Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos.

Em Julho comprei a minha primeira casa. Tenho 28 anos estava todo entusiasmado, fui ver a casa com a minha mãe e namorada, é uma vivenda que passou para propriedade horizontal dividida em 1º andar e rés-do-chão. o 1º andar estava vendido pelo que nos fomos ver o rés-do-chão. Na altura ficamos satisfeitos com a casa porque tem um quintal, garagem (com potencial para ser transformada para um quarto), perguntamos quem mora no primeiro andar, a senhora da imobiliária respondeu que mora um casal pacato com um filho em comum, perguntamos se o isolamento acústico entre a casa de cima e a de baixo é adequado, ela disse sim porque a casa não foi feita para vender e que os proprietários usaram bons materiais. A casa foi construída na década de 80 pelo que é normal que necessita de algumas obras na cozinha, pintura etc. Vimos os defeitos que a casa tem e aceitamos comprar a casa. Antiga proprietária da casa é uma senhora de idade (89 anos), que tem mais casas e não precisa desta. Bem, tratamos de tudo, fiquei com a casa.
    A primeira coisa que me desiludiu, foi o barulho vindo de cima que a noite quando está tudo desligado é insuportável. Também tenho que mencionar que os vizinhos são de cor. Não tenho nada contra as pessoas de cor, mas tenho que dizer que normalmente são mais barulhentos. A casa em si não tem isolamento acústico nenhum, eu não sei qual é a espessura da placa que separa a parte cima e de baixo, mas dá uma ideia de que é mínima. eu consigo ouvir tudo o que eles dizem, consigo perceber perfeitamente. Os passos, a falar, tossir, espirrar ouve-se tudo, já para não falar de coisas a caírem no chão e cadeiras a arrastar, parece que a casa vai abaixo. Fui falar com os vizinhos para terem mais atenção, principalmente a noite. Acho que agora fazem um pouco menos barulho mas mesmo assim não é suficiente para estar confortável. O meu quarto encontra-se por baixo da cozinha deles, que eu não sabia quando fui ver a casa e a vendedora também não me avisou. É óbvio que as pessoa têm de fazer o comer na cozinha, arrumar a loiça, lavar a loiça, o que implica fazer algum barulho. E quando a vizinha de cima arruma a cozinha a noite é insuportável estar no meu quarto, por causa do barulho vindo de cima. Estou disposto fazer tecto falso, paredes em pladur para melhorar a situação, mas só daqui algum tempo porque dinheiro não chega para tudo.
    Mas os problemas não ficam por aqui. no passado dia 11 de Novembro, choveu muito, a agua entrou na cozinha, pelo chão, e no meu quarto também, no meu quarto foi onde entrou mais água, foi mais de 2 litros de agua no chão. A parede do meu quarto que vai para exterior da casa esta forrada com pladur, e o chão do quarto está ligeiramente levantado. O pladur não deve lá estar por acaso, deve estar a tapar o problema que aquela parede tem. Mas ninguém me avisou sobre esse problema.
    Gostava de saber se alguém tem ideia dos direitos que o comprador da casa tem nesta situação. Visto que a casa foi vendida com problemas graves de insonorização e infiltrações de agua, e que foi tudo oculto.
    No minha opinião quando a casa passou para propriedade horizontal, deviam certificar-se de que existe isolamento acústico entre as casas para as pessoas poderem viver confortavelmente, e também o problema da infiltração devia ter sido resolvido antes, porque eu não acredito que a proprietária não sabia desse problema, até porque a parede em questão foi forrada em pladur para esconder isso.
    Neste sentido peço a vossa opinião sobre esta situação.

P.S. : ainda não falei com a velhota sobre isso, primeiro vou consultar-se com um advogado. A senhora ainda tem as coisas dela na minha garagem a qual eu ainda não tenho acesso, porque ela pedia para guardar lá as mobílias dela porque ia fazer uma casa num terreno ao lado(sim com 89 anos vai fazer a casa. Também não percebo porque vendeu uma para fazer outra...enfim).
  2.  # 2

Acho que o mais importante da sua exposição é:

Qual a cor dos vizinhos?
    Não será isso a origem dos problemas?
    São pretos? Amarelos? Acastanhados?
    Marron? Bege?

Consoante a cor, podem existir diferentes soluções. Convém especificar.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 3

Colocado por: hnogueiraAcho que o mais importante da sua exposição é:

Qual a cor dos vizinhos?
    Não será isso a origem dos problemas?
    São pretos? Amarelos? Acastanhados?
    Marron? Bege?

Consoante a cor, podem existir diferentes soluções. Convém especificar.

leia com atenção o post, O problema não está na cor das pessoas. O promblema está na casa.
    Não vale a pena puxar a discussão para lado racista.
  4.  # 4

"Também tenho que mencionar que os vizinhos são de cor. Não tenho nada contra as pessoas de cor, mas tenho que dizer que normalmente são mais barulhentos."

