Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Eu e a minha mulher estamos neste momento a ponderar mudar de casa, a família cresceu, atualmente vivemos num apartamento em lisboa num predio com mais de 30 anos, a casa ja teve algumas obras de melhoria mas ainda continua fria como gelo no inverno e muito quente no verão como tal gostaria de mudar de casa para lhes proporcionar melhores condições.

    De momento temos visto casas em sites de venda de casas, algumas em segunda mão, outras em projecto ainda etc.

    Não percebemos nada de casas nem de compra nem de construção.

    Trabalho em Lisboa, e queria algo que não fosse muito distante de Lisboa e de preferencia com transportes perto, não me estou a ver a ir todos os dias de carro para lisboa.

    O que pretendemos gastar são 200k maximo.

    Este valor dá para construir? comprar terreno e tudo o que está associado à realização de um projecto de construção?
    Casas em segunda mão que preocupações devo ter, ao ver uma casa a que promenores devo estar atento?
    Casas em projecto, que ainda apenas existe o terreno e uma planta preocupações devo ter para que a casa fique bem feita, etc etc?

    Desculpem tantas questões mas estou completamente perdido neste mundo. se me puderem encaminhar algumas discuções que me ajudem fico agradecido.

    PS: li aqui no forum um diario de uma construção, de modo a conseguir ganhar alguma noção do que se passa na construção de uma casa.
    Vou continuar a ler e investigar
  2.  # 2

    ... Deixe-se ficar, se conseguir... 200k em LISBOA, não vai dar para nada...
    mais de 30 anos não é muita idade. Se efectuar obras de isolamento termico na casa, consegue suprimir essas queixas. Qaunto à eventual falta de espaço... já é outra história.
    Já mandou avaliar o actual imóvel? e depois pesquisar o tipo de apartamento que lhe possa itneressar?
    Os preços em Lisboa estão estratosféricos!!!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FLBMM
  3.  # 3

    Viva Pedro,

    Sei que em lisboa por 200k é praticamente impossivel encontrar algo.

    Não coloco de parte ir morar para arredores de lisboa, as casas que temos visto teem sido na zona de fernão ferro e quinta do conde.
    sendo perto de uma estação de comboio como coina, facilmente em 30/40m estou no centro de lisboa.

    Temos um amigo nosso que nos irá fazer esse favor de avaliar a casa de uma maneira nao oficial, ele trabalha num banco nessa area de avaliações de imoveis e de modo a termos noção do valor do nosso imovel irá fazer esse favor.

    Continua a ser uma hipotese, fazer as obras de isolamento termico na casa, mas a mulher está mais virada para sair de lisboa para uma casa onde se possa ter um jardim. As nossas filhas estão a crescer e merecem um jardim e um cão:)

    Posso colocar anuncios de imobliárias aqui de modo a me dar opinião?
  4.  # 4

    para quem nao se queria afastar muito de lisboa olhe que é uma grande mudança...principalmente para quem nunca viveu na margem sul!

    37 minutos demora o comboio de coina ate entre campos, e sem parque de estacionamento o passe custa 100 euros, com parque custa 120 euros....aos 37 minutos tem que acrescentar o tempo de casa até ao comboio em coina e da estação em lisboa ate ao local de trabalho....

    eu resido em azeitão e trabalho na zona do marques e os transportes nao sao opção, porque apesar do comboio so demorar 37 minutos no total desde que saio de casa ate ao trabalho demora hora e meia!

    Pense bem e estude muito bem o assunto para nao se arrepender!
    Concordam com este comentário: desofiapedro, mhpinto
  5.  # 5

    200 mil pra essa festa toda acho que é curto, construir então pelo que vejo por aqui é mesmo muito curto, só dobrando a parada pra ficar mais descansado.

    Casas já construidas na margem sul até encontra, mas é como diz o loverscout.

    Se a distância não for um graaande problema veja Mafra, Torres Vedras, mais para o Oeste.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 6

    Mais para o Oeste o questão tempo acaba por ser relevante. Usando transportes públicos o tempo também é lato. Por exemplo estou a morar numa aldeia a meia dúzia de km de Torres Vedras, demoro cerca de 15 minutos até ao terminal. Apanho a rápida para o campo grande, cerca de 40 minutos, como trabalho na baixa apanho o metro, mais 20 / 25 minutos, logo 'perco' sempre pelo menos 1 hora / 1 hora e meia para cada lado na viagem e gasto 165€ em passe por mês. É claro que se fosse de viatura própria seria mais rápido, mas o custo seria 3 ou 4 x superior.
    Mas a qualidade de vida não têm comparação assim como o custo de vida é notável
    Concordam com este comentário: mhpinto
  7.  # 7

    O que descrevi é conseguir não perder muito tempo na troca de transportes
  8.  # 8

    Tente procurar uma moradia para renovar na zona de Vale de Milhaços ( Corroios), tem a estação de corroios (comboio)ali bem perto e acaba por ser uma Zona simpática.


    Se só tem 200 000 para investir, esqueça a construção. Com esse valor não consegue.
  9.  # 9

    Colocado por: FLBMMViva Pedro,

    Sei que em lisboa por 200k é praticamente impossivel encontrar algo.

