Iniciar sessão ou registar-se
    • Mac
    • 8 dezembro 2009 editado

# 21

Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: MacE qual é a principal função dessa manta sob o pavimento flutuante?

é torna-lo flutuante!!...(o pavimento)...e não é sob mas sim antes dele.

Agradeço a intenção. Eu pensava que era flutuante porque não estava colado, apafarusado ou pregado.
    Já agora sob significa debaixo de. Isso de estar antes ou depois depende de que lado observamos.
    A minha dificuldade é mais com as técnicas e métodos construtivos e não com a língua portuguesa.
    Cumprimentos
    • eu
    • 8 dezembro 2009

# 22

Colocado por: Anonimo18072022AA madeira por ter uma resistência térmica maior do que o cerâmico levará a que o sistema seja mais lento nesse compartimento. Tal facto exigirá apenas do utilizador consciência de tal facto e fazer uma gestão das temperaturas com um termóstato programável. Após atingir equilibrio térmico não se notará qualquer diferença no conforto.

Caro Anonimo18072022A, permita-me que faça a seguinte observação/questão: como o pavimento flutuante terá uma grande resistência térmica, o piso radiante terá uma menor capacidade de transferir a energia térmica para o espaço a aquecer. Ou seja, o número de Watts por hora que o sistema pode transferir é relativamente baixo.

Ora... se o isolamento térmico (paredes, janelas, tecto) do espaço a aquecer não for muito bom, pode dar-se o caso de a quantidade de energia que o piso radiante é capaz de transferir para o espaço a aquecer ser insuficiente para compensar as perdas. Nesse caso, o aquecimento será deficiente.

Concorda com este ponto de vista?

Já agora, há valores determinados para a potência do piso radiante, em Watts por m2 , por exemplo?

Será algo deste género:

Piso radiante com mosaico: 300 W/m2
    Piso radiante com pavimento flutuante: 100 W/m2

Atenção: estes números são especulativos, são apenas para ilustrar o que pretendo.
    • eu
    • 9 dezembro 2009

# 23

Colocado por: Anonimo18072022AQuando a energia vencer a inércia associada à resistência térmica da madeira tudo será igual

Caro Anonimo18072022A, eu tenho dúvidas sobre isto, pois inércia térmica não é o mesmo que resistência térmica.

Inércia térmica é quando temos um material condutor térmico, com grande capacidade para armazenar calor, por exemplo uma laje grossa de betão. Neste caso, a laje demora muito tempo a aquecer (porque absorve muita energia) mas depois mantém a mesma temperatura durante muito tempo, mesmo quando a fonte de calor é desligada.

Já os materiais de grande resistência térmica, como a madeira; a sua principal característica é absorverem e transmitirem pouca energia térmica. De facto, se aquecer uma das faces da madeira, pouca energia térmica é transmitida à outra face e é por isso que a outra face demora a aquecer.

Concluindo o meu raciocínio: a madeira demora a aquecer, não porque tenha inércia, mas sim porque é transmitida pouca energia através dela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
    •  
      FD
    • 9 dezembro 2009

# 24

Colocado por: Anonimo18072022Ahttps://docs.google.com/fileview?id=0B5-c895BCyVzMGJlZDAzNjYtY2U2OS00MTBkLTkwMjYtNDk5YzczNWU0ZDYy&hl=en

Sorry, the page (or document) you have requested is not available.

Please check the address and try again.
  1.  # 25

Bom Dia.

Mais uma acha para a fogueira...
    Após algumas leituras sobre o piso radiante hidráulico, eis que surge uma questão quanto a mim muito importante que é nem mais nem menos os custos associados aos diferentes "desenhos" (dupla serpentina, em caracol etc...), quando eu já quase tinha decidido que iria instalar uma determinada marca, falo com o Engº responsável pelo estudo térmico que (e muito bem) tenho que ter cuidado ao optar por um desenho em detrimento de outro, ou seja o que gasta menos energia é para usar bomba de calor é...

O desenho em caracol.
    Será ?

José Maia
  2.  # 26

Uponor
  3.  # 27

Colocado por: jmaiaUponor

Jmaia,

Será tudo por causa do desenho em caracol? Peça ao seu engenheiro uma explicação, e pergunte-lhe como pode provar que um sistema em espiral (caracol) é mais económico em termos de consumo para uma bomba de calor. Muito estranho!
  4.  # 28

Colocado por: aprendiz2jmaia

qual é a que tinha escolhido?
    e o porquê de o engenheiro escolher a UPONOR ??
    é ele que vai executar?

se é que posso perguntar:

Uponor por causa da garantia
    Ele irá acompanhar a obra (se instalar esta marca) e virá um técnico da Uponor que instala uma divisão, como já devem ter percebido estou num dilema em escolher Uponor rehau ou mutibeton (este ultimo é instalado de uma única forma)

JMaia
  5.  # 29

Colocado por: aprendiz2e quanto á garantia o limite maximo permitido são 10 anos...portanto os argumentos (de venda) que muitos usavam deixaram de existir!!

Eu sei
    O instalador é certificado pela Uponor, acontece que pelos vistos esta empresa envia sempre um técnico para acompanhar o inicio dos trabalhos, desta forma esclarece em obra todas as duvidas existentes.
    Não sei qual é o seu problema em imaginar coisa, sabe que o simples facto de imaginar pode leva-lo para o imaginário (cenários), e o sr. já que é tão esperto diga-me o que faria ?
  6.  # 30

Ouça Lá se tem 7 cartões é porque vende o produto deles certo ?
    Com isto, quer dizer que vende produtos que não prestam ?

