Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

E acha que com um bom projecto a anabarbieri se fica nos seus 10000 um pouco alargados?
  2.  # 2

nem com um mau projecto....
    com essa quantia ( 10 mil euros ) quanto muito faz uma renovação de alguns revestimentos e recupera outros tantos.
  3.  # 3

Eu não tenho a mais pequena dúvida de que um bom projecto faria uma grande diferença (e inclusivamente faria poupar dinheiro) se em vez de 10000 (ou mesmo 20000) ela tivesse 100000 para meter na casa. Mas no caso de uma renovação que vai obviamente ter de se reduzir à sua expressão mais simples (que será, provavelmente, conservar uma casa bonita e a que tem apego, e pouco mais), que diferença faz um bom projecto? (Isto é uma pergunta honesta, gostava de saber a sua opinião!)
  4.  # 4

que diferença faz um bom projecto? (Isto é uma pergunta honesta, gostava de saber a sua opinião!)

Eu tambem, por favor!

(volto já para ler a resposta, ando a tirar as medidas ao monstro...)
  5.  # 5

desejo-te as melhores sortes do mundo eu tb ando a recuperar uma casa centenaria mas aqui á uma diferença é que estou eu a fazer as obras e a casa vai ficar tal e qual eu a encontrei sem deitar paredes a baixo estou a fazer obras de recuperação nas paredes, chao portas e janelas o telhado é de telha de canudo por agora vou so reparar o melhor que posso mais tarde erei fazer o que me aconselharam.
    vai dando noticias
  6.  # 6

Quando digo um bom projecto é quando se propoe a modificar as divisões, agora com esse orçamento deve é procurar apoio técnico para recuperar ao nivel dos materiais ( tintas, vernizes,recuperação de caixilharia ou mesmo sua substituição, etc...)
    um bom projecto pode em conjunto consigo, racionalizar essa intervenção procurando soluções simples e até quase cirurgicas resultando numa solução estética com alma.
  7.  # 7

Também era essa a ideia que eu tinha. Com um orçamento muito apertado, o mais importante (penso eu) é não deitar dinheiro à rua e fazer intervenções nas coisas importantes (cobertura, caixilharia, madeiras, canalizações, electricidade... digo eu!). A reorganização do espaço, mais racional e adaptada à vida moderna, se calhar tem que ficar para outras núpcias.
  8.  # 8

Exacto Lobito, tem de se arranjar o que está estragado, ou mesmo substituir, pintar, tentar dentro de custos possiveis isolar e talvez tirando uma porta aqui ou ali e até mesmo com recurso a biombos "improvisados" tentar ir buscar outra funcionalidade, porque para ir mais alêm, esse orçamento parece curto demais.
  9.  # 9

Conselho 2:
    Há duas coisas em que eu não mexeria nessa casa:
    1 - Na fachada da casa.
    2- Nessa árvore que fica ai muito bem

Já agora mais um:

Normalmente uma casa antiga tem pano para mangas. Se quisermos começar a remodelar de verdade quase a deitamos abaixo e construimos de novo. Planeie o mais importante para agora. Daqui por 3/4 anitos, já deverá ter recuperado o "fôlego" e poderá começar uma nova etapa.
    Não se esqueça do importante e não se limite ao que fica visível. EX:Não vale a pena mudar revestimentos de parede sem mudar a canalização.
    • grofo
    • 17 novembro 2009 editado

# 10

[pub]sou do marco de canavezes mas trabalho na sona de grande porto tenho total conhecimento de recoperacao de casas antigas ,tenho artistas para faser todo o servisso , pedreiros,trolhas e pintores
    bastante experiencia nesta aria posso dar-lhe algumas sugestoes e um orcamento para o restauro da sua casa
    obrigada
    cont. 915109947 americo vieira[/pub]
    • naar
    • 18 novembro 2009 editado

# 11

Colocado por: grofo[pub]sou do marco de canavezes mas trabalho na sona de grande porto tenho total conhecimento de recoperacao de casas antigas ,tenho artistas para faser todo o servisso , pedreiros,trolhas e pintores
    bastante experiencia nesta aria posso dar-lhe algumas sugestoes e um orcamento para o restauro da sua casa
    obrigada
    cont. 915109947 americo vieira[/pub]

Tem Alvará de Construção ou Titulo de Registo?
  10.  # 12

Tem Alvará de Construção ou Titulo de Registo?

