Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Tenho um recuperador de calor novo (modelo Caramulo) que tem uma extracção de fumo péssima.
    Hoje, ao fazer a limpeza do mesmo, reparei que tinha uma espécie de chapa em ferro a tapar o buraco de extracção de fumo. Não é uma chapa fixa, por isso removia e realmente a extracção de fumo melhora e a produção de calor é muito maior mas tenho receio que a extracção total da dita chapa possa colocar em perigo a tubagem do recuperador dado que o fogo tem tendência a subir pelo tubo acima.

    Será que me podem dar a vossa opinião? A chapa é para remover ou não? Quem o instalou não me disse o que tinha de remover, deixou-o conforme vinha da fábrica.
    Há algum perigo em extrair a chapa e o calor subir pelo tubo de extracção de fumo ou pela lã de rocha que envolve o recuperador?

    Agradeço a vossa ajuda
  2.  # 2

    Isso deve ser a borboleta da saída de ar.
    Quando é para acender deve ter um manípulo para a colocar na posição vertical deixando sair mais ar, daí arder melhor.
    Quando a lenha já está a arder coloca-se na posição horizontal-
    Coloque uma foto da frente do recuperador, para que melhor o possam ajudar.
  3.  # 3

    Colocado por: CtiagoCaramulo



    boas,

    é possivel meter ai umas fotos ? estamos a falar do modelo caramulo vendido pelo aki ? esse instalador é mais um da treta! ele nunca devia ter utilizado lã de rocha , é que não sei se esse recuperador tem registo na saida de fumos ...se a chapa que diz ,registo da saida de fumos , então é como aqui o amigo Sognim diz, há um comando no recuperador para regular isso, mas pode não ser.
  4.  # 4

    Boas,

    orecuperador que estamos a falar +e o que esta neste site?

    http://www.welcome.red-pod.com/

    O manual está aqui:

    http://www.welcome.red-pod.com/manuais/mod-763-a.pdf

    Tem registo na saida de fumos, o manual é uma porcaria não tem o desenho do recuperador , mas tem lá tudo escrito, é só ler, obviamente que quando vai acender tem que ter o registo completamente aberto, e tem de ficar assim durante algum tento, é só procurar onde está o comando, pode ser de puxar ou uma alavanca, infelizmente o manual não tem o desenho com a legenda dos comandos...

    estou curioso com tentos modelos no leroy e no aki , porque é que escolheu este modelo ? não é um bom recuperador, tem um rendimento muito baixo, o leroy por exemplo até tem bpns modelos da marca deles como o Equation EQH-70, o Equation EQHR-70N e o Equation EQH-80, todos estes modelos são fabricados em Espanha pela Hergom http://www.hergom.com/gbr/home , são excelentes quando montados correctamente.
  5.  # 5

    Colocado por: CtiagoBom dia

    Tenho um recuperador de calor novo (modelo Caramulo) que tem uma extracção de fumo péssima.
    Hoje, ao fazer a limpeza do mesmo, reparei que tinha uma espécie de chapa em ferro a tapar o buraco de extracção de fumo. Não é uma chapa fixa, por isso removia e realmente a extracção de fumo melhora e a produção de calor é muito maior mas tenho receio que a extracção total da dita chapa possa colocar em perigo a tubagem do recuperador dado que o fogo tem tendência a subir pelo tubo acima.

    Será que me podem dar a vossa opinião? A chapa é para remover ou não? Quem o instalou não me disse o que tinha de remover, deixou-o conforme vinha da fábrica.
    Há algum perigo em extrair a chapa e o calor subir pelo tubo de extracção de fumo ou pela lã de rocha que envolve o recuperador?

    Agradeço a vossa ajuda

    O meu recuperador também tem essa chapa. Nao me parece que seja para tirar, se assim fosse porque viria?
  6.  # 6

    Alguns recuperadores têm uma chapa no topo, por baixo do tubo de exaustão.
    Chapa essa que serve como difusor da chama.
    Muitas vezes a chapa é canelada ou em inclinação para obrigar a chama a vir na direcção do vidro antes de subir para a exaustão.

    Melhorando assim o rendimento.

    Não será essa chapa a que se refere?

    Se for, não deve remover. No inicio da queima atrasa um pouco a exaustão, mas depois de aquecer bem costuma já não haver problema.
  7.  # 7

    Colocado por: hnogueiraAlguns recuperadores têm uma chapa no topo, por baixo do tubo de exaustão.
    Chapa essa que serve como difusor da chama.
    Muitas vezes a chapa é canelada ou em inclinação para obrigar a chama a vir na direcção do vidro antes de subir para a exaustão.

    Melhorando assim o rendimento.

    Não será essa chapa a que se refere?

    Se for, não deve remover. No inicio da queima atrasa um pouco a exaustão, mas depois de aquecer bem costuma já não haver problema.


    boas ,

    qualquer recuperador de boa qualidade tem essa chapa ou peça em ferro fundido, chama-se defletor, serve para a chama não entrar pela conduta de fumos, o que é bastante perigoso, o defletor embora seja removivel, só deve ser retirado para inspecção e limpeza da conduta.

    neste caso acho que já se chegou à conclusão que a unidade em causa tem registo na saida de fumos , e que provavelmente está fechado ou parcialmente fechado.
  8.  # 8

    Essa chapa é o deflector, não é para tirar.
    Se não fuma bem também poderá ser uma má instalação, ou problemas na chaminé, já que os supermercados pouco percebem, o melhor é falar com alguém que perceba dá área para ver a situação.
  9.  # 9

    Colocado por: A.AgostinhoEssa chapa é o deflector, não é para tirar.
    Se não fuma bem também poderá ser uma má instalação, ou problemas na chaminé, já que os supermercados pouco percebem, o melhor é falar com alguém que perceba dá área para ver a situação.


    Boas ,

    Se fossem só os supermercados que não percebem nada disto..., 75% dos instaladores/vendedores não percebem nada disto! já vi instalações efectuadas por "instaladores" supostamente specializados de empresas que só vendem disto, bem piores que instalaçôes contratadas no leroymerlin...,pelo menos os tipos do leroy usam gesso e sisal para selar a Hotte.
    Concordam com este comentário: hnogueira
  10.  # 10

    Boa noite!

    Aproveitando aqui o tópico, alguém me pode ajudar na seguinte discussão?

    Obrigado!

    https://forumdacasa.com/discussion/60021/recuperador-de-calor/#Comment_1332947
  11.  # 11

    Ctiago, gostaria de lhe colocar algumas questões sobre a sua casa. Seria possível falarmos por mensagem privada?
    Concordam com este comentário: FTeixeira
  12.  # 12

    Ctiago não sou o único a querer obter informações. Se possível responda a minha mensagem que lhe enviei .

    Obrigado
 
0.0180 seg. NEW