O que me aconselha então ?

Fico à espera...
    sentado... para não me cansar....
    Já aqui foi dito que o Sr. contrapõe tudo mas... dar soluções nepia nepia nepia

Assim fico na mesma
  7.  # 31

Colocado por: Anonimo18072022A
    A distribuição da tubagem deverá ser configurada de forma a garantir uma distribuição uniforme da temperatura em todo o pavimento, seja em espiral ou em serpentina, ambos os sistemas são eficientes e nada têm a ver com a fonte de energia.
    Cumprimentos.

O nº e dimensão dos circuitos para piso radiante tem influência sim no que toca às fontes de alimentação. O ponto da questão aqui não é a nível de quantidades mas sim qual o melhor desenho de circuito, ai estou inteiramente de acordo consigo.
  8.  # 32

Colocado por: aprendiz2passes para traz e para frente,.serpentinas assim e assado,.e a tubagem (diâmetros)??...mais lenha

Ora cá está o que disse um pouca atrás, sou seja, o Sr. está a escrever mas não diz o que se quer ver.
    Faça assim para piso radiante a agua instale:
    - Tubo de x
    - Fonte de calor x
    - Passe de x em x
    - Junto janela porta varandas passe x
    - em serpentina em paralelo ou que quiser... diga

Assim toda a gente entende principalmente eu.

JMaia

Não entendeu, se vende produtos da uponor pelas suas palavras engana quem lhe compra!
  9.  # 33

Colocado por: jmaiaAssim toda a gente entende principalmente eu.

para quê,.se tem um engenheiro.

já agora aproveite e vá ao Mosteiro de Vilela (monumento nacional),tem o chão aquecido,parte da nave tem 7 soalhos em madeira maciça (sucupira)

****.... troco o meu eng.pela sua resposta, já viu o que era, eu leigo na matéria chegar junto do eng. e explicar por a + b como se deve instalar um piso radiante, seria otimo.

Vá lá diga diga diga

Ou fico a pensar que o sr. tem um excelente dão da palavra
  10.  # 34

Colocado por: jmaiaOu fico a pensar que o sr. tem um excelente dão da palavra

o Sr pense o que quiser,mas um trolha como eu perante um eng (estatuto) não tenho hipóteses,.por isso lhe dei um exemplo pratico (perto de si) quando me questionou sobre eu não dizer nada...mas posso lhe dar mais!!

o Sr. deve ser um trolha de ultima geração, já parou para pensar que um trolha não passa a vida na net mas sim nas obras !

Vá lá diga qualquer coisa, já vi que percebe (e muito disto), para não cair em desgraça no futuro, sabe quero fazer este investimento e não enfiar um barrete, ainda para mais tenho a mulher desempregada ...logo os dinheiros não são muitos...
    Obrigado
    • fsc
    • 10 dezembro 2009

# 35

jmaia,
    o instalador dá garantia de quantos anos?
  11.  # 36

Jmaia,

O senhor tem capacidades suficientes para tomar decisões, não se deixe influenciar por interesses laterais.
    Afirmo que o seu Engenheiro está afirmar algo que desconheçe. É a ele que tem de pedir explicações.

Cumprimentos.
    • jmaia
    • 10 dezembro 2009 editado

# 37

Acho que não custa nada dizer-me que me estão a enfiar um barrete ...

Mas os Sr. é que sabem ajudar seria para mim ouro sobre azul .

Raios para isto de construir casa...
    • kami
    • 10 dezembro 2009

# 38

Boas

Só vou intervir... para transmitir algo que um engenheiro mecânico que trabalha numa empresa em Leiria que instala sistemas de climatização e amigo meu me disse num casamento este Verão: Ele referiu que a marca UPONOR é da PIOR COISA que existe no mercado... quer em tubo quer nos componentes necessários para a instalação. A conversa não avançou muito mais... pois descambou para outros assuntos... mas ele insistiu sempre em dizer que a qualidade da UPONOR é péssima... a única coisa em que eles são lideres de mercado é em Publicidade!!! (ele falou bem da giacominni)

O que eu acho é que os Sr.s instaladores que participam neste fórum deviam dizer se é ou não verdade e porquê... (eu também sou interessado... pois vou construir habitação e claro... vou optar por piso radiante)

Cumps
  12.  # 39

Conheço perfeitamente os diferentes sistemas radiantes do mercado.
    Eu digo e volto afirmar. Já mais alguma marca do mercado consegue competir com a Multibeton em termos de qualidade de tubagem. Se alguém aqui tem duvida, faço questão de lhe enviar amostras do mesmo. Alguém que conheça a qualidade do tubo o poderá julgar!
  13.  # 40

Colocado por: Ricardo.mrdEu digo e volto afirmar. Já mais alguma marca do mercado consegue competir com a Multibeton em termos de qualidade de tubagem. Se alguém aqui tem duvida,

pois,.é normal defender a sua dama,.a Multibeton não se pode queixar de voçê não não fazer o trabalho de casa!!

Se conhece o Material, Sr. Aprendiz não faça rodeios à questão, a orbita é muito pequena.

0.0238 seg. NEW