Aparentemente, segundo um comentário colocado noutra discussão, sim, existe um alvará no caso do Sr Americo...
    Mas digo-vos, a quantidade de propostas de orçamentos que recebo, que não dizem mais nada assim que faço essa
    pergunta...

Poeta Rural,
    os seus conselhos têm ido ao encontro das minhas ideias, também gosto bastante da fachada, e daquela árvore,
    embora vá ter que lhe dar um tratamento qualquer para parar de destruir o chão com as suas raízes...
    a elaboração do caderno de encargos tem trazido algumas discussões para cima da mesa, tendo em conta opiniões distintas de empreeteiros... Por exemplo, no que diz respeito ao telhado, tenho quem me diga que considera essencial levantar todo o telhado, e fazer tudo de novo... Outros dizem que basta uma "lavagem" as telhas... Outros ainda dizem que por eles, nem se mexia lá!

Ora, a ultima opção não me parece viável, pq cada vez mais acho que, logo no incio (por cima do meu quarto, para meu karma...) existe uma
    deslocação de algumas telhas, e a infiltração de agua já é notória, não só nas paredes, mas mesmo no tecto falso que existe na divisão imediatamente por baixo.

Mas quanto às primeiras duas, não sei quem tem mais razão... E até tentei pela contagem de opiniões, mas há um empate! E agora?? ;)

Marco1 & Lobito
    Sou de facto inexperiente em ser proprietária, e em pensar em obras, mas...
    Nunca foi minha intenção deixar a minha casa como os projecto finais apresentados no Extreme MakeOver, acreditem!...
    (Sem dúvida muito mais originais do que a versão portuguesa!) A não ser claro, que eles se mudem para cá! Aí, penso no caso!

Tenho noção das limitações do meu orçamento, e sei que não posso (Ainda!!) transformar a casa num palácio.
    Ainda assim, como devem imaginar, para quem não percebe minimamente destas matérias, saber o que é ou não prioritário pode
    ser uma tarefa complicada!

Até porque para umas coisas, outras que eu n considerava ser urgente, até podem ser uteis...
    Dou-vos um exemplo pratico:

Esta casa tem um pé direito de +/- 4 metros (vejam bem que já aprendi o que é o pé direito!!),
      e em 4 divisões, os quartos, existe tecto falso.

Sempre achei interessante a ideia de passar o tecto falso para toda a casa, mas não me pareceu tão urgente quanto reparar aquele que já existe, na sua maioria degradado, e naquele material q referi, tabique - isto, segundo um engenheiro que já visitou a casa.

No entanto, cheguei a conclusão que, para facilitar a renovação da electricidade, até pode ser util o tecto falso, para q os fios passem por cima e não à vista, como já acontece nalgumas divisões "remediadas" ao longo dos anos...

Tomar este tipo de decisões, sem ajudas, e sem a opinião de alguém que se consiga manter neutro,
    (a unica pessoa que conheço, na área, ainda n teve tempo de la dar um salto...)
    é realmente uma missão quase impossivel...
    Acreditem, Srs Arqºs, Engº e Encarregados, e Empreeteiros... Vocês têm uma parte complicada do trabalho, mas a deste lado também não é simples...
    Bem, continuo à espera das vossas opiniões!

