Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Exponho aqui a minha situação de inquilina - que é um pouco complicada - e peço a vossa ajuda/opinião, para ver se ganho uma luzes porque, sinceramente, estou um pouco desorientada:

    Sou arrendatária de um apartamento há mais de 6 anos e já vou no meu terceiro contrato de arrendamento (5 anos iniciais e renováveis de ano a ano). O valor mensal da renda estipulado no meu contrato é de 650 euros. Um T3 no concelho da Amadora, o qual encontrei em péssimo estado de conservação. Buracos nas paredes, paredes com cores muito escuras, portas esfoladas e outras coisas que só visto...
    Apesar de tudo, eu e o meu companheiro gostámos muito da casa, da disposição das áreas, da localização e acordámos com a senhoria que pagaríamos um valor mais reduzido de renda, pois iriamos investir algum dinheiro a "compor" a casa. Ela aceitou, porque não tinha dinheiro para obras/remodelações e até porque não poderia passar recibo, pois perderia a isenção do IMI...

    Esta situação durou mais de três anos. Três anos a pagar 500 euros por mês, sem um único recibo. Quando a confrontámos com a situação, ela voltou a dizer que não lhe compensava passar recibo, pois iria ter muitas despesas. Esta fuga ao fisco começou a preocupar-nos mas, como não tínhamos para onde ir e, uma vez que continuávamos sem receber recibos pelos nossos pagamentos, acordámos que não lhe pagaríamos mais do que a mensalidade que o banco lhe cobrava pelo crédito à habitação. Estamos a falar de 330 euros por mês. Nunca vimos uma única carta do banco, não sabemos se as prestações são pagas com regularidade, nada! Mas também sempre dissemos que pagaríamos o valor inicial de renda, caso ela nos começasse a entregar os recibos mensalmente. Recusou sempre.

    Há cerca de um mês, tivemos um problema com a tubagem da cozinha e com a caldeira. Tivemos que substituir uma peça na caldeira e os tubos do lava-loiça porque ficamos com a cozinha inundada e, com 2 crianças em casa, não podíamos ficar sem gás. O custo foi de 360 euros no total. Nem recibo pude pedir pela reparação, porque não há nada declarado nas finanças...

    Quando lhe comunicamos a despesa, a senhoria recusou-se logo a pagar, dizendo que não tinha dinheiro para suportar despesas do apartamento. De notar que tem condomínio em atraso em mais de 2 anos...
    Informei-a que iria descontar na renda da casa e a reacção dela foi logo dizer que quer vender a casa, porque não suporta mais as despesas. Escreveu-nos uma carta a indicar que quer vender a casa e quer tirar fotografias para colocar numa agência imobiliária.

    O que tenho que fazer a seguir? Alguém me pode dar umas dicas? Autorizo as fotografias? Tenho que responder? Ela diz que quer vender a casa e que nos dá direito de preferência, mas eu não sei quanto ela quer, quanto deve ao banco, quanto vale a casa, nada...

    Ajudem-me, por favor.

    Obrigada
    Mónica
  2.  # 2

    Boa tarde Mónica,

    No seu caso, fale com a senhoria e demonstre interesse em comprar a casa (mas não muito senão o preço sobe), diga-lhe que se lhe vender a si vai poupar certamente mais de 5000 euros na comissão da agência imobiliária, e (se necessário) lembre-lhe que ao vender a si resolve também quaisquer outros (eventuais) problemas com a Autoridade Tributária pelas rendas não declaradas.

    Em caso extremo, lembre-lhe também que a casa está arrendada, o que vai certamente dificultar a venda e diga que não está na disposição de sair do imóvel.

    Isto só vale se quiser e tiver possibilidades de comprar a casa. Se não o quiser fazer tem se se preparar ou para mudar de casa ou para provar a existência e validade do arrendamento (desde logo comunicar toda a situação à Autoridade Tributária).
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 3

    Boa tarde spoliv

    Muito obrigada pelo conselho. Vou ponderar a compra da casa.

    Mónica
  4.  # 4

    Acho que devem passar a pagar 100 euros mensais de renda.

    Ou então comprarem-lhe a casa pelo preço que vocês quiserem. E obrigar a actual dona a pagar o IMI futuramente.

    E exigirem umas lavagens com água de malvas.

    E mais aquilo que entenderem.
    Concordam com este comentário: loverscout, treker666, tonnel
  5.  # 5

    Colocado por: JOCORAcho que devem passar a pagar 100 euros mensais de renda.

    Ou então comprarem-lhe a casa pelo preço que vocês quiserem. E obrigar a actual dona a pagar o IMI futuramente.

    E exigirem umas lavagens com água de malvas.

    E mais aquilo que entenderem.
    Concordam com este comentário:loverscout


    esta senhoria é diabolica..... =D
  6.  # 6

    Olá JOCOR

    Caso esteja a falar a sério, concordo consigo. Diabólica não diria, mas muito rebuscada, sim.

    Caso esteja a brincar, resultou. Consegui rir-me com o seu comentário. Obrigada :D
  7.  # 7

    Colocado por: maspintoacordámos que não lhe pagaríamos mais do que a mensalidade que o banco lhe cobrava pelo crédito à habitação


    Mas afinal paga 330€ mensais, abaixo do acordado 650€(-150€=500€) referidos no contrato?

    Olhe que se arrisca a uma forte acção de despejo, apesar de o contrato de arrendamento não estar registado nas Finanças.
    A Senhoria poderá preferir pagar multa às Finanças que estar a sujeita algum tipo de situação complicada.

    Sugestão: chegue a acordo com a Senhoria e façam um contrato de arrendamento novo, registado legalmente. A isenção do IMI já deve ter acabado de qualquer das formas.
  8.  # 8

    Boa tarde Sr.io

    Acção de despejo sob que pretexto?

    Onde estão provas de pagamento? Não há recibos, porque ela sempre se recusou a dar-mos.
    Quem pode provar que não lhe paguei 330 euros por transferência e 320 euros em mãos todos os meses?

    Ela não tem dinheiro para pagar a substituição de tubos de cozinha, quanto mais multas de finanças.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  9.  # 9

    ao que isto chegou,pagam a renda que querem e o senhorio tem que levar com vocês...ponham -se mas é a mexer daí para for que a casa não é vossa
  10.  # 10

    Caro tonnel

    Se a casa fosse minha e eu a quisesse arrendar, não fugiria com as minhas obrigações.
    • smst
    • 10 novembro 2018

     # 11

    Colocado por: maspintoCaro tonnel

    Se a casa fosse minha e eu a quisesse arrendar, não fugiria com as minhas obrigações.


    Você concordou com as condições que lhe foram postas, sabia desde inicio que não teria recibos e viu o estado da casa antes de arrendar.
    Se acha que ela pede um valor exagerado para o estado em que a casa está, pode sempre mudar-se e arranjar algo melhor e mais barato. Coitado do senhoria que a tiver como inquilina...
 
0.0150 seg. NEW