se quiser subir as paredes exteriores para subir um piso precisa de outro tipo de análise, que só poderá ser feita avaliando o que tem aí. A TLVE já lhe disse porque é que ainda não apresentou proposta?
  13.  # 16

    afinal não é uma casa antiga...
  14.  # 17

    A tlve ainda nao deu qualquer tipo de resposta, falei com eles ao telefone e enviei-lhes a planta e a localização. Já falei com um arquitecto mas preciso de decidir fazer ou não a obra conforme o orçamento da mesma, se for alto de mais tenho que optar por uma solução provisória. O antigo é relativo, não é uma casa em ruínas, o que quis dizer com antiga é que o tipo de construção não deve obedecer aos parâmetros actuais em termos de materiais e distribuição do peso. Já houve gente que me disse que as paredes interiores suportavam a casa, outras pessoas disseram que se a parede fosse tijolo não teria qualquer função de suporte, e de facto são de tijolo com 16cm de grossura. O telhado é feito em telha suportado em paus de eucalipto, as janelas sao de madeira e tem mosaicos hidráulicos.
  15.  # 18

    Marque reuniao com um arquiteto. Não deverá ter de pagar por isso. Diga-lhe o que pretende e ouça o q ele diz.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 19

    Colocado por: lipamoutras pessoas disseram que se a parede fosse tijolo não teria qualquer função de suporte
    nem sempre é verdade... antigamente os artistas eram poupadinhos no cimento e no ferro..

    antigo percebo sempre uma casa em pedra, cal e madeira.. essa é de tijolo e cimento..
  17.  # 20

    Já tenho orçamento de um arquitecto e ele visitou a casa, disse tudo o que era preciso. Falei-lhe da possibilidade de fazer em LSF e ele disse que poderia ser uma boa ideia. Neste momento estou à procura de preços e a pesquisar sobre o assunto para poder tomar decisões, mas obrigado pelas respostas.
 
0.0215 seg. NEW