Iniciar sessão ou registar-se
    • Josh
    • 9 novembro 2018

     # 1

    Boa noite
    É o seguinte , estou a tratar de credito a habitação para comprar um apartemanto t2. O propriatario está me a pedir 80 000 euros. Fiquei espantado com a avaliação que consta na caderneta predial, 61 000 euros. Agora vêm a fase da avaliação e tenho a certeza que nem perto dos 60 000 euros vai chegar.
    O apartamento é de 2010 e quando o fui ver pareceu me bastante bom em termos de acabamentos , luz solar( têm 2 varandas , 3 portadas e 2 janelas ).
    Visitei outros disponiveis na mesma localidade e sinceramente por serem mais antigos nao chegam nem perto. O valor desses mesmo ficam todos eles nos 60 mil também.

    De referir que a avaliação que existe e que vêm na caderneta predial consta de 2010.
    Pode estar desactualizada ou o proprietário está a inflacionar o preço em demasia?
  1.  # 2

    Na caderneta predial é o valor patrimonial para efeitos de impostos... Nada tem a haver com o valor imobiliário...
    Não confundir conceitos / propósitos
    Concordam com este comentário: master_chief
    • Josh
    • 9 novembro 2018

     # 3

    Não fazia ideia, sou novo nestas andanças.
    Já agora , o valor imobiliário costuma ser muito
    diferente do valor patrimonial?
    • Lupan
    • 9 novembro 2018 editado

     # 4

    Até pode ser o dobro que não é nada de estranhar... Nesta altura se for o triplo também não é de estranhar muito...
    • Josh
    • 9 novembro 2018

     # 5

    Assim já fico mais animado mas a avaliação está me causar medo.
    Obrigado pelo esclarecimento e pela prontidão. Depois dou noticias da avaliação, pode ser que ajude futuras dúvidas.
  2.  # 6

    Atenção que pode ser, não quer dizer que seja...
    • Josh
    • 10 novembro 2018

     # 7

    Sim tenho noção disso e por isso é que me têm tirado noites de sono.
  3.  # 8

    Colocado por: JoshSim tenho noção disso e por isso é que me têm tirado noites de sono.


    Não há que tirar noites de sono...se a avaliação bancaria diz que eventualmente o apartamento vale 60.000, estaria a fazer um.mau negócio comprar por 80.000....
    • Josh
    • 10 novembro 2018

     # 9

    Sim e o proprietário sendo um investidor imobiliário, faz me confusão que possa estar a pedir um preço muito mais alto do que aquilo que ele vale na realidade. Vou ser muito sincero, eu quero aquele apartamento. Na minha zona é o mais recente, está numa boa localização e os acabamentos parecem-me acima da média. Têm bastantes extras com cozinha personalizada, têm termoaculador em vez de gás, os estores são de fecho elétrico. Têm lareira. Têm 2 varandas .

    É claro que se a avaliação for muito inferior ao valor dos 80 000 desisto. Até porque já vou dar uma entrada de 10 000. O maximo que poderei dar a mais são 4000.

    Depois fico com cerca de 2500 para a escritura e mais 4000 para equipar .
  4.  # 10

    O imóvel é onde?
  5.  # 11

    Colocado por: turnip

    Não há que tirar noites de sono...se a avaliação bancaria diz que eventualmente o apartamento vale 60.000, estaria a fazer um.mau negócio comprar por 80.000....

    O que o user tem de informação não é avalição bancária, e vpt que é onde vai incidir o seu pagamento de IMI, neste caso ao adquirir o IMT e IS vai incidir no preço de aquisição.
    Posso indicar que a avalição bancária da minha casa em 2010 que foi quando a comprei e era nova de mais 70000 € do que o seu valor patrimonial tributário.
    E superior também ao preço de aquisição mas apenas cerca 20000€...
    • size
    • 10 novembro 2018

     # 12

    Colocado por: Josh
    Sim e o proprietário sendo um investidor imobiliário, faz me confusão que possa estar a pedir um preço muito mais alto do que aquilo que ele vale na realidade. Vou ser muito sincero, eu quero aquele apartamento. Na minha zona é o mais recente, está numa boa localização e os acabamentos parecem-me acima da média. Têm bastantes extras com cozinha personalizada, têm termoaculador em vez de gás, os estores são de fecho elétrico. Têm lareira. Têm 2 varandas .


    E então, com todas as vantagens que enumera sobre esse apartamento, quanto é que o mesmo vale ?
    Possui alguma avaliação comercial válida ?
    Esqueça o valor que consta na matriz, porque isso não serve de nada.
  6.  # 13

    A minha casa tem o valor patrimonial à volta de 90k e quando comprei foi avaliada em 140k.
    Nao vale a pena ligares muito a esse vakor
    • Josh
    • 10 novembro 2018

     # 14

    A casa é nos arredores de Santarém.

    Pois não existe ainda uma avaliação comercial valida. A que o banco vai fazer a meu pedido será a primeira. Sim o valor da matriz está esquecido porque nao acredito que a casa tenha aquela valor.

    Vou esperar pela avaliação e depois posto o valor da mesma .
  7.  # 15

    Atenção que as avaliações dos bancos também já não estão a ser tão elevadas como foram no início do ano!!! E além disso, as avaliações feitas pelos bancos são um bocado subjetivas (dependem muito do avaliador e da relação oferta/procura nessa zona). Em alguns sites de venda de imóveis, consegues perceber qual o valor por metro quadrado (€/m2) da zona/região. Faz um cálculo em função dos m2 que o apartamento tem e ficas com uma ideia.
    • Josh
    • 11 novembro 2018

     # 16

    Eu fiz a simulação no site das finanças e basicamente ela vale perto dos 70 000 em função da tipologia e dos metros quadrados.
    Certamente serão tido em contas outros criterios que o simulador nao alcança, digo eu.
  8.  # 17

    Em Lisboa qualquer casa que tenha VPT de 100 mil euros, é vendida facilmente acima dos 500 ou 600 mil euros hoje em dia.
    O VPT está profundamente desactualizado face à realidade do país.
    • Josh
    • 26 novembro 2018

     # 18

    Bem , recebi hoje o valor da avaliação. Ficou por 80 mil euros.
    Ficou perto do valor que precisava , só tenho que financiar mais 4000.

    Obrigado a todos.
  9.  # 19

    Josh cuidado com os seguros que o Banco lhe vai propor.
    Aconselho a fazer simulação de seguro de vida na Prevoir e simulação de seguro multiriscos na Tranquilidade.
    Compare os valores que estas empresas oferecem com o valor que o Banco oferece, aperte com o Banco para baixar o preço ou permitir que subscreve seguros fora do banco.
    Aconselho também a pedir o prazo máximo (se puder pedir 50 anos de crédito, peça) pois o mais importante é ter a prestação mais baixa possível todos os meses. Se tiver condições, pode sempre amortizar o crédito da sua casa quando quiser.
    Boa sorte!
    • Josh
    • 8 dezembro 2018

     # 20

    F coucelo sim eu fiz credito a 40 anos. A prestação fica baixa muito mesmo. Quanto aos seguros como estou no Santander dá para mudar quando quiser.

    Estou com um problema bem grave e que está a atrasar isto tudo. A avaliação foi bloqueada pelo banco porque a casa está arrendada. Eles pedem uma declaração que diga que os inquilinos vão sair na data x e têm que ser assinada pelo inquilino e pelo vendedor.

    Alguém conhece uma minuta deste tipo de declaração?
 
0.0194 seg. NEW