Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Este é a minha primeira participação no fórum, pelo que me desculpo desde já por alguma eventual azelhice! Após pesquisa sobre o assunto e não ter encontrado nada que me ajudasse aqui vai a minha pergunta:

    Qual será a melhor solução para o isolamento de uma caixa de persiana de acordo com a foto em anexo? Acrescento que a minha casa se situa numa zona das mais frias do país, num local com altitude elevada e muito exposto aos ventos. O que queria evitar neste caso seria o vento que entra pela parte superior onde corre a fita e na parte inferior também onde a fita enrola. Parte esta que está embutida no alumínio.

    Obrigado desde já! Cumprimentos,
    Cartapazio
      3220C7BB-B114-4FF4-81E8-2D268EAF4041.jpeg
  2.  # 2

    nao podes colocar uma fita de silicone em volta dessa tampa que tiraste?
  3.  # 3

    Boa noite. Poder na verdade posso, não sei é se resulta...Creio que essa situação seria se a persiana estivesse à vista, mas aqui já existe uma caixa. Neste caso, o frio que se sente entra pela abertura na madeira onde corre a fita (que se situa mais atrás como pode ver na imagem), daí não me parecer muito eficaz tapar apenas com fita uma parte onde não está a entrar frio nenhum...
    Na verdade eu tinha em mente colocar xps desde a caixa de estore até ao limite da parede e talvez completamentando com espuma de poliuretano apenas na parte superior (entre a cx de estores e o tecto), mas não sei qual será a melhor solução...
      936C2243-25AF-42EF-BEBC-41B6B6BA23B7.jpeg
  4.  # 4

    ok
    por experiencia... propria e do que já tenho lido aqui
    - não devemos isolar totalmente uma casa
    - o ar que entra por ai não deve ser assim tanto que te tenhas uma grande perca de calor
    - as minhas estão todas sem isolamento

    mas se queres isolar, enquanto estava a escrever pensei numa parvoice que poderás fazer ai caso estejas virado para isso
    arranjas um bocado de borracha, uma camara de ar de uma bicicleta ou semelhante
    cortas isso num rectangulo
    colas ai, e no meio fazes com o x-acto um corte para a fita passar

    é capaz de eliminar esse "vento" que te queixas?!
  5.  # 5

    Acredite que num local a 800m de altitude, com 0° C lá fora (às vezes menos) e 20 dentro, o vento frio que entra que por sinal é bastante faz toda a diferença na temperatura interior e naquilo que se gasta para a atingir! Digo-lhe também que já tinha tentado a sua solução não com uma câmara de ar mas com uma borracha parecida e infelizmente não resulta...De qualquer forma obrigado. A ver se alguém aponta outra solução!
  6.  # 6

    Colocado por: cartapazioBoa noite,
    Este é a minha primeira participação no fórum, pelo que me desculpo desde já por alguma eventual azelhice! Após pesquisa sobre o assunto e não ter encontrado nada que me ajudasse aqui vai a minha pergunta:

    Qual será a melhor solução para o isolamento de uma caixa de persiana de acordo com a foto em anexo? Acrescento que a minha casa se situa numa zona das mais frias do país, num local com altitude elevada e muito exposto aos ventos. O que queria evitar neste caso seria o vento que entra pela parte superior onde corre a fita e na parte inferior também onde a fita enrola. Parte esta que está embutida no alumínio.

    Obrigado desde já! Cumprimentos,
    Cartapazio
      3220C7BB-B114-4FF4-81E8-2D268EAF4041.jpeg




