Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    depois de ver algumas casas do banco reparei que é muito mais difícil uma casa do banco que propriamente uma a venda e em Estados normais, pois vi com cada uma, cozinhas partidas etc..

    o bpi é o único que aceita emprestar me x valor crédito habitação mais x valor crédito pessoal para complementar crédito casa, posto isto a minha dúvida é...
    o banco empresta 90000 total ando a procura de uma casa dentro destes valores e mais modernas
    a prestação é paga em 40 anos, mas fiquei com uma dúvida, se de ano a ano quisermos dar x valor para amortizar, vai amortizar os anos de pagamento da casa ou baixa os juros? compensa dar algum valor para amortizar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues, Ivo M
  2.  # 2

    Bom dia,

    Pode sempre (e deve se possivel) amortizar o crédito, pode pedir para lhe ajustarem os anos ou recalcularem o valor de o prestação mensal. Peça sempre também para lhe recalcularem o seguro de vida!!!

    Cumprimentos
  3.  # 3

    Colocado por: jorgebogasBom dia,

    Pode sempre (e deve se possivel) amortizar o crédito
    Nem sempre é um bom negócio. Acho que actualmente, com as taxas de juros que temos, é mau negócio amortizar. Dependerá da penalização associada a essa amortização.
  4.  # 4

    Eu pela impressão que tenho é sempre boa ideia amortizar. Isto se o empréstimo for a taxa variável.

    Os 0.5% que perdemos na amortização são rapidamente recuperados no juro que não se vai pagar sobre o que se amortizou.

    Mas se estiver errado, por favor esclareçam-me.
  5.  # 5

    Colocado por: Patricia Gonçalvesse de ano a ano quisermos dar x valor para amortizar, vai amortizar os anos de pagamento da casa ou baixa os juros

    Há longos anos que não olho para isso, mas deixo aquilo de que me lembro.
    A ideia que tenho é que o prazo fica inalterado, o que altera é a prestação. Da prestação constam duas parcelas principais 1) o valor em dívida e 2) os juros sobre o valor em dívida. Facilmente percebe que, se for amortizando, o valor em dívida vai baixando, logo, baixam as duas parcelas.
    Há créditos (como o meu) em que, para garantir prestações mais baixas, grande parte do valor em dívida (30% no meu caso) fica reservado para a última prestação. Nesses casos, as amortizações voluntárias refletem-se menos na prestação mensal, já que primeiro tem de se conseguir amortizar todo o valor residual. Até aí só se nota (pouco) na parcela relativa aos juros.
  6.  # 6

    Mas para mim mais importante que isso é se vale a pena fazer amortizações.
    Como diz o Belhinho, com os juros tão baixos como estão agora, poderá valer a pena investir o capital em vez de o amortizar. Bastará que, contas feitas, consiga obter um retorno maior por esse investimento do que aquilo que está a pagar ao banco pelo crédito.
    Ou seja, se, somando tudo (juros, seguros, etc) pagar por exemplo 2% ao ano ao banco mas conseguir um investimento que lhe pague 2,1%, já não vale a pena amortizar o crédito.
  7.  # 7

    O meu spread é muito baixo e faço as contas assim:

    Por exemplo se amortizar 5000 Euros quanto é que vou poupar ao fim do ano na diferença da mensalidade (estou a supor que o prazo mantem e a mensalidade diminui).

    Depois vou ver quanto é que estes 5000 Euros rendem numa aplicação SEM RISCO, e que possa resgatar o capital investido, pelo menos, em menos de dois anos sem penalização de capital.

    Até agora, e apesar do meu spread ser muito baixo compensa sempre amortizar. E ainda há outro factor que é o seguro de vida que baixa depois da amortização.~

    As aplicações finaceiras, nas condições que eu escrevi acima rendem uma ridicularia.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, rjmsilva, fventura, Ivo M
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ivo M
  8.  # 8

    Colocado por: Paramonteaplicação SEM RISCO

    Colocado por: Paramontenas condições que eu escrevi acima rendem uma ridicularia

    Aplicações sem risco não existem. E, como não poderia deixar de ser, quanto menor o risco menor o rendimento.
    Sim, hoje em dia a maioria das aplicações de baixo risco nem sequer cobre a inflação, o que significa que, se for essa a nossa aposta, na prática perdemos dinheiro.

    Obviamente que não era desse tipo de aplicação que eu falava. A questão aqui é que não preciso nenhum curso nem ser um expert em finança para poder investir em aplicações com mais risco, e muito mais retorno, reduzindo muito a probabilidade de ter um grande desaire financeiro. Basta seguir os princípios básicos.

    Como eu sempre tive em vista comprar ou construir uma moradia, descapitalizar-me fazendo amortizações nunca foi para mim opção. Ficar a ver o dinheiro desvalorizar muito menos. Restou-me enfrentar o risco.
    Diversificando os investimentos, com perdas (algumas assustadoras) de um lado e ganhos (alguns de bem mais de 100%) do outro, no cômputo geral devo ter conseguido uma rentabilidade dos meus investimentos em aplicações de maior risco na ordem dos 10%. Convenhamos que é um valor bastante simpático :)

    A conclusão que tiro dessa experiência é que amortizar é de facto a opção mais segura mas, na prática, é desperdiçar a oportunidade de fazer uns dinheiros extra.
    Quem não arrisca não petisca.:)
  9.  # 9

    Com o bull market de varios anos seguidos que tivemos, dificil era perder dinheiro (accoes). A questao é que ninguem garante resultados futuros...
  10.  # 10

    Eu amortizava e dps investia...
    Concordam com este comentário: Paramonte
  11.  # 11

    Colocado por: mhpintoObviamente que não era desse tipo de aplicação que eu falava. A questão aqui é que não preciso nenhum curso nem ser um expert em finança para poder investir em aplicações com mais risco


    Eu acho que é preciso ter bastante tempo e alguns conhecimentos na área para este tipo de vida. A minha vida profissional não permite tal coisa. E o sistema bancário está feito para capitalizar em pessoas como eu, com pouco tempo e pouca vontade de aprender o sistema a fundo. São pessoas como eu que os bancos gostam como investidores...
  12.  # 12

    Colocado por: ParamonteEu acho que é preciso ter bastante tempo e alguns conhecimentos na área para este tipo de vida

    Não, não é. Se me conhecesse saberia que não tenho tempo nem para me coçar.
    Quem tiver tempo e conhecimentos facilmente ganha MUITO dinheiro. Basta para isso estar atento à evolução dos mercados e ir comprando e vendendo conforme a evolução da coisa, nem que seja comprar e vender várias vezes no mesmo dia.
    Quem não tem, como nós comuns mortais, vai só de vez em quando ver se não há nada a entrar no vermelho e fica-se por ganhos mais modestos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
 
0.0171 seg. NEW