Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia caros membros,

    Esta é a minha primeira discussão no fórum, sendo que já o sigo à vários meses.

    Sou Engenheiro Civil, de formação profissional e estou a realizar uma reabilitação interior de um andar moradia, com aproximadamente 44 m2.

    Gostaria de ter a vossa opinião relativamente a este esboço de arquitetura, feito por mim, e sugestões de melhoria do mesmo.

    Nota: Necessito obrigatoriamente de fazer um T2.

    Obrigado.

    Cumprimentos,
    Eng.º João Gomes
      REABILITAÇÃO HABITAÇÃO.png
  2.  # 2

    Uma planta em condições do existente e de sobreposição é fundamental para qualquer tipo de conselho.
    Espessura de paredes, portas e janelas devidamente representadas, indicação de couretes, etc...
    e já agora, uma dimensão outra para termos noção das dimensões dos compartimetneos em causa. parace ter aí coisas sem estar à escla...

    Descrição construtiva do edificio sff?

    44m2 para um T2, é apertado!!!, esses 44m2 são brutos ou úteis?
  3.  # 3

    O interior da habitação já foi totalmente demolido, dai não haver necessidade de criar Vermelhos & Amarelos. A única condicionante é as escadas de acesso à fração que não é possível alterar.
    As paredes interiores de compartimentação serão em Placa de gesso cartonado, com 1,3 cm, lã de rocha, com 4 cm, placa de gesso cartonado, com 1,3 cm.
    As paredes exteriores são todas as pedra, sendo que a espessura se desenvolve para o exterior, e deve rondar os 60 cm (não tenho essa informação de momento).
    A posição em planta das janelas está correta, e uma vez que se trata apenas de sugestões de compartimentação penso que seja suficiente. De qualquer forma da VE1 à VE5 tem 2 m de altura.
    Couretes não existem, sendo que a rede de esgotos será desenvolvida pela parede de empena encostada à cozinha/instalação sanitária.
    Os 44 m2 são úteis.
  4.  # 4

    Se vai criar uma janela nova, será necessário efectuar o devido licenciamento da obra, perante tal facto aproveite e contrate um arquitecto para submeter essas alterações, o mesmo irá concerteza ajudá-lo a melhorar consideravelmente essa planta que está muito mal resolvida, ainda por cima, se diz que o grande condicionante é somente a escada de acesso.

    PS: Veja se a obra é enquadrável pelo RERU, e aproveite os beneficios fiscais, se a mesma estiver em ARU...
  5.  # 5

    Segue medidas interiores:
      casa com medidas.PNG
  6.  # 6

    Quando me refiro a nova, tem a ver com substituição da caixilharia + vidro e não com abertura de vão.
  7.  # 7

    A IS tem mesmo de ficar ali?
  8.  # 8

    A IS pode ser mais pequena... basta ter 1.50m de largura...
  9.  # 9

    Nesta fase todos os compartimentos podem alterar, isto é apenas uma primeira proposta pensada.
    Queria que a cozinha/IS ficassem junto aquela parede de empena, uma vez que a caixa de drenagem de água residual encontra-se nesse alinhamento, e a rede existente também.
    Concordo, apenas deixei 1,80 m devido ao comprimento da banheira. Posso sempre alterar a sua orientação…
  10.  # 10

    Não meta banheira!!!
    Exemplo
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021
      Capturar5.JPG
  11.  # 11

    No atrio de entrada, se a porta efectivamente apbre para o exterior!!!? ´emesmo assim?
    poderia refazer as escadas e fazer o patim com 70cm, e ganhar ali mais uns 30cm que neste caso podem dar jeito no no de cozinha/ sala.
  12.  # 12

    uma vista rápida à proposta.. a mesa de jantar nao cabe ali naquela configuração, não consegue entrar no Q1 nem no
    Q2

    a proposta do Pedro resolve as entradas nos quartos, mas depois ha o problema de onde meter os armários.. e não resolve a situação da mesa de jantar..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

    Quer fazer um T2 no espaço para um t1
 
0.0118 seg. NEW