Entretanto, como já me decidi definitivamente pelo menos a reparar parte do telhado, decidi que as obras só vão começar em Março...
    Até lá, vou aplicar o € num Deposito a Prazo razoável, sempre dá para aumentar o montante a investir!
    Nesta área, já sei dar cartas!!
    •  
      ee
    • 18 novembro 2009 editado

# 13

Colocado por: lobitoAna, desculpe la, mas olhando para as suas duas janelas da frente, tão bonitas, ja pensou na possibilidade de fazer a sala paralela à fachada da casa, a toda a larguramanter o seu quarto grosso modo onde esta o quarto n° 4 e 2/escritorio e manter o quarto das visitas onde esta o n° 3? Sempre era menos umas paredes a deitar abaixo, acho eu, e puxava o seu quarto mais para ao pe da casa de banho. Desculpe se isso ja foi discutido e explicou as suas razões, não rtornei a reler tudo;

Olá!
    Concordo plenamente com o lobito! até porque (pelo menos no meu caso e penso q no geral) o quarto será a divisão da casa onde se passa menos tempo - à excepção na altura d dormir :)
    Logo, 3 janelas no quarto penso q sejam demasiadas, assim o q realmente iria ganhar era a sala (essa sala iria ficar um espectáculo a nível de luz!) a antecâmara também é muito bem pensada ;)
    Se pensar mesmo em mandar paredes abaixo, na minha opinião esta é mesmo a melhor opção...

Descobri este fórum muito recentemente e desde já agradeço e dou os parabéns ao administrador (se não me engano FD)por o ter criado - e também a todos os participantes e colaboradores especialmente ao PauloCorreia com toda a sua 'base de dados' de orçamentos!(fantástico)
    Está a ser uma ajuda preciosíssima, pois de momento encontro-me também a fazer o projecto de remodelação da minha casa. É uma casa dos anos 40 ainda com toda a canalização e electricidade original, soalho (lindíssimo mas tapado por alcatifa - espero conseguir recuperá-lo), cozinha e casa de banho para remodelação total também. E apesar de ser designer, é a 1a vez q estou a fazer um projecto total de remodelação e a escolher e a desenhar desde a cozinha (muitos móveis terão q ser à medida) até ao puxador do móvel da casa de banho! :D
    Em breve irei lançar algumas questões à discussão e também irei publicar um blog relacionado com toda a transformação da casa,do tipo antes e depois :D
    Ana, boa sorte com a sua remodelação, só é pena só começar em Março, eu ainda não sei bem qd começará a minha, mas esperava que fosse no início do ano (é sempre mais moroso, eu sei)... mas também da maneira como o tempo anda, mais fácil será não chover quase nada no início do ano e chover a potes em Março!... a ver vamos... :S

Enfim... só queria mesmo reforçar a opinião do lobito e agradecer toda a info disponibilizada neste fórum.
    Até breve!
  11.  # 14

Ana, boa sorte com a sua remodelação, só é pena só começar em Março, eu ainda não sei bem qd começará a minha, mas esperava que fosse no início do ano (é sempre mais moroso, eu sei)... mas também da maneira como o tempo anda, mais fácil será não chover quase nada no início do ano e chover a potes em Março!... a ver vamos... :S

Eu só vou iniciar em Março porque foram várias as opiniões de profissionais que me aconselharam a isso...
    Como devem imaginar, por mim eu começava era já HOJE! Mal posso esperar para ver o projecto a ganhar forma...
    Quanto à situação da sala, está a ser cuidadosamente analisada, até porque sou capaz de ganhar alguns 10 ou 20 cm na largura do WC (em metro e meio, faz toda a diferença! ;p) se substituir a parede que o separa desse quarto ...
    Mas mesmo assim, assim que o processo do credito habitação esteja concluido, e já existirem fundos, decidimos o que fazer!...
    Até lá, e se mantiver a ideia da data, espero que esteja errada nesse previsão meteorologica! ;)
    Desejo-lhe também muita sorte, boa disposição e paciencia para o seu projecto, se bem que estando na area do design talvez tenha algumas vantagens! ;)
    (E devo reforçar a sua opinião, este Forum é exepcional, sem duvida! Onde andaria eu sem as opiniões dos colegas de forum!!!)
  12.  # 15

Olá Ana, antes de mais, boa sorte para a tua aventura!