1º- Se fossem brancos não teria o problema do barulho ou teria menos segundo a sua lógica.

2º- Ninguém puxou a "discussão" para o lado racista. Fiz uma pergunta legitima segundo as suas exclamações.

3º- 1º Fala numa senhora de idade, depois fala numa velhota. É a mesma pessoa?

4º-Acaba por dizer que vai consultar um advogado, já se auto-respondeu.

Bem haja e boa sorte.

PS: Foi um bom negócio não foi?
  5.  # 5

Colocado por: hnogueira

PS: Foi um bom negócio não foi?

Problema com a casa pode-se resolver, mas problemas mentais não, né?

Com todo o respeito, obrigado.
    Concordam com este comentário: hnogueira
  6.  # 6

Colocado por: maryanhProblema com a casa pode-se resolver, mas problemas mentais não, né?

nisso tem toda a razao, mas depois de ler o seu post fico com muitas duvidas sobre quem poderá ter os problemas mentais.....na sua optica quem tem problemas mentais? os vizinhos? a vendedora da imobiliaria? ou mesmo a velhota?
    • RCF
    • 13 novembro 2018

# 7

Colocado por: maryanhA casa foi construída na década de 80 pelo que é normal que necessita de algumas obras na cozinha, pintura etc.

E também é normal que o isolamento térmico e acústico não seja o melhor.
    Seria muito surpreendente que a placa que separa os dois pisos não fosse uma simples placa de vigotas, sem mais qualquer preocupação térmica e acústica.
    Mesmo não lhe sabendo dar resposta concreta ao que procura, acho difícil conseguir algo sobre a vendedora. Pelo menos a mal. A bem, conversando, pode ser que ela ceda...
    Tem de colocar isolamento.
  7.  # 8

Colocado por: loverscout

nisso tem toda a razao, mas depois de ler o seu post fico com muitas duvidas sobre quem poderá ter os problemas mentais.....na sua optica quem tem problemas mentais? os vizinhos? a vendedora da imobiliaria? ou mesmo a velhota?

na mina opinião as pessoas que estão a puxar a discussão para o lado racista têm problemas mentais.
    O meu problema não é a raça dos vizinhos, mas sim a falta de condições na casa que deveria ser resolvido antes de vender a casa
  8.  # 9

Colocado por: maryanhmas sim a falta de condições na casa que deveria ser resolvido antes de vender a casa

ahhh afinal o problema é seu..... nao ha lei nenhuma que obrigue os vendedores a venderem uma casa usada, renovada! eu vendo um bem no estado em que ele estiver, só compra quem quer...... voce viu a casa e comprou o que viu!
    agora como proprietario tem duas opções, ou vende ou faz obras ás custas do proprietario da casa... (voce)

Pode ainda tentar uma terceira, que como o RCF disse, pode tentar ir conversar com a senhora idosa e tentar alguma coisa, mas ela nao é obrigada a isso!

e ninguem está a puxar nada para lado nenhum..... fica-lhe mal dizer que as pessoas de cor sao mais barulhentas que as outras! o que nem sequer corresponde à verdade....
  9.  # 10

Caro Sr/Jovem/Sujeito /a,

Agora que decidiu insultar quem lhe respondeu "a letra":
    De facto quem aparenta ter problemas mentais é quem escreveu a "poesia" de abertura do tópico.
    De alegar racista a alguém, é ao poeta que fez questão de dizer que os vizinhos de cima são de cor (cor ainda por apurar) e que as pessoas de cor são mais barulhentos. Exclamação essa que nada tem a ver com o seu problema. Por isso se achou por bem mencionar isso, ou é comediante ou racista ou só queria fazer texto....

Se fazem barulho, e já falou com eles fez muito bem. Se o barulho é o normal ou excessivo? O advogado que vai consultar pode opinar sobre isso, por isso existe a lei do ruído.

Se comprou a casa com essas patologias, devia saber o que ia comprar.

Se quer imputar essa situação a vendedora, senhora de idade ou velhota, boa sorte!

Resta-lhe abrir os cordões a bolsa, contratar um advogado como disse e seguir via legal, com base não sei em que... ou melhorar as condições/insonorização de uma habitação dos anos 80! E reparar patologias que é "normal" acontecerem numa casa dessa idade...

Há pessoas que querem comer camarão ao preço do tremoço! (Penso que é linguagem que deve entender)
    Concordam com este comentário: loverscout, desofiapedro
  10.  # 11

penso que foi um erro meu expor a situação num forum destes. visto que já estou a ser acusado de racismo, não foi esse objectivo.

Penso que ao vender uma casa, o vendedor deve informar o comprador dos problemas que a casa tem, e não deixar o problema camuflado e vender só para despachar.

Espero que não vos aconteça o mesmo.

