Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Tenho um esquentador que esteve parado cerca de 3 anos pois não precisei dele. No entanto o que tinha a uso avariou sem hipóteses de reparação, pelo que voltei a montar o que estava guardado.

    Já me tinham alertado que quando os esquentadores estão muito tempo parados que podem demorar a arrancar, pelo que depois de o montar tive ali bastante tempo a ligar/desligar a água até conseguir finalmente que ele acendesse. E esta espera até acender já continua à 1 mês, pelo que acredito que já não seja algo que vá ao sitio com a utilização. Depois de acender à primeira, normalmente depois acende bem logo de seguida.

    O problema é que passado 15 minutos se voltar a ligar ele já não liga e tenho que voltar a insistir (durante 10 a 15 ou mais minutos a abrir/fechar a água diversas vezes). Retirei a "carapaça" e verifiquei que aquela ponteira que faz a faisca (não sei se lhe chamam a isto o piloto ou modulo de ignição) faz apenas 2 ou 3 faiscas quando se liga a àgua, apesar de se ouvir uns estalinhos seguidos como se tivesse sempre a tentar aceder, mas chama que é bom, nada. Das vezes que consegue acender realmente faz várias faiscas pelo que acredito que o problema esteja aqui.

    Neste momento a única forma que consigo acender o esquentador logo à primeira é com recurso à velha técnica de acender um fosforo e coloca-lo junto à ponteira que faz a faisca.

    O esquentador é um Fagor FEP-11D Plus B.

    Agradecia quem estivesse dentro do assunto que me pudesse dar indicações sobre se haverá aqui alguma coisa a fazer.

    Cumps,
  2.  # 2

    a manga que protege o isqueiro deve estar danificada e esta a fazer faisca noutro sitio...
  3.  # 3

    pilhas novas?
  4.  # 4

    Boas,

    Já resolvi o problema. Durante várias pesquisas sobre assuntos relacionados acabei por dar com um fórum onde alguém sugeriu que pudesse ser sujidade nas ponteiras que fazem faisca. Acabei por desmontar aquele modulo mas estava limpo (até mesmo porque o esquentador teve pouca utilização). No entanto ao olhar para aquilo deu-me para pensar que se supostamente a faisca é criada entre os 2 ponteiros, os mesmos deveriam estar mais perto 1 do outro (estavam a 1cm de distância) e então apertei-os (ficaram com 0,5cm de distância) e voltei a montar. Teste feito e fez-se chama!!! Já lá vai quase uma semana e sempre a ligar à primeira.

    Sinceramente não percebo porquê inicialmente funcionava bem e nunca foi mexido o distanciamento daquelas ponteiras, logo não sei porquê deixou de funcionar. Seja como for agora funciona.

    Obrigado pelas dicas.

    Cumps,

    PS: apesar de chamar ponteiras, acredito que tenha um nome técnico especifico e não esteja a ofender ninguém. :)
 
0.0112 seg. NEW