    Pode e deve isolar.
    Para os melhores resultados e poupança, o senhor tem que gerir o isolamento da casa...
    Ou seja aquecer a casa, se tem essas frinchas todas é dar dinheiro ao chinês...tree qualquer coisa...jorges...lol..é isso.
    Deve isolar e ter o cuidado de abrir as janelas quando acorda para ventilar...nem que seja poucos minutos, de forma a diminuir o grau de humidade/condensações ou deixar em oscilobatente (o ideal).
    Compre uma placa de poliestireno (roomate ou wallmate ou floormate) 30 mm expessura (pra dar uma certa rigidez) e corte com x-acto á medida com mais alguns mm em toda a volta da abertura e aplique-a na caixa.(veja a expessura que o rolo de estore necessita para trabalhar, não vá a placa rofmate ser muito grossa)
    Cola e veda em toda a volta na junta (parede/poliestireno) e cole fita de pintor ou de alumínio por cima por cima das duas partes.
    Meta a placa de madeira no sitio e se quiser isola ainda melhor (mesmo assim entra frio por cima do caixilho da janela...teste com uma vela...) aplique um silicone á cor da tampa de madeira em toda a volta (para ficar perfeito, fita de pintor de um lado e de outro e silicone no meio...a seguir passa o dedo embebido em agua com sabão e tira a fita, ficando com o corte perfeitinho...- não deixe o silicone ir muito para cima da fita, senão dá borrada).
    De verão se quiser ventilar, abre as janelas em vários compartimentos para fazer corrente ar.
    Se achar que não ventila, meta o x-acto no silicone, corta-o e tira a placa do poliestireno..
    Aquecer uma casa para mais de metade do calor ir para a rua, não faz sentido.
    É de loucos
    Com 0 graus na rua, apaga o aquecimento a 22 graus pelas 23H e acorda ás 05 da manha a 7 graus, e as doenças pulmunares aparecem...)
    Fará sentido aquecer para o calor se ir embora ?
    MUITA ATENÇÃO ao tipo de aquecimento que possuí, atendendo ás necessidades de oxigénio/produção CO2 para não acontecerem acidentes ou MORTES como têm ocorrido por este país.
    Caso sejam lareiras ou aparelhos de queima ou produção de gases, têm de possuir entrada de ar..MUITA ATENÇÃO
    Desculpem as maiúsculas mas entendem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cartapazio, bruper
  7.  # 7

    Caro Smart, obrigado pelo seu conselho. De facto vai de encontro àquilo que tinha em mente. Apenas só um reparo: neste caso o estore não está à vista e sim dentro de uma caixa de plástico branco/azul que se vê na imagem. Caixa esta que por sua vez, está colocada dentro da tradicional caixa de estores. Não sei se isto faz muita diferença para a solução...
    Quanto ao aquecimento obrigado pelo conselho. No meu caso é predominantemente electrico com pequeno recuperador na cozinha. Mas também estou bastante alertado para a necessidade de segurança e de ventilação adequadas.
    • smart
    • 13 novembro 2018 editado

     # 8

    Colocado por: cartapazioCaro Smart, obrigado pelo seu conselho. De facto vai de encontro àquilo que tinha em mente. Apenas só um reparo: neste caso o estore não está à vista e sim dentro de uma caixa de plástico branco/azul que se vê na imagem. Caixa esta que por sua vez, está colocada dentro da tradicional caixa de estores. Não sei se isto faz muita diferença para a solução...
    Quanto ao aquecimento obrigado pelo conselho. No meu caso é predominantemente electrico com pequeno recuperador na cozinha. Mas também estou bastante alertado para a necessidade de segurança e de ventilação adequadas.

    Então nesse caso pode avançar com o poliestireno até á frente e até ser mais espesso para melhores prestações termicas e corre um silicone ou cola e veda em toda a volta ( o silicone parece ser mais fácil de cortar com o x-acto em caso de necessidade de intervenção no rolo de estore). aproveita e usa a cor de madeira assim não precisa de várias embalagens de cores diferentes...lá dentro não se vê...
    Aplica depois a placa de madeira e corre o silicone á cor de madeira em toda a volta
    se quiser meter a fita cola para melhor perfeição, não a aperte muito para ao descolar não levantar a tinta...teste antes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cartapazio
    • JLab
    • 31 março 2019

     # 9

    Boas,
    Gostaria de obter a vossa opinião para o seguinte: pretendo isolar as minhas caixas de estores, contudo estou indeciso se deverei utilizar XPS ou placas de cortiça (este último com mais benefícios a nivel acústico). Podem por favor ajudar-me? Há outra alternativa que sugiram para além destes 2?
 
0.0141 seg. NEW