Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: zedasilva
    Sem duvida!
    Por isso digo que está nas mãos dos DO a mudança.
    No dia em que não houver DO para projetos do tipo "papeis para a câmara" os técnicos obrigam-se tb a mudar.
    Acredita mesmo que isso acontecerá algum dia?

A maior parte de nos DO nao sabe olhar para um projeto de arquitetura e perceber se aquilo foi riscado numa hora ou num mês, se as especialidades são chapa 5 ou não, normalmente percebe-se a qualidade da coisa com o decorrer ou mesmo no fim do projeto
  2. Colocado por: DR1982A maior parte de nos DO nao sabe olhar para um projeto de arquitetura e perceber se aquilo foi riscado numa hora ou num mês,

Como não sabe distinguir se o Maserati que quer comprar é feito à mão ou não.
    Mas quando quer mesmo comprar um Maserati feito à mão vai investigar.
    Assim deve ser com os projetos
  3. O problema é que quando receberem o projeto, vão olhar para aquilo e pensar está bem feito, e pagam o restante.

Na minha opinião vai haver sempre esse problema.

Ainda à uns meses tive uma conversa com a minha irmã sobre estas coisas. Solicitaram projeto de execução e caderno de encargos, e eu perguntei-lhes o que contabilizava o projeto de execução. A resposta era um projeto com a definição dos acabamento e esse tipo de coisas, parte estética. Ao que lhe disse que isso não era um projeto de execução, mas sim um projeto de acabamentos. E pediram para ver obras e projetos antes de aceitarem.

Colocado por: zedasilvaPorque raio é que pagam 50% dos vossos pseudoprojetos sem ter sequer um papel na mão?
  4. acho que queria dizer antes no decorrer ou no fim da obra executada

Colocado por: DR1982qualidade da coisa com o decorrer ou mesmo no fim do projeto
  5. Colocado por: DR1982normalmente percebe-se a qualidade da coisa com o decorrer

Tenho um cliente que me adjudicou os serviços de consultoria técnica. Nesses serviços está incluída a análise do orçamento feed back sobre os gabinetes de arquitetura que estava a pensar contratar.
    Um dos mais conceituados vinha com uma anotação de que não gostou do fato de na primeira abordagem o aqruiteto só falar para ele e não falar para a esposa.
    O traço do arquiteto até nem é mau e o preço estava dentro da média.
    Resultado, perdeu o trabalho para um colega com metade da experiência mas que não se cansou de dizer que a casa era do casal e não do arquiteto. Que gostava de no fim se orgulhar da casa não só pela estética mas por todo o gozo e envolvência que o projeto poderia criar nos DO
  6. Colocado por: Bigmouseacho que queria dizer antes no decorrer ou no fim da obra executada

Queria mesmo dizer no decorrer dos projetos, no fim dos projetos, ou mesmo em
    obra quando se percebe que algo nao bate certo
  7. Colocado por: zedasilva
    Tenho um cliente que me adjudicou os serviços de consultoria técnica. Nesses serviços está incluída a análise do orçamento feed back sobre os gabinetes de arquitetura que estava a pensar contratar.
    Um dos mais conceituados vinha com uma anotação de que não gostou do fato de na primeira abordagem o aqruiteto só falar para ele e não falar para a esposa.
    Resultado, perdeu o trabalho para um colega com metade da experiência mas que não se cansou de dizer que a casa era do casal e não do arquiteto. Que gostava de no fim se orgulhar da casa não só pela estética mas por todo o gozo e envolvência que o projeto poderia criar nos DO

La esta, nao quer dizer que o trabalho do mais conceituado ate nao fosse melhor, ou nao, mas o outro teve mais labia :)

Por outro lado esse seu cliente, para o contratar nesta fase certamente que nao escolheu um gabinete que cobra menos de 5 digitos, esta tudo interligado
  8. Colocado por: zedasilva
    Que nem a porcaria de um calendário daqueles com senhoras pobre me ofereceu, mas pronto ...

Agora a sério.
    Podem escolher os melhores técnicos, eles não vão saber tudo de todas as coisas.
    Ser técnico não é ser Rei do pedaço nem melhor que os outros todos. Ser técnico é ter consciência que devemos dar o melhor pudermos e soubermos aos nossos clientes.
    Ser técnico é aprender com os seus clientes, ser técnico é saber mudar de opinião.

Neste caso em concreto, a opção das fitas foi do DO, por mim tinha gasto o dinheiro em mais 3 leitões mas pronto. pelo menos ficou bem na foto e serviu para mostrar como é possivel fazer melhor com orçamentos limitados.

