Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Tenho uma pessoa que tem um prédio com três apartamentos que me cede por um período acordado de 5 anos. Como este requer obras acordei com o mesmo não pagar renda nos primeiros 2 anos e nos restantes 3 pagar uma valor fixo mensal por cada apartamento.

    Quero redigir um contrato no qual esteja explicito o período, o valor mensal acordado e também que este me permite arrendá-lo á terceiros.
    Portanto as minhas dúvidas são as seguintes:
    1- Poderá ser um contrato de comodato?
    2- Pode se fazer referência a um valor monetário neste tipo de contrato? caso sim o senhorio terá que o declarar?
    3- assim que o subarrenda posso declarar nas finanças de forma legal?
    4- não possa ser comodato qual o melhor contrato de forma que o proprietário não tenha que declarar rendimentos mas que me permita arrendar e declarar?

    Muito obrigado, e de antemão agradeço a fantástica disponibilidade de os entendidos nas diversas matérias em dispor o seu conhecimento a quem não tem.
  2.  # 2

    Não sei responder à questão do comodato, mas poderia pensar-se em:

    Fazer um contrato de arrendamento de cinco anos, dando ao inquilino (manuvespa) o direito a sub-arrendamento, que autorize o inquilino (manuvespa) a fazer as obras/benfeitorias.
    Deverão inserir uma cláusula a dizer que, por causa das obras, os dois primeiros anos não pagam renda, sendo que a renda são os valores que tiverem acordado.
  3.  # 3

    Bom dia Sr. Io,
    Antes de mais obrigado pela sua pronta resposta e interesse na minha questão.

    A questão é que o proprietário não quer declarar o valor da renda, e portanto o comodato seria vantajoso nesta questão.
    a minha duvida prende-se pelo facto de não saber se é possível acordar um valor monetário (renda mensal) como contrapartida num contrato comodato.
  4.  # 4

    O que ele propõe é ilegal. Você se concordar é cúmplice.
  5.  # 5

    Colocado por: rjmsilvaO que ele propõe é ilegal. Você se concordar é cúmplice.


    O rjmsilva tem razão. Não declarar o valor da renda é crime. Tenha cuidado para não ser apanhado no meio de situações criminosas com o senhorio.
    • smst
    • 15 novembro 2018

     # 6

    Não sabemos o motivo do dono do prédio não querer declarar o valor da renda, mas creio que não é possível fazerem o que pretendem. Mas consultem um advogado para esclarecer a vossas duvidas.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  6.  # 7

    Boa noite Senhores,

    Desculpem o silencio. Quem estava a fazer a proposta era eu. trata-se de uma casa fechada e que desafiei o dono que esta no canada a ma ceder para eu explorar o qwue ele prontamente se disponibilizou. eu simplesmento qeria e quero algo me desse uma segurança uma vez que vou ter que investir em reparaçoes. nao quero uma vez feitas me deitem fora!

    avançamos com um contrato de comodato sem valor como de facto este tipo de contratoos devem ser.

    obrigado pela vossa pronta disposição e uma vez mais desculpem a morosidade de resposta e agradecimento,
    comprimentos,

    Manuel Gomes
 
0.0072 seg. NEW