Fiz o post para pedir a opinião sobre o problema e não para gozar nem ofender ninguém, e também para alertar as pessoas que vão comprar a casa para terem mais um ponto para verificar na compra da casa (estou a falar da insonorização e não dos vizinhos).

Colocado por: hnogueiraCaro Sr/Jovem/Sujeito /a,

Há pessoas que querem comer camarão ao preço do tremoço! (Penso que é linguagem que deve entender)
    Concordam com este comentário:loverscout

esta linguagem não me diz nada, porque não me quero aproveitar de ninguém nem nada, eu comprei a casa e vi os problemas que ela tinha, mas não podia imaginar que teria problemas assim tão graves.

obrigado.
  11.  # 12

Enquanto as pessoas não aprenderem que as imobiliárias estão lá para servir o vendedor e não o comprador...

ficou com o menino nos braços...
    eu só para chatear escrevia no livro de reclamações, mas sabendo que não vai ter resultado prático... é só mesmo para chatear...
  12.  # 13

Eu sou uma pessoa de cor, e não faço tanto barulho quanto os meus vizinhos brancos. Excepção à regra?????

Tenho vizinhos de várias cores. E uns fazem mais barulho que outros, e veja só, a cor deles normalmente é aleatória. Vai da educação tá a ver. Há brancos muito mal educados onde vivo, há outros muito bem educados... enfim deve me perceber.

Ah a minha cor é preta, só pra clarificar. E da próxima vez diga apenas que tem uns vizinhos de cima barulhentos, não há necessidade de especificar cores, fazer isso só revela preconceitos que em pleno 2018 já deviam estar ultrapassados.
  13.  # 14

E mais, ainda diz que falou com os vizinhos, que ainda por cima, apesar da cor e de serem tabelados como naturalmente barulhentos, acederam ao seu pedido e tentam ser mais cuidadosos no seu dia a dia...

O problema tá na casa que comprou, não nos vizinhos.

Quer silêncio compre uma vivenda isolada no meio da floresta.
  14.  # 15

Colocado por: desofiapedro

O problema tá na casa que comprou, não nos vizinhos.

Então mas foi isso que eu disse.

mas parece que as pessoas só vêm aquilo que querem.
  15.  # 16

Colocado por: maryanh

Então devia ver melhor o que escreve... E numa próxima se não foi essa a sua intenção, rever o que escreveu antes de postar.

Em resumo comprou uma casa com mais de 28 anos. Garantias não têm. Pode tentar a boa vontade da vendedora de o auxiliar.
    Mas até lhe digo, imaginemos que a dita senhora era user daqui do forum, e via o Sr. a chamar-lhe de velhota!!! Percebeu?
    Ou o seu vizinho de cor, vinha para aqui dizer que foi para lá morar um vizinho branco chato, e que toda a gente sabe que os brancos são uns chatos e implicam com tudo? (Agora parto do pressuposto que é branco)
    Enfim.

Agora quanto ao seu problema, com esses anos é normal a casa ter essas patologias se nunca foi nada tratado. é identificar os pontos de infiltração e resolver. E penso que no seu caso legalmente a responsabilidade é sua e do seu vizinho, sendo o problema da fachada ou da cobertura/telhado. Ou seja é a meias.
    Quanto ao ruído, ou isola a placa, ou vive com isso.

OBS: Sou branco, mas do tipo de vizinho porreiro como os de cor que até acedem a fazer menos barulho. ;)
    Não se ofenda nem ofenda. Mas não começou bem....
  16.  # 17

Colocado por: maryanhTambém tenho que mencionar que os vizinhos são de cor. Não tenho nada contra as pessoas de cor, mas tenho que dizer que normalmente são mais barulhentos

De que cor sao? Sei que os azuis por norma sao mais barulhentos que os verdes!
    Parei de ler o texto nesta frase… fui!
  17.  # 18

Colocado por: maryanh

maryanh, terá poucas opções. Regra geral casas usadas não têm qualquer espécie de garantia. Teria que conseguir provar em tribunal que o problema lhe foi ativamente ocultado. O vendedor obviamente não tem qualquer obrigação legal de lhe chamar a atenção para os pontos negativos da casa, vai obviamente enaltecer os pontos positivos.

O caso já muda de figura se o senhor tiver feito perguntas específicas sobre infiltrações e lhe tiverem mentido. Mas mesmo neste caso, se a visita foi feita por uma agente imobiliária e foi esta que lhe passou as informações, dificilmente conseguirá responsabilizar o antigo proprietário. Basta que este diga que passou todas as informações à agente imobiliária, e que foi a agente que faltou à verdade e não ele.

Com o que teria de gastar em advogados e tribunal, recomendava-lhe que poupasse dinheiro e simplesmente mandasse arranjar você o problema. Não é justo, mas provavelmente é a melhor solução :/

0.0213 seg. NEW