Também acabei de comprar a minha primeira casa e estou a renová-la completamente. Tenho 25 anos e também não faço ideia do que estou a fazer! A casa não é centenária mas quase, tem 75 anos e a maior diferença é ser um apartamento e em Lisboa.

Dito isto, acho que posso ajudar dizendo que (ainda a meio das obras) vou gastar 25.000€ + IVA para intervir no seguinte:
    - Demolições (2 paredes)
    - Construção (1 parede)
    - Electricidade/TV/Telefone (total)
    - Redes de Águas/Esgotos (total)
    - Redes de gás (total)
    - Pinturas (todas as paredes e tectos)
    - Afagamento/Envernizamento (do soalho original)
    - Caixilharias (todas as janelas novas)
    - Carpintaria (recuperar todas as portas)
    - Pavimento (soalho novo em 2 divisões)
    - Cantarias (base das janelas novas)

(Se quiseres "sussurra-me" o teu email que eu posso-te enviar o meu orçamento discriminado)

Para além destes valores da responsabilidade do empreiteiro, depois é preciso ir "às compras" escolher os equipamentos e azulejos. Aqui ficam os preços (c/ IVA) das peças que escolhi ao meu gosto mas com muita contenção de orçamento!!!:

COZINHA (4000€)
    - móveis IKEA Abstrakt: 1800€
    - lava-louça: 80€
    - torneira: 80€
    - azulejos: 100€-200€
    - candeeiros e focos: 75€
    - frigorífico encastre: 520€
    - máq. loiça encastre: 300€
    - forno: 190€ + placa: 150€
    - esquentador: 210€
    - micro-ondas: 35€
    - máq. roupa: 320€

CASA DE BANHO (1200€)
    - retrete: 71,492€
    - tampo: 42,308€
    - tanque: 89,495€
    - bidé: 55,86€
    - lavatório: 97,119€
    - torneiras: 418,017€
    - azulejos: 112,24€
    - vidro do duche: 200€
    - candeeiros: 30€

E aproveito para te chamar a atenção para o momento em toda obra (até agora) que me deu mais dores de cabeça: pedir o orçamento! Perdi imenso tempo a tentar definir tudo o que queria com os termos correctos para poder pedir 5 orçamentos idênticos que depois pudesse comparar (o que não me impediu de fazer algumas alterações depois de escolher o empreiteiro).

E por último, dá uma olhadela: obicodaobra.wordpress.com

Espero ter ajudado, Rita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabarbieri, ee
  13.  # 16

Eu gosto é destas pessoas organizadas! :-)
  14.  # 17

Já viram o site da Rita? É....... Absolutamente extraordinário!!...
    Parabéns! Achei fantástico!!
    Sim sim, vai já daqui um sussurro para esse orçamento que tanto me vai ajudar!

As imagens levam-me a crer que as condições em que a casa estava sao mt semelhantes às da minha...
    Mas que animo que me vai dar, perceber como como as coisas avançam ou não...
    Vou dedicar-me a passar o seu site a pente fino!
    (mal saia do trabalho, senao um dia o patrão manda o forum pagar-me o salário...)
    Já agora, de onde é a Rita? Se for daqui do Norte, aguardo contactos q ache uteis!!
    Muito obrigada!
    •  
      ee
    • 19 novembro 2009

