Iniciar sessão ou registar-se
    • SS88
    • 9 novembro 2018

     # 1

    Boa tarde, estou em vias de comprar um t2 mas ao receber a avaliacao do imovel verifiquei que foi
    avaliado muito abaixo do que estava à espera em que ninguém estava a espera do valor da mesma avaliação. Pedi relatório ao banco e consto os seguintes factos na descrição do imóvel:

    ".... A varanda, o estacionamento coberto e uma das arrecadações não constam da
    caderneta predial"

    Observações / Discrepâncias Verificadas:

    Verifica-se que a área de arrecadação e parqueamento não se encontram registados ao nível da matriz. Estas áreas foram consideradas dado constarem da CRP apresentada.

    Pedi ajuda à imobiliária ao que depois de averiguarem na câmara (salvo seja) nenhuma varanda de todos os blocos estão registados na câmara e que possivelmente nunca vou conseguir legalizar.

    Alguem consegue ajudar a dar uma opinião mais experiente do assunto? Não tenho acesso a nenhum documento da casa. Obrigada
  1.  # 2

    Bom dia caro membro,

    Geralmente o estacionamento coberto e arrecadações apresentam uma caderneta predial exclusiva e independente da habitação.

    Relativamente à varanda, uma vez que não é coberta, não entra na área de implantação.

    Peça avaliação do conjunto (caderneta predial da habitação e do estacionamento).

    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente,
    Eng.º João Gomes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS88
    • SS88
    • 9 novembro 2018 editado

     # 3

    Muito obrigada Eng.º João Gomes pela sua atenção. É a nossa primeira compra de casa e só de pensar em "ilegal" ou "não registado" já nos faz recuar e muito na decisão. Embora queiramos e muito a casa dispenso dar passos em falso que me faça arrepender mais para a frente. Disse-me como a varanda não é fechada (e não o é) e não entra na área de implentação então não é considerada ilegal é isso?Entretanto no relatório encontrei o seguinte:
    Condicionates de valor:
    "Apresentação da CPU atualizada com as áreas dependentes, conforme CRP apresentada; Licença de utilização."

    Documentos apresentados que serviu de base na avaliação (Metodogia)
    Descrição(ões) na Conservatória do Registo Predial
    Caderneta(s) Predial(ais)

    Entretanto sei que a imobiliária entrou em contacto com o engenheiro que fez a avaliação e este memsmo afirmou que como não estava documentos apresentados em conformidade avaliou por valores mais baixos e que se conseguisse os tais papeis actualizados para enviar que era feita nova realivação. Mas agora que papeis a imobiliária deve apresentar que eu deva saber?
    Agradeço imenso toda a ajuda. Muito obrigada.
    • size
    • 9 novembro 2018 editado

     # 4

    Colocado por: SS88Boa tarde, estou em vias de comprar um t2 mas ao receber a avaliacao do imovel verifiquei que foi
    avaliado muito abaixo do que estava à espera em que ninguém estava a espera do valor da mesma avaliação. Pedi relatório ao banco e consto os seguintes factos na descrição do imóvel:

    ".... A varanda, o estacionamento coberto e uma das arrecadações não constam da
    caderneta predial"

    Observações / Discrepâncias Verificadas:

    Verifica-se que a área de arrecadação e parqueamento não se encontram registados ao nível da matriz. Estas áreas foram consideradas dado constarem da CRP apresentada.

    Pedi ajuda à imobiliária ao que depois de averiguarem na câmara (salvo seja) nenhuma varanda de todos os blocos estão registados na câmara e que possivelmente nunca vou conseguir legalizar.

    Alguem consegue ajudar a dar uma opinião mais experiente do assunto? Não tenho acesso a nenhum documento da casa. Obrigada



    Não me parece correto que a discrepância na caderneta predial (matriz) das áreas dependentes, possa desvalorizar o real valor da habitação, conforme constam na Conservatória. Não é por se aplicar um valor baixo na avaliação que torna possível efectuar a escritura que, à partida, será inviável por deficiência do registo de áreas nas Finanças, as quais tem que ser coincidentes com as da Conservatória.
    No caso que apresenta, o vendedor é que tem que solicitar uma correcção do registo nas finanças, através do modelo1, para possibilitar a venda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS88
    • SS88
    • 9 novembro 2018

     # 5

    Toda a ajuda é benvinda! Obrigada
  2.  # 6

    Penso que a dificuldade advem de o user estar a tentar obter crédito bancário.
    Se a avaliação é muito baixa, não consegue o montante desejado. É assim?

    Logo, não consegue fazer a escritura.


    @joaogomes141993 nem sempre as garagens/anexos são registados como fracções autónomas. Em muitos casos, nao é assim.
    Concordam com este comentário: SS88
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS88
  3.  # 7

    Colocado por: ADROatelierPenso que a dificuldade bem de o user estar a tentar obter crédito bancário.
    Se a avalição é muito baixa, não consegue o montante desejado. É assim?

    Logo, não consegue fazer a escritura.


    @joaogomes141993 nem sempre as garagens/anexos são registados como fracções autónomas. Em muitos casos, nao é assim.



    É verdade que nem sempre são registados de forma independente, contudo, se o colega refere que não se encontra na caderneta predial da habitação, significa que muito provavelmente apresenta uma caderneta unicamente do estacionamento.
    Concordam com este comentário: SS88
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS88
  4.  # 8

    @joaogomes141993

    Veja, porém, que na CPP do mesmo artigo, já surge a area completa.





    Colocado por: joaogomes141993


    É verdade que nem sempre são registados de forma independente, contudo, se o colega refere que não se encontra na caderneta predial da habitação, significa que muito provavelmente apresenta uma caderneta unicamente do estacionamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS88
    • SS88
    • 9 novembro 2018

     # 9

    Colocado por: ADROateliergaragens


    Exactamente! É esse o "objectivo". O mais estranho é o Engenheiro dizer que se lhe enviarem os papeis actualizados de certeza que a avaliação vai subir (segundo o mesmo). Agora pergunto, sobe mesmo? Que papeis ele precisa actualizados segundo o que escrevi em cima? E em relação à varanda tenho mesmo que me "preocupar"?

    Agradeço novamente toda a ajuda disponibilizada. Obrigada
    • size
    • 9 novembro 2018 editado

     # 10

    Colocado por: SS88
    O mais estranho é o Engenheiro dizer que se lhe enviarem os papeis actualizados de certeza que a avaliação vai subir (segundo o mesmo). Agora pergunto, sobe mesmo?
    Que papeis ele precisa actualizados segundo o que escrevi em cima?

    Os papeis actualizados que se impõem, é, forçosamente e apenas a caderneta predial de acordo com todas as áreas reais do imóvel. Para isso o vendedor tem que ir corrigir a matriz e fazer constar o estacionamento e a arrecadação.

    E em relação à varanda tenho mesmo que me "preocupar"?

    Não, porque a varanda faz parte da área privada da habitação.

    Nota: Queira notar que para concretizar o seu objectivo do empréstimo e escritura de compra da habitação, tem que ser superado, não só o valor correto da avaliação, mas também a correcção da matriz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS88
    • SS88
    • 10 novembro 2018

     # 11

    Obrigada a todos pela ajuda. Hoje reuno com a imobiliária e tomar uma decisão.
 
0.0136 seg. NEW