Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      rnbc
    • 8 novembro 2018

# 1

Boa noite!

Para efeitos de instalação duma máquina gostaria de saber o esquema normal que deve existir na parede nomeadamente a altura das ligações.

Já descobri que a maioria dos fabricantes recomenda que a entrada do esgoto fique a 60cm do chão.

Em relação à eletricidade ocorre-me que seria boa ideia ficar acima do esgoto, ao lado, o mais longe possível de águas.

Em relação à entrada de água, há alguma altura recomendada ou é à vontade do freguês? Nas instalações que tenho visto costuma a torneira estar ao lado do esgoto, mas um pouco mais alta. Do meu ponto de vista faria mais sentido ser à mesma altura ou até abaixo do esgoto, e também longe da eletricidade.

Alguém com ideias mais firmes sobre o assunto? Ou mesmo documentação... (fora RTIEBT, que já conheço e não diz nada que o bom senso não indicasse já...)
  1.  # 2

acho que convem colocares agua alta
    esgoto baixa
    electricidade logo ao lado da entrada de água nao deve ter problema... mas se usares essa tomada para mais algum electrodomestico vê logo se a deixas numa "divisão" de espaço
    •  
      rnbc
    • 11 novembro 2018

# 3

Há esquemas técnicos de instalação de máquinas que especificam a altura do esgoto como "pelo menos 60cm". Portanto essa ideia de colocar o esgoto baixo choca com a opinião dos fabricantes das máquinas...

Devo dizer que também era a minha ideia até ler a papelada das máquinas!

Estarei errado?

0.0069 seg. NEW