# 18

Sim, muito bom Rita! Parabéns!
    É exactamente isso q quero fazer qd tiver as coisas mais alinhavadas... um blog com o antes e depois e toda a sua evolução. :D
    Esse parece-me um óptimo orçamento... digo isto, pq só o orçamento p os electrodomésticos q escolhi é mais alto que o orçamento da cozinha toda da Rita... :S (mas nos electrodomésticos vou considerar q vai ser mesmo um bom investimento...espero bem q sim... -linha preta da AEG :)
    A minha remodelação é tb muito parecida com a da Rita, com a diferença de que vou meter tecto falso (sem projectores) em toda a casa com uma área bruta de cerca de 100 mts2, e o chão ou vai ser flutuante, ou vou recuperar o soalho (que é lindíssimo e está tapado por alcatifa- arghhh). Espero conseguir recuperá-lo, mas isso só saberei mais perto da obra qd se vir mesmo o estado dele...

Colocado por: anabarbieriJá agora, de onde é a Rita? Se for daqui do Norte, aguardo contactos q ache uteis!!

A Rita s n m engano é de lisboa (como eu)... e é interessante, pois a planta da casa é igualzinha à de uns amigos meus na zona da Alameda (adoro aquela casa)... mas estes meus amigos é q tiveram MESMO um bico de obra... uma obra q era suposta demorar 2 a 3 meses demorou 1 ano!! isto muito devido a não terem contratado um empreiteiro p tudo... ou pelo menos um empreiteiro q tratasse tb de electricidade, canalizações, etc...
    Por isso mesmo a única coisa q n vai ser a mesma pessoa a fazer é mesmo na cozinha...

Já agora.... a minha ideia p a cozinha (que está a ser pensada ao pormenor desde a localização de todas as fichas eléctricas q acho q serão necessárias até ao sítio das pegas - lol) é a da Rita - Abstrakt - preta ou vermelha... O único problema é q a maior parte dos móveis terão q ser à medida, se bem que aqui com uma data de ginástica já consegui aplicar alguns de medidas standard... :)
    Sendo assim.... a minha ideia é: comprar apenas as estruturas standardizadas do IKEA, comprar as ferragens à parte* (descobri umas muito ao género das do IKEA, mas de algum modo parecem-me melhores...ainda n sei é preços...) dar isto tudo a um carpinteiro para fazer as alterações de medidas e novas furações. E por fim, mandar lacar as portas q serão compradas e cortadas à parte no mesmo carpinteiro, mas lacadas num pintor à parte.
    Na minha ideia, isto vai ficar talvez um pouco mais caro do que comprar uma cozinha standardizada seja no IKEA ou noutro sítio qlqr... mas tenho quase a certeza q vai ficar mais barato do q se mandar fazer uma cozinha à medida numa loja de cozinhas... Só o saberei mesmo depois d ter os orçamentos... mas, o q acham?

*descobri um catálogo com TODAS as ferragens online (descrição do produto, aplicações, até videos de instrução de montagem! - só n tem é preço) se quiserem saber, sussurem-m ou mandem mail, q eu mandarei o link da marca (catálogo) e fornecedor (único em pt)
  15.  # 19

Eu tenciona passar uma tarde aqui, quando descobrir onde é (não tinha o número da porta na cabeça e quando lá passei não encontrei):

http://www.interfer.pt/
    •  
      ee
    • 19 novembro 2009 editado

# 20

Colocado por: lobitoEu tenciona passar uma tarde aqui, quando descobrir onde é (não tinha o número da porta na cabeça e quando lá passei não encontrei):

http://www.interfer.pt/

loool
    esse é exactamente o fornecedor d q falava... :D
    só n quis colocar aqui assim a publicidade pois n sabia bem s o devia
    :D
    eu estava para ir lá esta tarde.... mas vai ter q ser amanhã... se n me engano é muito perto do cemitério do alto d s. joão (e penso q logo visível)

bem... já agora, as tais ferragens q falo são as da hettich - no site da interfer n estão muito detalhadas, mas o catálogo da marca está

[pub] http://www.hettich.com/blaetterkataloge/TA_2008/pt_PT/blaetterkatalog/index.html [/pub]

0.0252 seg. NEW