Iniciar sessão ou registar-se
    • PPM4
    • 7 novembro 2018

# 1

Boas,

Estou com um pouco de dificuldade de escolher qual o melhor tipo de laje para um edifício de habitação (6 pisos acima do solo) e 2 pisos de cave para estacionamento.

Mostro-vos uma planta com os pilares, e caixas de escadas/elevador possíveis... não tenho possibilidade de colocar mais pilares.

Estava a pensar considerar laje maciça, mas tendo em conta os vãos... que me aconselham?
      imagem.png
  1.  # 2

É o PPM4 que tem de escolher o tipo de laje ?!?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  2.  # 3

que espessura tem para as lajes? vãos de 7m/7.5m não me parece nada de outro mundo. até em madeira CLT reforçada com betão conseguem-se
    • DM
    • 7 novembro 2018 editado

# 4

Diria laje fungiforme com 25cm de espessura aligeirada com blocos, com viga de bordo a toda a volta.

Dava para aligeirar o maiores panos de laje e no alinhamento das caixas de elevador e escadas era maciça com os 25cm.
  3.  # 5

tens aqui um exemplo, qual o programa de calculo?
      2Lote2_Estabilidade-Model.jpg
  4.  # 6

Eu diria laje maciça 22-24cm, com vigas no contorno.

Se não houver limites na altura total da laje a colocar pode explorar a hipótese de lajes aligeiradas com blocos, e com um pré-dimensionamento comparar entre as duas soluções a mais económica.
    • PPM4
    • 9 novembro 2018

# 7

Boas,

Desde já agradeço a todos pelas respostas dadas.

Sim, sou eu que tenho de escolher o tipo de laje.

O programa que trabalhamos na faculdade é o SAP2000.

Existe limitação na altura total. Estava a pensar considerar laje de 25cm no lado esquerdo e 20cm no lado direito e vigas altas em todo o contorno do edifício.

O meu receio é o pilar interior isolado no lado esquerdo do edifício.

Para resolver os problemas de punçoamento aconselham se for suficiente colocar apenas armadura de punçoamento? Capiteis nos pilares interiores? Ou vigas embebidas na laje que passem nos pilares interiores (não sei se faz isto)?

Obrigado pela vossa ajuda.
      Sem Título.jpg
    • riscos
    • 9 novembro 2018 editado

# 8

Nao precisaa desse pilar, esse coitado tem uma area de influencia gigante.monta o modelo com uma laje macica de 23 e veja a deformada para L/500 e qual os momentos da laje e respetiva armadura.esse é o primeiro passo

0.0134 seg. NEW