Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal, peço desculpa desde já que o relatório será meio gigante.

    Casa: Moradia Isolada, T4, R/C e 1.º Piso, 12 anos, habitada à 9, pintada por fora em 2016.
    Problema: Todos os anos, há 9 anos, o Inverno pinta a casa de manchas que pensamos ser humidade no interior (nas paredes e tectos), com mais força no 1.º piso (onde estão os quartos), e TODOS os santos anos tem que se limpar a casa cerca de 5 6 vezes, às vezes com espaços de 2 semanas entre as limpezas. As limpezas inicialmente eram feitas com lixivia, não resolveu (acho ate que piorou), depois com vinagre de limpeza (não piorou mas não resolveu), depois anti-fungos (nada). Agora só água e mais nada.

    Já usámos desumidificadores: o problema não desapareceu, embora a qualidade do ar melhorasse significativamente e a quantidade de água extraída fosse considerável. Largámos porque a conta da luz vinha exuberante (culpo a fraca eficácia genética das máquinas).

    Temos A/C nos quartos e usámos o modo de desumidificar, montes de água pra fora, ar muita fixe... bastava chover um bocado a mais, pimbas, paredes sarapintadas.

    Deixámos de usar a lareira na sala porque nos alertaram para a possível condensação em demasia (mesmo com a janela aberta) e de facto na sala o problema melhorou um bocado, mas não desapareceu.

    Há cerca de 1 mês e meio adquirimos aquecedores a gás pra aquecer a casa, a ver se a coisa melhorava e o conforto térmico aumentava. De facto temos mais conforto. Há 2 semanas limparam-se os quartos porque as manchinhas vieram visitar. Este fim de semana que passou choveu desalmadamente e o aspecto está nas fotos que anexo nos comentários e a situação das fotos formou-se em cerca de 3 dias. Nas fotos é o quarto que menos apanha sol na casa, no entanto os outros tbm sofrem com o mal, embora com menos velocidade.

    Também temos aquele tipico problema das janelas às vezes estarem molhadas.


    A minha questão: O que raio podemos nós fazer mais pra resolver isto??? Ou pelo menos diminuir as vezes que tem que se limpar... O que falta? Renovação do ar? Mais aquecimento? Mandar um bulldozer contra a casa? Eu acho que deviamos abrir mais as janelas da casa, mesmo quando chove lá fora. A garagem tem sempre a janela entreaberta, faça chuva faça sol e não tem um pingo de humidade e apanha zero de sol. Mas o meu pai discorda, e diz que apenas devemos abrir quando há pouca humidade lá fora.

    Fotos do quarto nos comentários. As madeiras das portas e roupeiros tbm já estão manchadas.
  2.  # 2

    1
      20181113_230935.jpg
  3.  # 3

    2
      20181113_230859.jpg
  4.  # 4

    3 close up
      20181113_230916.jpg
  5.  # 5

    Roupeiro
      20181113_230955.jpg
  6.  # 6

    Porta
      20181113_231025.jpg
  7.  # 7

    Mais
      20181113_230944.jpg
  8.  # 8

    Qual o grau de humidade que costuma ter no interior da casa? Há uns medidores de temperatura/humidade baratos no Leroy ou similar, já dá para ter uma ideia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  9.  # 9

    Colocado por: Filipe21Qual o grau de humidade que costuma ter no interior da casa? Há uns medidores de temperatura/humidade baratos no Leroy ou similar, já dá para ter uma ideia


    Filipe não faço ideia, vou ver se arranjo um medidor desses.
  10.  # 10

    Isso parece ser humidade excessiva no interior. Essas manchas nas portas indicam isso...

    Costuma ventilar a casa?

    Como lhe disseram acima, meça a humidade no interior.
    Concordam com este comentário: Belhinho, desofiapedro
  11.  # 11

    Deixou de usar a lareira para usar aquecedores a gaz! Mal...
    Isso denota falta de ventilação. Esse nível de humidade pode mesmo ser prejudicial á saúde.
    Que tipo de janelas tem?
    De imediato compre um desumifidicador para ajudar e compre também um indicador de temperatura e humidade interior/exterior (o LIDL por vezes tem e é bom) para o ajudar a saber quando deve abrir as janelas.
    De imediato também deve ventilar a casa abrindo ligeiramente as janelas (nem que seja por 10 min). Isto quando a humidade exterior for mais baixa que a interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  12.  # 12

    Colocado por: desofiapedroMas o meu pai discorda, e diz que apenas devemos abrir quando há pouca humidade lá fora.
    eu penso que o vosso problema é a falta de circulação/renovação do ar.. vcs fecham-se aí dentro sem abrir as janelas.. e a humidade do vosso respirar/cozinhar/banhos.. não sai e acaba por criar esses fungos na parede.. para ser tão generalizado pela casa toda não vejo outra origem..
    Concordam com este comentário: desofiapedro, nbastos, jorgealves
  13.  # 13

    Colocado por: ****Nunca tinha visto uma porta assim tão manchada .