    Não coloco de parte ir morar para arredores de lisboa, as casas que temos visto teem sido na zona de fernão ferro e quinta do conde.
    sendo perto de uma estação de comboio como coina, facilmente em 30/40m estou no centro de lisboa.

    Temos um amigo nosso que nos irá fazer esse favor de avaliar a casa de uma maneira nao oficial, ele trabalha num banco nessa area de avaliações de imoveis e de modo a termos noção do valor do nosso imovel irá fazer esse favor.

    Continua a ser uma hipotese, fazer as obras de isolamento termico na casa, mas a mulher está mais virada para sair de lisboa para uma casa onde se possa ter um jardim. As nossas filhas estão a crescer e merecem um jardim e um cão:)

    Posso colocar anuncios de imobliárias aqui de modo a me dar opinião?


    Faça bem as contas...
    Esses locais ficam a 50 kms..
    100 por dia...
    10 oiros combustível
    220 mês...
    Mais estacionamento em lx...são 100 oiros
    2 horas perdidas por dia até ao fim da vida....
    Cerca de 300 mês
    Mais desgaste do Bentley....
    E a ponte..canudo
    Se chegar ao banco e disser que tem 300 oiros mês, dão lhe para aí 75 mil euros num chabitacao...
    Portanto
    Comprar por 200 em lx ou 275 nesses locais, ao fim do mês é igual...
    Olhe que o passe não é barato...
    E qual é o potencial de valorização dessas zonas ?
    Olhe para Cascais e Oeiras...ou norte lx
    Conheço vários terrenos com 300 m2 por 60/70 mil...
    E metade da distância
    A procura faz o preço e não há casas nestes locais...
  10.  # 10

    Tudo depende daquilo que estiver disposto a fazer/gastar. Nessas zonas (quinta do conde ou fernão ferro) consegue comprar uma moradia por 170/180k. É uma questão de fazer contas às despesas que irá ter durante o mês e juntar o valor do passe.

    Depois, deve pensar se está disposto a perder 1 hora ou mais nas deslocações.

    Eu, pessoalmente, prefiro ter de deslocar-me e viver num local onde consigo ter melhor qualidade de vida e algumas vantagens (próximo dos meus pais e sogros), que me irão facilitar mais tarde quando tiver filhos.
    Concordam com este comentário: amartins
  11.  # 11

    Muito Obrigado por todos os comentários até agora.

    A questão da qualidade de vida é algo que gostariamos de dar às nossas filhas.

    A tempo de transporte se não tiver de fazer muitas mudanças é algo que não me chateio muito, posso aproveitar esse tempo para ler. Acho também que qualquer que seja o passe deve ser muito mais barato que passar a vir de carro para lisboa.

    Partindo do principio que essa decisão está tomada e que decidimos avançar para a compra de uma casa. A que promenores ou promaiores devo estar atento, quer seja uma casa em fase de projeto ou uma em segunda mão.

    Olho neste momento para uma casa de uma maneira muito superficial, apos ler o diario de uma construção aqui no forum percebi que é um mundo e uma casa num todo são vários sistemas que todos juntos formam uma casa.
  12.  # 12

    Colocado por: JoelMcomprar uma casa já construída tem vários prós e contras, nos contras, o principal é que quase só pode avaliar a qualidade dos acabamentos, tudo o resto está escondido e nunca saberá se foi bem ou mal feito (a não ser quando os problemas aparecem do lado de fora)

    Isto é especialmente verdade se a casa já tiver uns anos e tiver sido remodelada.
    Se não tiver sido remodelada, sempre tem a vantagem de ter os sintomas de patologias à vista.
    •  
      mhpinto
    • 16 novembro 2018 editado

     # 13

    FLBMM, eu passei por algo semelhante a si, com a diferença que eu já tinha uma zona preferencial para fazer a procura, que foi todo o eixo entre Lisboa e Torres Vedras. Do que vi, creio que até calhou bem pois não é uma zona à qual as pessoas dêem normalmente preferência. A malta é mais concelhos de Oeiras, Cascais, Sintra, e margem sul.
    Como já aqui dito, até são uns kms, mas se tiver o cuidado de procurar ficar perto da A8 e dependendo do local onde trabalha em Lisboa, facilmente chega muito mais depressa a Lisboa vindo daí do que vindo de qualquer outro ponto dos arredores.

    Deixei de olhar para o mercado há um par de anos, mas de vez em quando ainda recebo uns mails de imobiliárias e fica-me a ideia que nesta zona existem casas pelo valor que pretende gastar, se for modesto naquilo que pretende.

    Agora, quanto a isto
    Colocado por: FLBMMO que pretendemos gastar são 200k maximo. Este valor dá para construir? comprar terreno e tudo o que está associado à realização de um projecto de construção?

    Eu vou fazer a festa por menos, considerando TUDO o que vou gastar até poder morar na casa. Mas comprei o terreno em boa altura, não sei a que preço estão agora. No meu caso vou ficar a 15 minutos de carro do limite norte de Lisboa (concelho de Loures).
 
0.0143 seg. NEW