Só pensamos na Natureza, por isso é que não há calendários impressos :).
    Concordam com este comentário: casadoscatitos
  9. Colocado por: DR1982certamente que nao escolheu um gabinete que cobra menos de 5 digitos,

Neste caso, projeto de licenciamento ronda os 6.000€
    Projeto de execução ficou acordado ser decidido quais os pormenores que realmente devem constar do mesmo apenas após a conclusão do projeto de arquitetura.
    Essa será uma decisão conjunta do arquiteto, DO e fiscalização, só depois de acordados os pormenores o arquiteto dará orçamento.
    De qualquer das forma está já mais ou menos definido que deve rondar os 3.000€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  10. Colocado por: zedasilva
    Neste caso, projeto de licenciamento ronda os 6.000€
    Projeto de execução ficou acordado ser decidido quais os pormenores que realmente devem constar do mesmo apenas após a conclusão do projeto de arquitetura.
    Essa será uma decisão conjunta do arquiteto, DO e fiscalização, só depois de acordados os pormenores o arquiteto dará orçamento.
    De qualquer das forma está já mais ou menos definido que deve rondar os 3.000€
    Bons preços, se nao forem projetos tipo fábrica de chouriços acho que sao bons preços, por esses valores bao ha desculpa para nao ter bons projetos
  11. Caro Zé,

Como é que se pode cortar a tela pitonada de forma a colocar por dentro da cofragem da sapata.
    Por exemplo, um rolo com 2 mts e só preciso de 80cms de largura...como o posso cortar? Corto-o com o rolo fechado? E com quê? Rebarbadora? Serra?
    obg
  12. Colocado por: DR1982se nao forem projetos tipo fábrica de chouriços

Pelo menos pelo portfolio do arquiteto parece-me que não, ainda que seja jovem, é alguém já com um traço mais ou menos definido.

Colocado por: DR1982por esses valores bao ha desculpa para nao ter bons projetos

Um bom trabalho não tem que ser caro. Tem é que ter um valor que seja justo para ambas as partes.
    Neste caso o DO identifica-se com o traço do arquiteto, o que já é meio caminho andado.
    O arquiteto não corre o risco de aos primeiros estudos o DO dizer que sim senhora é mais ou menos aquilo mas com telhado e uma molduras à volta da janela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  13. Colocado por: jfsmoreiraComo é que se pode cortar a tela pitonada de forma a colocar por dentro da cofragem da sapata

Rebarbadora.
    Em função das dimensões do rolo, adaptam as dimensões da cofragem para não haver desperdícios.
    É nestes pequenos pormaiores que os empreiteiros podem ser competitivos em relação à concorrência.
    • NLuz
    • 7 janeiro 2021
    Colocado por: zedasilva

Ou seja foi mais vivo e comercial 😉
  14. Colocado por: zedasilvaNeste caso o DO identifica-se com o traço do arquiteto, o que já é meio caminho andado.
    Cada vez mais acho que esta parte é importante, pedir a um arquiteto algo diferente do que ele está habituado a fazer é como colocar um peixe fora de água, seremos sempre as cobaias de um estilo de arquitetura diferente
  15. Colocado por: NLuzOu seja foi mais vivo e comercial

Qualquer negócio vive de saber vender bem.
    Eu posso ser o melhor profissional do mundo, se não me souber vender terei certamente grandes dificuldades.
    Neste caso, a relação que se cria entre técnico e DO é meio caminho andado para um bom resultado.
    O DO necessita de se sentir à vontade de dizer ao arquiteto que aquele estudo não é nada do que imaginava. Que deve-o deitar para o lixo e começar do zero.
    O arquiteto deve ter a confiança suficiente para dizer ao DO que sim senhora mas o orçamento dele não chega para tanta mariquice. Que tem que voltar à terra e deixar de sonhar.
  16. Colocado por: DR1982Cada vez mais acho que esta parte é importante, pedir a um arquiteto algo diferente do que ele está habituado a fazer é como colocar um peixe fora de água, seremos sempre as cobaias de um estilo de arquitetura diferente

Esta parte é fundamental.
    É a primeira decisão que um DO deve tomar.
    Nem sempre os DO estão preparados para fazer este caminho sozinhos, para isso servem as assessorias externas.
    Concordam com este comentário: DR1982
  17. Colocado por: zedasilvaA estanquidade ao ar é tão importante como o isolamento térmico.
    Baixar as perdas térmicas e aumentar o isolamento acústico são apenas algumas das vantagens.
    Aplicação de fita monoadesiva para selagem contra ar e água
    Concordam com este comentário:Atlas Eurobuild
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardo.rodrigues
      Ventilação.jpg

zedasilva, Tem aqui um vídeo que talvez lhe interesse, com foco em aplicação e fiscalização/validação do trabalho efectuado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva, casadoscatitos
  18. Colocado por: zedasilvaEu fiz o mínimo para passar, depois em obra podem sempre melhorar

o meu disse-me isso....
  19. Colocado por: Mduvidas

o meu disse-me isso....

Diga lhe que tb lhe vai pagar o mínimo já que quando aceitou aquele preço pensava que era para um projeto, não para uns simples papéis para a câmara
    Concordam com este comentário: NPRP

0.5918 seg. NEW