Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      imbs
    • 11 novembro 2018

     # 1

    Olá :)

    Caros, estou com uma dúvida.

    Foi-me apresentado um projecto que é basicamente um T0 com 30m2.

    Esse T0, tem uma ´divisão´ - 3 paredes de tijolo, e a 4a parede é de vidro com portas de correr, onde vão fazer um quarto.

    O construtor apresenta aquilo como T1.

    Onde posso ler sobre isto?

    Quando é que considero uma divisão?

    Só encontrei isto no seguimento do que procuro, mas não me esclarece.
    Divisão:
    É o espaço do alojamento, delimitado por paredes, tendo pelo menos 4m2
    de área e 2m de altura, na sua maior parte. Estão compreendidos na definição de divisão, os
    quartos de dormir, as salas de jantar e de estar, as divisões em sótão ou caves
    habitadas, etc.

    Podem ajudar?

    Obrigada
    • size
    • 11 novembro 2018

     # 2

    Sim, será isso, um espaço entre 4 paredes.

    Será um T0 em que tal divisão terá, acessoriamente, umas portas de vidro a dividir, possivelmente, da cozinha. Será ?
    •  
      imbs
    • 11 novembro 2018

     # 3

    Obrigada size, mas precisava mesmo de certezas.

    Para mim é um T0, mas o construtor teima em anunciar como T1. Ainda que no espaço do quarto a cama de casal esteja encostada à parede e o espaço para circulação seja mínimo.
    Não sei se importará para o caso mas o acesso à I.S. é feita a partir deste mini quarto.

    Sala e cozinha em open space e o quarto tem uma parede de vidro a separá-lo da sala\cozinha.

    Digo eu que haja legislação sobre isto, mas não estou a conseguir encontrar.

    Obrigada
    • size
    • 11 novembro 2018

     # 4

    À partida, pela área que refere, de 30 m2, não poderá ser um T1,

    Poderá consultar artigo 67º do RGEU --> http://www.oasrn.org/pdf_upload/rgeu.pdf
    • size
    • 11 novembro 2018

     # 5

    Colocado por: sizeÀ partida, pela área que refere, de 30 m2, não poderá ser um T1,

    Poderá consultar artigo 67º do RGEU -->http://www.oasrn.org/pdf_upload/rgeu.pdf



    ***Com essa coisa de colocar portas de vidro nas divisões , o construtor terá a habilidade de vender gato por lebre. Se colocar mais uma porta de vidro, poderá pretender vender um T2 :)***
    •  
      imbs
    • 11 novembro 2018

     # 6

    Vou ler obrigada.

    De referir que a CPU refere 3 divisões, admitindo que seja sala\cozinha, quarto e I.S.

    Obrigada
  1.  # 7

    Até lhe pode chamar um assobio, mas se você gosta do que lhe estão a vender compra, se não gosta não compra.
    •  
      imbs
    • 11 novembro 2018

     # 8

    A questão não é gostar ou não. Nem sequer comprar, porque sou promotora.
    Mas é uma questão que sempre tive, mas hoje em dia...cada vez mais quando decidem apresentar casas com 30 divisões em 30m2.

    Eu preciso de suporte legal para conseguir perceber isto.
    Só isso.

    Obrigada
  2.  # 9

    Como já lhe foi referido, o suporte legal é o RGEU.
    • VCAC
    • 11 novembro 2018

     # 10

    O que está (ou vai estar) registado? Na camara (projecto) ou nas finanças?

    Peça os documentos identificativos do imovel (caderneta/certidão) e logo vê o que está registado...
    Ai deve constar certamente a tipolgia do mesmo.
  3.  # 11

    Não perca tempo com legislação, só tem que ver o que está no projecto aprovado, e que depois será registado nas finanças e conservatória.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imbs
    •  
      imbs
    • 11 novembro 2018

     # 12

    Pronto, é um T1.

    Obrigada
  4.  # 13

    Como chegou a essa conclusão? É o que está registado?
    •  
      imbs
    • 13 novembro 2018

     # 14

    Colocado por: ADROatelierComo chegou a essa conclusão? É o que está registado?


    A CPU refere três divisões.
    I.S.
    Sala/Cozinha
    Quarto

    Correcto?
  5.  # 15

    e o que é referido na certidão do registo predial? pode transcrever?
  6.  # 16

    Para efeitos de IMI, Tipologia/ n.º Divisões, está bem descrito nas respectivas instruções de preenchimento. é só ler
  7.  # 17

    Colocado por: imbsA CPU refere três divisões.
    I.S.
    Sala/Cozinha
    Quarto

    Correcto?

    Isso é um T0
  8.  # 18

    a IS não é considerada divisão, leiam a definição do campo 54 do IMI ( somente para efeitos de IMI)
    Será n.º de quartos, salas, etc...As divisões não incluem IS, Cozinhas e arrecadações ou outros espaços de função similar.
  9.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradasa IS não é considerada divisão, leiam a definição do campo 54 do IMI ( somente para efeitos de IMI)
    Será n.º de quartos, sals, etc...As divisões não incluem IS, Cozinhas e arrecadações ou outros espaços de função similar.

    As finanças gostam de complicar aquilo que é simples.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  10.  # 20

    Divisão, espaço num alojamento delimitado por paredes tendo pelo menos 4m2, com pé direito regulamentar. Não é considerado divisão corredores, varandas, marquises, wc, despensas, vestíbulos e cozinha se menor que 4m2.
 
0.0195 seg. NEW