Iniciar sessão ou registar-se
    • paco
    • 14 agosto 2009

     # 1

    Tinha alguma urgência para arrendar um apartamento ou casa mais próxima do meu local de trabalho. Será a primeira vez que arrendo.

    Fiz uma visita a um apartamento com um quarto para arrendamento, que fica a cerca de 30 minutos do trabalho a pé. Disse ao senhorio/vendedor que estava interessado e que telefonava-lhe em breve. No entanto mostrou-se com pressa, dizendo que podia não estar disponível nos dias seguintes e que precisava de fechar negócio no próprio dia. Receie que perdesse a oportunidade com um preço tão acessível.

    Perguntei-lhe que documentos precisava. Pareceu-me surpreso, como se não fosse preciso seja o que fosse, mas acabou por responder que eram apenas uma cópia do BI e indicação do local de trabalho.

    Perguntei-lhe se pagava por transferência bancária (não tenho cheques). Respondeu-me que queria ser pago com dinheiro e que precisava de uma caução. Eu tinha quase a totalidade do valor da renda em dinheiro comigo, que era para ser depositado, mas acabei por dá-lo. O senhorio/vendedor não encontrava as chaves que me deviam ser dadas para o quarto. Disse-me que dava-me no dia seguinte quando eu pagasse o resto da renda. Notou que as rendas são pagas a meio de cada mês. Parece-me que não vai haver contracto nem recibos...

    Entretanto, tenho recebido propostas de quartos para arrendamento com contracto de no mínimo 6 meses e muito melhores condições por uma renda próxima, mas só disponíveis a partir de Setembro. Estou a pensar em colocar os meus haveres no quarto que vou arrendar, fazer visitas aos quartos que me propõem, mudar os meus haveres para o novo quarto no início do mês e informar o senhoria uma semana antes do pagamento da renda que vou mudar-me.

    O "comentário" é um desabafo e para saber se, depois da precipitação, se fariam o mesmo. O que pode correr mal?
  1.  # 2

    NUNCA se deve precipitar a fechar um contrato (escrito ou "de boca", é sempre um contrato). Para dizer a verdade, eu nem entendi que raio é que você contratou. Um arrendamento mensal de um quarto, com 1 mês de caução, com rendas pagas a meio do mês? Durante quanto tempo?

    É claro que eu tentaria sempre mudar para melhor, logo na primeira oportunidade! Mas, mesmo numa balda como na que você se meteu, há prazos a cumprir. O que pode acontecer é perder o mês de caução.

    Da próxima vez ASSINE um contrato, e faça por cumpri-lo. ;-)

    PS: 30min a pé (à chuva) ainda é um bocado longe. :-)
  2.  # 3

    Olá,

    Tomou uma decisão precipitada a meu ver,

    o que lhe aconselho vivamente é que tenha cuidado nestas situações.Nem sempre as pessoas agem de boa-fé e as aparências iludem.
    Deverá SEMPRE de haver um contrato assinado por ambas as partes, com tudo estipulado, desde rendas, caução, duração de contrato, etc. Este deve ser declarado nas finanças pelo seu senhorio (certifique-se sempre disso) e recibos devem ser passados no seu nome aquando do pagamento mensal acordado (os recibos são os que se compram nas finanças e não nas papelarias - cuidado com isso)
    Em relação ao que se sucedeu consigo, não sei o que poderá fazer visto que não há documentos que provem que de facto usufrui do espaço ou recibos que possa usar para o IRS ou para provar que a renda foi paga (visto ser a dinheiro vivo).
 
0.0061 seg. NEW