    Estão todas do piso de cima assim :( mas quanto a isto já não há nada a fazer senão substituir penso eu
  14.  # 14

    Pois, eu tbm penso que seja mesmo a renovação de ar.

    Nós temos desumidificadores em casa, mas como disse gastam imensa electricidade, são mesmo muito maus em termos de eficácia energética.

    Vou começar por fazer como me dizem e comprar então um medidor pra começar a ter noção dos niveis de humidade. E claro, procurar deixar mais janelas abertas quando a humidade fora da casa for inferior à humidade dentro.

    A nível de construção há algo que se possa fazer ou nem vale a pena pensar nisso? Para o ano que vem vamos pintar a casa no interior. Recomendam algum tipo de tinta? Produto que se possa colocar pra ajudar na situação? Tinta lavável será sempre porque eventualmente vamos acabar sempre por ter uma ou outra manchinha pra limpar, a zona tbm não ajuda portanto o problema de certa forma vai sempre existir, queremos é não ter que limpar a casa quase de 2 em 2 semanas no inverno.

    O meu pai falou também em isolar a laje que separa o tecto do piso superior do telhado (não sei bem os termos técnicos destas coisas), acham que ajuda? Sendo o problema mais virado à condensação e não infiltração... Também temos o cuidado de todos os anos no verão subir ao telhado, garantir que as telhas estão em bom estado (sem rachadelas, partidas, etc) e lavar tudo.
  15.  # 15

    Colocado por: desofiapedroPois, eu tbm penso que seja mesmo a renovação de ar.

    Nós temos desumidificadores em casa, mas como disse gastam imensa electricidade, são mesmo muito maus em termos de eficácia energética.

    Vou começar por fazer como me dizem e comprar então um medidor pra começar a ter noção dos niveis de humidade. E claro, procurar deixar mais janelas abertas quando a humidade fora da casa for inferior à humidade dentro.

    A nível de construção há algo que se possa fazer ou nem vale a pena pensar nisso? Para o ano que vem vamos pintar a casa no interior. Recomendam algum tipo de tinta? Produto que se possa colocar pra ajudar na situação? Tinta lavável será sempre porque eventualmente vamos acabar sempre por ter uma ou outra manchinha pra limpar, a zona tbm não ajuda portanto o problema de certa forma vai sempre existir, queremos é não ter que limpar a casa quase de 2 em 2 semanas no inverno.

    O meu pai falou também em isolar a laje que separa o tecto do piso superior do telhado (não sei bem os termos técnicos destas coisas), acham que ajuda? Sendo o problema mais virado à condensação e não infiltração... Também temos o cuidado de todos os anos no verão subir ao telhado, garantir que as telhas estão em bom estado (sem rachadelas, partidas, etc) e lavar tudo.
    Isolar para piorar? O seu problema não parece ser de infiltrações mas sim de condensação. Concentre-se numa actividade: VENTILAÇÃO DA CASA...
    Há: e leve os aquecedores ao ecoponto e acenda o recuperador á vontade....
  16.  # 16

    Belhinho, a verdade é que desde que deixámos de usar a lareira a sala ficou muito melhor, pode é ter sido coincidência de facto. Havemos de fazer o teste. Mas sim, apostar na ventilação
  17.  # 17

    Colocado por: desofiapedroA nível de construção há algo que se possa fazer ou nem vale a pena pensar nisso?
    possivelmente (sem estar dar certezas nenhumas) podia-se estudar formas de ventilar o espaço.. criar condutas para isso por exemplo.. não sei. tinha de se ver bem
  18.  # 18

    Colocado por: desofiapedroO meu pai falou também em isolar a laje que separa o tecto do piso superior do telhado (não sei bem os termos técnicos destas coisas), acham que ajuda?
    tb pode ajudar..mas como disse em cima tem de se ver bem o que se vai fazer pois cada caso é diferente. piorar não irá piorar. o vosso problema é o ar carregado de humidade. a solução é renovar esse ar com ar sem humidade..
  19.  # 19

    O seu problema é mesmo renovação do ar interior.

    Precisa de ter mais admissão de ar do exterior.
    E exaustão do ar saturado, normalmente é feita nos WC's e na cozinha...

    Pode colocar umas grelhas de admissão de ar auto reguláveis, tipo isto: https://www.google.pt/search?q=grelhas+autoregulaveis&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjZku6KjNTeAhWFzoUKHcAsB9gQ_AUIDigB&biw=1242&bih=569
    Concordam com este comentário: antonylemos, desofiapedro
  20.  # 20

    Leia tmb isto:
    https://www.euroventil.pt/documents/124.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
 
0.0226 seg. NEW